PLANO DE AULA
FACULDADES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
FACULDADES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1- Título da Aula: Futebol: um jogo de cooperação e
respeito
2- Tempo
Necessário: Duas aulas de 50 minutos
3- Etapa de Ensino:
( )Educação Infantil
( )Primeira Fase do Ensino Fundamental
( X )Segunda Fase Do
Ensino Fundamental
( )Ensino Médio
4- Ano ou Série: Ex.:
8°Ano do Ensino Fundamental
5- Objetivos
O que os alunos e alunas vão aprender ao
final da sua aula?
Lembre-se de propor objetivos que abranja
questões para a formação crítica, reflexiva e para a cidadania dos alunos
(proposta dos PCN)
Ex.: Aprender a adotar atitudes de respeito e
cooperação;
Compreender a influência da mídia no
esporte;
Analisar e refletir sobre as
possibilidades de vivências do Futebol;
Conhecer a história e origem desse
esporte;
Vivenciar de forma lúdica os
fundamentos do Futebol.
Objetivo inicia com
o verbo da Aprendizagem!
Aprender a...
Conhecer...
Compreender...
Analisar...
Comparar...
6- Conteúdo
Qual assunto vai ser trabalhado?
Esportes não Convencionais? Jogos e
Brincadeiras? Lutas? Aspectos relacionados à cultura que dos alunos e alunas?
Valores que podem ser percebidos e desenvolvidos em aula? Conhecimento sobre o corpo?
Os conteúdos
devem estar relacionados aos blocos de conteúdos dos PCN (Jogos, Esportes,
Lutas e Ginástica; Atividades Rítmicas e Expressivas; Conhecimento sobre o
Corpo).
E devem ser
descritos nas dimensões Conceitual (relacionado ao saber sobre, conhecer),
Procedimental (relacionado ao saber fazer) e Atitudinal (relacionado ao
saber ser, agir).
Ex.: Conceitual e Procedimental
- Diferenciação de contexto
cooperativo e competitivo do futebol (Conceitual);
- Vivência do Futebol adaptado
(Procedimental);
- História e construção do Futebol
(Conceitual).
- Discussão sobre
jogos e brincadeiras relacionados ao futebol e que fazem parte do cotidiano dos
estudantes (Conceitual);
- Vivência de alguns desses jogos
(Procedimental);
Atitudinal
- Reflexão sobre
atitudes adotadas em situações cotidianas e durante a aula (Atitudinal).
- Percepção da necessidade de
inclusão e não discriminação (Atitudinal);
7- Procedimentos Didáticos
Descrever o que será realizado em cada parte da aula, Parte Inicial,
Parte Principal e Parte Final.
Não se esqueça que as atividades descritas
devem, necessariamente, ALCANÇAR OS OBJETIVOS propostos para a aula.
Ex.:
Na primeira parte
da aula será realizada uma avaliação diagnóstica com uma roda da conversa para
analisar e discutir com os alunos perguntando se eles acham que existem
respeito e cooperação dentro do futebol praticado por jogadores profissionais.
Discutindo também, sobre as atitudes dos jogadores dentro de campo e deixar
claro a diferença entre o futebol jogado pro profissionais e o praticado na
escola. Também será analisado se todos conhecem o futebol, se já praticaram com
quem jogam, onde jogam. Será discutido também, quais as modalidades de futebol
eles conhecem e já vivenciaram e quais jogos e brincadeiras com características
do futebol eles já vivenciaram.
Em seguida à essa discussão, vivenciaremos uma das atividades
que os alunos descreveram buscando adapta-la para que seja possível todos os
alunos participarem.
Na parte principal será proposta uma atividade trabalhando o
futebol com times mistos. A turma será separada em dois times propondo que eles
conversem e sugiram algumas regras que possam ser adaptadas ao jogo. As regras
mais viáveis serão utilizadas e será adaptadas mais algumas que possivelmente
não foram propostas, como por exemplo, a bola deve passar pelo pé de todos do
time até que possa ser chutada para o gol, ou que as únicas que podem chutar
para o gol são as meninas, ou que o mesmo aluno só possa fazer outro gol depois
de todos do time já tiverem feito ao menos um, porém essa adaptações também
podem ser realizadas durante a vivência do jogo e não apenas antes de começar.
Será proposta também uma atividade onde os alunos vivenciem
uma realidade diferente da deles, o futebol com vendas. A turma será dividida
em duplas e uma venda será colocada em um aluno da dupla enquanto o outro
deverá orientar o outro para que consigam jogar juntos.
Na parte final da aula, será feito um círculo com os alunos
sentados e começará uma discussão analisando os pontos trabalhados nessas
atividades, as atitudes desenvolvidas nesse trabalho, a relação que cada um
teve com essas vivências e desempenho de cada um no trabalho do futebol com
cooperação.
8- Recursos
Materiais
Descrever quais materiais foram utilizados
para a realização de toda a aula.
9- Bibliografia
Se utilizou livros, revistas, sites, vídeos
para auxiliar na construção da aula, descrevê-los neste item.
Ex.: Objetivos
pautados nos Parâmetros Curriculares Oficiais, Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=12624%3Aensino-fundamental&Itemid=859>
Vídeo com as informações do Futebol
para reflexão em aula retirado do YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bm5W-F0Z0wU>.
10- Sugestão de Trabalho Interdisciplinar
Descreva
aspectos que podem apresentar relações com outras disciplinas da grade
curricular possibilitando um trabalho interdisciplinar.
Ex.: A discussão
sobre a história do esporte pode apresentar uma relação com as disciplinas de
História no sentido de serem discutidos quais os acontecimentos históricos
ocorriam no mesmo ano de criação do esporte, luta, dança ou qualquer outro
conteúdo trabalhado que foi desenvolvido em aula.
11- Avaliação
O que você vai observar? Como?
Ex.: Avaliar a participação e interação dos estudantes nas
atividades e discussões, bem como, as atitudes adotadas em aula. Observando as
posturas adotas e dialogando buscando propor reflexões.
0 Comments