Published: agosto 01, 2017
Roteiro
básico para Plano de Aula
(Cada
aula obedecerá a um plano específico)
| 
I.
   Plano
   de Aula:
   Data: | 
| 
II.
   Dados
   de Identificação: 
Colégio/Escola: 
Professor
   (a) estagiário (a): 
Disciplina: 
Série: 
Turma: 
Período: | 
| 
III.
   Tema:
   
    
-
   o tema específico a ser desenvolvido nesta aula 
-
   conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica
   que sustenta o tema | 
| 
IV.
   Objetivos:
   a
   serem alcançados pelos
   alunos e não pelo estagiário;
   objetos da avaliação (item VIII);  
    
Objetivos
   específicos:
   especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a
   4). OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades
   como, por exemplo: 
ao
   nível de conhecimento
   – associar, comparar, contrastar, definir, descrever,
   diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear,
   parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar,
   constatar, sumariar, contar; 
ao
   nível de aplicação
   – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar
   um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar,
   prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar,
   usar; 
    
ao
   nível de solução de problemas
   – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir,
   criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar,
   formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou
   classificar, recomendar. | 
| 
V.
   Conteúdo:
   conteúdos
   programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8) | 
| 
VI.
   Desenvolvimento
   do tema:
   descrição
   da abordagem teórica e prática do tema 
    
Introdução
   ( sensibilização) ...... min. (tempo 10% do total da aula) 
Desenvolvimento
   ..... min ( tempo 70 a 90% do tempo) 
Síntese
   Integradora .... min( 20% do tempo) | 
| 
VII.
   Recursos
   didáticos:
   (quadro,
   giz, projetor de multimídia, etc.) e fontes histórico-escolares
   (filme, música, quadrinhos, etc.)
   
    | 
| 
VIII.
   Avaliação:
   (Opcional para o tempo da aula) ( Previsão para a aula seguinte) 
Pode
   ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa
   e somativa). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos
   para a aula: 
-
   atividades
   (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão
   de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos,
   etc.) 
-
   critérios adotados para correção das atividades. | 
| 
XIX.
   Referências:
   indicar
    a bibliografia efetivamente utilizada no planejamento da aula. | 
 
 

:background_color(white)/hotmart/product_contents/a688d25d-9778-4988-ba5c-2949d93daf3d/12.png)
0 Comments