COMO FAZER UM PLANO DE AULA



PLANO DE AULA

FACULDADES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
PLANO DE AULA
CONSTRUÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE AULA

1- Título da Aula: Futebol: um jogo de cooperação e respeito

2- Tempo Necessário: Duas aulas de 50 minutos

3- Etapa de Ensino: (  )Educação Infantil
(  )Primeira Fase do Ensino Fundamental
( X )Segunda Fase Do Ensino Fundamental
(  )Ensino Médio

4- Ano ou Série: Ex.: 8°Ano do Ensino Fundamental

5- Objetivos
O que os alunos e alunas vão aprender ao final da sua aula?
Lembre-se de propor objetivos que abranja questões para a formação crítica, reflexiva e para a cidadania dos alunos (proposta dos PCN)

Ex.:    Aprender a adotar atitudes de respeito e cooperação;
           Compreender a influência da mídia no esporte;
           Analisar e refletir sobre as possibilidades de vivências do Futebol;
           Conhecer a história e origem desse esporte;
           Vivenciar de forma lúdica os fundamentos do Futebol.


Objetivo inicia com o verbo da Aprendizagem!
Aprender a...
Conhecer...
Compreender...
Analisar...
Comparar...

6- Conteúdo
Qual assunto vai ser trabalhado?
Esportes não Convencionais? Jogos e Brincadeiras? Lutas? Aspectos relacionados à cultura que dos alunos e alunas? Valores que podem ser percebidos e desenvolvidos em aula? Conhecimento  sobre o corpo?

Os conteúdos devem estar relacionados aos blocos de conteúdos dos PCN (Jogos, Esportes, Lutas e Ginástica; Atividades Rítmicas e Expressivas; Conhecimento sobre o Corpo).

E devem ser descritos nas dimensões Conceitual (relacionado ao saber sobre, conhecer), Procedimental (relacionado ao saber fazer) e Atitudinal (relacionado ao saber ser, agir).

Ex.: Conceitual e Procedimental

           - Diferenciação de contexto cooperativo e competitivo do futebol           (Conceitual);
           - Vivência do Futebol adaptado (Procedimental);
           - História e construção do Futebol (Conceitual).
- Discussão sobre jogos e brincadeiras relacionados ao futebol e que fazem parte do cotidiano dos estudantes (Conceitual);
            - Vivência de alguns desses jogos (Procedimental);
          
           Atitudinal

- Reflexão sobre atitudes adotadas em situações cotidianas e durante a aula (Atitudinal).
           - Percepção da necessidade de inclusão e não discriminação (Atitudinal);

7- Procedimentos Didáticos
Descrever o que será realizado em cada parte da aula, Parte Inicial, Parte Principal e Parte Final.
Não se esqueça que as atividades descritas devem, necessariamente, ALCANÇAR OS OBJETIVOS propostos para a aula.

Ex.:
Na primeira parte da aula será realizada uma avaliação diagnóstica com uma roda da conversa para analisar e discutir com os alunos perguntando se eles acham que existem respeito e cooperação dentro do futebol praticado por jogadores profissionais. Discutindo também, sobre as atitudes dos jogadores dentro de campo e deixar claro a diferença entre o futebol jogado pro profissionais e o praticado na escola. Também será analisado se todos conhecem o futebol, se já praticaram com quem jogam, onde jogam. Será discutido também, quais as modalidades de futebol eles conhecem e já vivenciaram e quais jogos e brincadeiras com características do futebol eles já vivenciaram.
Em seguida à essa discussão, vivenciaremos uma das atividades que os alunos descreveram buscando adapta-la para que seja possível todos os alunos participarem.

Na parte principal será proposta uma atividade trabalhando o futebol com times mistos. A turma será separada em dois times propondo que eles conversem e sugiram algumas regras que possam ser adaptadas ao jogo. As regras mais viáveis serão utilizadas e será adaptadas mais algumas que possivelmente não foram propostas, como por exemplo, a bola deve passar pelo pé de todos do time até que possa ser chutada para o gol, ou que as únicas que podem chutar para o gol são as meninas, ou que o mesmo aluno só possa fazer outro gol depois de todos do time já tiverem feito ao menos um, porém essa adaptações também podem ser realizadas durante a vivência do jogo e não apenas antes de começar.
Será proposta também uma atividade onde os alunos vivenciem uma realidade diferente da deles, o futebol com vendas. A turma será dividida em duplas e uma venda será colocada em um aluno da dupla enquanto o outro deverá orientar o outro para que consigam jogar juntos.

Na parte final da aula, será feito um círculo com os alunos sentados e começará uma discussão analisando os pontos trabalhados nessas atividades, as atitudes desenvolvidas nesse trabalho, a relação que cada um teve com essas vivências e desempenho de cada um no trabalho do futebol com cooperação.


8- Recursos Materiais
Descrever quais materiais foram utilizados para a realização de toda a aula.

9- Bibliografia
Se utilizou livros, revistas, sites, vídeos para auxiliar na construção da aula, descrevê-los neste item.

Ex.: Objetivos pautados nos Parâmetros Curriculares Oficiais, Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=12624%3Aensino-fundamental&Itemid=859>
           Vídeo com as informações do Futebol para reflexão em aula retirado do YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bm5W-F0Z0wU>.
          

10- Sugestão de Trabalho Interdisciplinar
Descreva aspectos que podem apresentar relações com outras disciplinas da grade curricular possibilitando um trabalho interdisciplinar.

Ex.: A discussão sobre a história do esporte pode apresentar uma relação com as disciplinas de História no sentido de serem discutidos quais os acontecimentos históricos ocorriam no mesmo ano de criação do esporte, luta, dança ou qualquer outro conteúdo trabalhado que foi desenvolvido em aula.

11- Avaliação
O que você vai observar? Como?

Ex.: Avaliar a participação e interação dos estudantes nas atividades e discussões, bem como, as atitudes adotadas em aula. Observando as posturas adotas e dialogando buscando propor reflexões.




0 Comments