Published: agosto 02, 2017
DRIBLE
ATIVIDADES LÚDICAS 
1)     
Mãe da rua com
bola: alunos dispostos nas linhas laterais do voleibol cada um com uma bola
de qualquer tamanho e tipo (caso o nº de bolas não for suficientes, executar em
duplas);alguns alunos deverão ficar no meio da quadra que serão “as mães da rua”
(pegadores);ao sinal do professor todos deverão trocar de lado driblando sem
deixar que os pegadores toquem em qualquer parte do corpo.caso algum aluno seja
tocado ,ele passará ser a mãe da rua.
·       
OBS:
O professor poderá mudar os movimentos e o comando, assim como a quantidade de
mães da rua.
·       
OBJETIVO:
experimentar o drible alto para frente.
2)     
Nunca três: em
duplas dispostos pelo espaço e sentados um atrás do outro sendo o primeiro com
uma bola; uma dupla ficará em pé com duas bolas (começa-se com uma dupla e
gradativamente vai aumentando conforme a turma), onde um será pegador e o outro
fugitivo. Para conseguir se livrar o fugitivo terá que escolher uma dupla e
sentar-se atrás dela, caracterizando três pessoas neste grupo (o que não
pode);assim o primeiro deste grupo terá que levantar e passará a pegar quem
estava pegando ,ou seja, o pegador passará a ser o fugitivo.Toda esta dinâmica
será executada com o drible.
·       
OBS:
Caso o grupo tenha dificuldade em assimilar a brincadeira, desenvolver sem o
drible e ou sem bola.
·       
OBJETIVO:
experimentar o drible em velocidade e em vários planos
3)     
Pega-pega na
bola: em duplas com uma bola espalhados pelo espaço da quadra de
basquetebol; ao comando do professor as duplas deverão driblar pelo espaço
tentando “roubar” o maior número possível de bolas e lançando as mesmas para
fora da quadra. Ao mesmo tempo a dupla tentará proteger a sua bola podendo
passar driblando de um para o outro. Vence as duplas que conseguirem permanecer
dentro da quadra driblando.
- OBJETIVO: experimentar o drible
     alto e baixo.
- Jogo dos cones: (exemplo da aula
     prática para turmas com mais de 50 alunos). Cones grandes em pé espalhados
     pela quadra (cesta); duas equipes com número menor de cestas e utilização
     de três bolas ao mesmo tempo. Começa-se o jogo tirando par e ímpar; a
     equipe que estiver com a posse da bola, tentará colocá-la em contato com a
     parte superior de um dos cones espalhados pelo espaço, utilizando
     primeiramente o drible e o passe quando este parar de driblar. A outra
     equipe se movimentará de forma a impedir que isso ocorra, marcando o
     atacante, tentando roubar a bola ou se colocando na frente dos cones. Se a
     equipe atacante conseguir colocar a bola em algum cone, esta marcará 1
     ponto e o jogo será reiniciado pela equipe adversária que pegará a bola de
     cima do cone,tentando colocar em outro cone que não seja este.
- OBJETIVO: experimentar o drible em
     velocidade, de proteção e com mudança de direção. Desenvolver as
     capacidades táticas do jogo de basquete como desmarque, deslocamento,
     situações de ataque e defesa.
SEQUENCIA PEDAGÓGICA
POSIÇÃO INICIAL: grupos de quatro
pessoas com dois tipos de bolas e dispostos nas duas linhas laterais da quadra
(dois de cada lado com uma bola). Os alunos deverão executar o movimento de um
lado para o outro trocando de grupo. 
ORIENTAÇÃO: não olhar para bola, não
deixar o drible passar da linha da cintura, não bater na bola ou conduzir.
- Vai driblando com a mão direita e volta com a
     esquerda;
- No lugar drible baixo; ao comando driblar até o
     meio da quadra (um de frente para o outro protegendo a bola); ao comando,
     dribla e troca de lado;
- Driblar até o meio da quadra, sentar com as pernas
     estendidas, levantar e continuar driblando até o outro lado;
- Idem ao exercício nº 2 voltando de costas (sem
     trocar o lado);
- Driblar até o meio da quadra, três apoios, executar
     um giro de 360º driblando,levanta e continuar driblando até o outro lado;
- Idem ao exercício nº 2 executando a mudança de
     direção com comando;
- Idem ao exercício nº 3,deitando e encostando a
     cabeça no solo;
- Idem ao exercício nº 2 executando o drible com giro
     com comando;
- Idem ao exercício anterior, executando de forma
     livre e sem comando os dribles com mudança de direção ou com giro.
 
 

:background_color(white)/hotmart/product_contents/a688d25d-9778-4988-ba5c-2949d93daf3d/12.png)
Para qual faixa etária essas atividades?