PLANO DE AULA
FACULDADES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
FACULDADES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANO DE AULA
TURMA: SÉRIE: 6º ano ao 9º ano /TURMAS: 601, 701, 801, 901
DURAÇÃO DA AULA: 50 MINUTOS.
UNIDADE: VOLEI
TEMA: REGRAS E FUNDAMENTOS
PROFESSOR AVALIADOR:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
CConceitual:
Conhecer não só as regras, mas também, a história do Voleibol.
Ressaltar a importância do Voleibol para a qualidade de vida, a saúde e socialização.
Utilizar o Voleibol como forma de destacar a importância do trabalho em grupo.
Procedimental:
Aprender e dominar os fundamentos do Voleibol oficial através do jogo adaptado.
Trabalhar a inclusão através dos diferentes Fundamentos do Voleibol.
Vivenciar através da atividade recreativa situações reais de um oficial.
Atitudinal:
Respeitar o colega e resolver os problemas com atitudes de diálogo, sem violência.
Repudiar qualquer tipo de discriminação por etnia, sexo ou condição social.
Considerar a limitação do colega menos habilidoso, sendo solidário e respeitando-o.
TEMÁTICA CENTRAL: (Voleibol – Regras e Fundamentos).
DURAÇÃO: Aulas
de 60 minutos para cada Turma durante 30 dias.
JUSTIFICATIVA:
A
Educação Física, tem nos seus jogos com bola o conteúdo predileto das suas
aulas pelos alunos de todos os segmentos da Educação Básica. Entretanto, devido
ao pouco interesse em se aprender corretamente as regras e fundamentos,
observa-se alguma dificuldade entre alguns alunos quando ao invés de jogando,
encontra-se responsável por arbitrar um jogo, qualquer que seja este. Assim
sendo, optou-se por trabalhar o ensinamento das regras e fundamentos. do jogo
de voleibol entre os alunos por ser
uma atividade que tem a simpatia de todos, independente do sexo.
Inicialmente será aplicado na aula o
Método Global, onde o aluno executará cada movimento do Fundamento ensinado na
sua forma total, sem divisão por fases, observando cada regra. Depois, as
atividades serão trabalhadas através do Método Parcial, aonde o aluno
inicialmente vivenciará o movimento na sua totalidade. Posteriormente, o
movimento será dividido em partes, e cada uma delas será executada em conjunto
com as partes anteriores. Nesta fase se
dará ênfase a metodologia descoberta orientada.
Também
se optou por trabalhar os seguintes Temas Transversais: Ética, onde o aluno
deverá adotar atitudes de solidariedade com o colega menos favorecido
fisicamente e com menos habilidade no decorrer da aula. Pluralidade Cultural,
onde o aluno aprenderá a não fazer menção de nenhum tipo de termo jocoso ou ofensivo
à etnia, classe social ou sexo do (a) colega, antes, durante ou após a aula. E a Orientação Sexual, onde o aluno será
orientado a respeitar o sexo oposto e o comportamento relativo à sexualidade de
cada colega.
OBJETIVOS GERAIS:
No presente projeto, será utilizado como
ferramenta de trabalho o Voleibol.
A Atividade será trabalhada com grupos
mistos em cada time, todos participando juntos em todas as etapas sem separação
por sexo, onde serão ensinadas as regras e trabalhados os fundamentos do jogo
oficial de maneira lúdica.
FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL E REGRAS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
O MAQUINISTA HABILIDOSO
VOLEIBOL - REGRAS
E FUNDAMENTOS
DINÂMICA DAS VARINHAS
PROCEDIMENTOS
DE ENSINO:
O MAQUINISTA HABILIDOSO
Todo o grupo
será disposto em equipas entre 6 e 8 alunos, dispondo cada equipe em fila. Cada
qual com as mãos nos ombros do da frente, como se fosse um comboio. O que se
encontra no final é o maquinista. Todos deverão ter seus olhos vendados, exceto o maquinista. Este será quem disporá
dos seguintes comandos, a serem aplicados nas costas do colega da frente:
*
Leve aperto sobre os ombros: movimentar-se;
*
Um toque no ombro esquerdo: curva leve para a esquerda;
*
Dois toques no ombro esquerdo: curva acentuada para a esquerda;
*
Três toques no ombro esquerdo: curva com retorno para a esquerda;
*
Um toque no ombro direito: curva leve para a direita;
*
Dois toques no ombro direito: curva acentuada para a direita;
*
Três toques no ombro esquerdo: curva com retorno para a esquerda.
O comando é
dado ao colega da frente e assim sucessivamente. Todos os comboios iniciam a
marcha ao mesmo tempo, e cabe ao maquinista guiá-los, para não chocarem uns com
os outros.
Caso
se deseje, pode ser colocada uma música ritmada.
VOLEIBOL – REGRAS E
FUNDAMENTOS
Regras e fundamentos - Saque,
Manchete, Toque, Cortada e Bloqueio.
O professor dividirá os alunos em Equipes com 10 alunos
de ambos os sexos, cinco de cada lado da Quadra, sendo que três alunos (as) com
melhor controle da bola e dois (as) sem o mínimo jeito para lidar com ela (a atividade
permite algumas adaptações para que ninguém fique de fora) e colocará cada
quinteto de um lado da Quadra, separados pela rede de voleibol afixada a uma
altura de um metro, do chão.
O jogo será jogado com uma bola oficial de voleibol. O trabalho com as regras se
dará junto com o ensino dos fundamentos. Todos os fundamentos serão trabalhados
pelo professor pelo método de descoberta orientada. Ele pega a bola, ensina
como se faz e executa o fundamento. Depois, manda o aluno fazer igual. Ao menor
sinal de erro, pega as mãos do aluno e explica como se executa o fundamento
ensinado. Isso será feito com todos os fundamentos do voleibol, até que todos se encontrem com algum preparo para começar
a jogar de forma correta ou próxima dela. O professor exigirá que todo jogo
seja executado obedecendo às regras oficiais.
Os primeiros fundamentos a serem trabalhados em conjunto pelas
Equipes serão o Saque e a Manchete. Um aluno saca a bola e outro aluno do lado
adversário terá de recepcionar a bola utilizando o fundamento Manchete, rebatendo
para um companheiro de Equipe, o qual se valerá do toque, sempre observando as
regras do um jogo oficial: A bola roda devendo passar por toda a Equipe no
sentido horário e só após passar por todos os membros da Equipe será permitido
usar o fundamento Cortada. Então, entra em ação novamente a outra Equipe que
trabalhará o fundamento Bloqueio, tentando impedir que a bola cortada pelo
grupo adversário atravesse seu lado da rede e caia em sua quadra dentro das
linhas delimitadas.
Após a execução da atividade com todos os fundamentos
observando as regras do jogo, o professor trabalhará com outras Equipes para
que todos possam ir assimilando a cada aula o ensinamento referente às regras e
fundamentos do jogo de voleibol.
DINÂMICA
DAS VARINHAS
Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (podem-se
usar palitos de (churrasco).
*
Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará
facilmente).
* 2.
Pedir para outro participante quebrar cinco varinhas juntas num só feixe (será
um pouco mais difícil).
* 3.
Pedir a outro participante para quebrar todas as varinhas que restaram. Se não
conseguir, poderá chamar outra pessoa para ajudá-lo.
*
Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
* Terminar com uma reflexão
sobre a importância da união e do trabalho em grupo.
*
Objetivo: A importância da união entre as pessoas.
RECURSOS DE ENSINO:
Quadra
Esportiva, uma bola oficial de voleibol,
uma rede de Voleibol.
Um
feixe de 16 varinhas/palitos de churrasco para a Dinâmica de desaquecimento.
AVALIAÇÃO:
Presença, comportamento, Interesse
pela aula e grau de assimilação do conteúdo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS:
Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html
http://www.volei.org/2013/01/exemplo-de-plano-de-aula-pra.html
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-aula-fundamentos-voleibol-686483.shtml
0 Comments