PLANO DE AULA – FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL E REGRAS


PLANO DE AULA

FACULDADES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
PLANO DE AULA
TURMA: SÉRIE: 6º ano ao 9º ano /TURMAS: 601, 701, 801, 901
DURAÇÃO DA AULA:  50 MINUTOS.
UNIDADE: VOLEI 
TEMA: REGRAS E FUNDAMENTOS
PROFESSOR AVALIADOR: 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
CConceitual:
Conhecer não só as regras, mas também, a história do Voleibol.
Ressaltar a importância do Voleibol para a qualidade de vida, a saúde e socialização.
Utilizar o Voleibol como forma de destacar a importância do trabalho em grupo.

Procedimental:
Aprender e dominar os fundamentos do Voleibol oficial através do jogo adaptado.
Trabalhar a inclusão através dos diferentes Fundamentos do Voleibol.
Vivenciar através da atividade recreativa situações reais de um oficial.



Atitudinal: 
Respeitar o colega e resolver os problemas com atitudes de diálogo, sem violência.
Repudiar qualquer tipo de discriminação por etnia, sexo ou condição social.
Considerar a limitação do colega menos habilidoso, sendo solidário e respeitando-o.


TEMÁTICA CENTRAL: (Voleibol – Regras e Fundamentos).



DURAÇÃO: Aulas de 60 minutos para cada Turma durante 30 dias.

JUSTIFICATIVA:
      A Educação Física, tem nos seus jogos com bola o conteúdo predileto das suas aulas pelos alunos de todos os segmentos da Educação Básica. Entretanto, devido ao pouco interesse em se aprender corretamente as regras e fundamentos, observa-se alguma dificuldade entre alguns alunos quando ao invés de jogando, encontra-se responsável por arbitrar um jogo, qualquer que seja este. Assim sendo, optou-se por trabalhar o ensinamento das regras e fundamentos. do jogo de voleibol entre os alunos por ser uma atividade que tem a simpatia de todos, independente do sexo.
Inicialmente será aplicado na aula o Método Global, onde o aluno executará cada movimento do Fundamento ensinado na sua forma total, sem divisão por fases, observando cada regra. Depois, as atividades serão trabalhadas através do Método Parcial, aonde o aluno inicialmente vivenciará o movimento na sua totalidade. Posteriormente, o movimento será dividido em partes, e cada uma delas será executada em conjunto com as partes anteriores. Nesta fase se dará ênfase a metodologia descoberta orientada.
Também se optou por trabalhar os seguintes Temas Transversais: Ética, onde o aluno deverá adotar atitudes de solidariedade com o colega menos favorecido fisicamente e com menos habilidade no decorrer da aula. Pluralidade Cultural, onde o aluno aprenderá a não fazer menção de nenhum tipo de termo jocoso ou ofensivo à etnia, classe social ou sexo do (a) colega, antes, durante ou após a aula.  E a Orientação Sexual, onde o aluno será orientado a respeitar o sexo oposto e o comportamento relativo à sexualidade de cada colega.


OBJETIVOS GERAIS:
No presente projeto, será utilizado como ferramenta de trabalho o Voleibol.
A Atividade será trabalhada com grupos mistos em cada time, todos participando juntos em todas as etapas sem separação por sexo, onde serão ensinadas as regras e trabalhados os fundamentos do jogo oficial de maneira lúdica.

FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL E REGRAS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
O MAQUINISTA HABILIDOSO
VOLEIBOL - REGRAS E FUNDAMENTOS
DINÂMICA DAS VARINHAS

PROCEDIMENTOS DE ENSINO:

O MAQUINISTA HABILIDOSO

Todo o grupo será disposto em equipas entre 6 e 8 alunos, dispondo cada equipe em fila. Cada qual com as mãos nos ombros do da frente, como se fosse um comboio. O que se encontra no final é o maquinista. Todos deverão ter seus olhos vendados,  exceto o maquinista. Este será quem disporá dos seguintes comandos, a serem aplicados nas costas do colega da frente:
* Leve aperto sobre os ombros: movimentar-se;
* Um toque no ombro esquerdo: curva leve para a esquerda;

* Dois toques no ombro esquerdo: curva acentuada para a esquerda;
* Três toques no ombro esquerdo: curva com retorno para a esquerda;
* Um toque no ombro direito: curva leve para a direita;
* Dois toques no ombro direito: curva acentuada para a direita;
* Três toques no ombro esquerdo: curva com retorno para a esquerda.
O comando é dado ao colega da frente e assim sucessivamente. Todos os comboios iniciam a marcha ao mesmo tempo, e cabe ao maquinista guiá-los, para não chocarem uns com os outros.
Caso se deseje, pode ser colocada uma música ritmada.



VOLEIBOL – REGRAS E FUNDAMENTOS
Regras e fundamentos - Saque, Manchete, Toque, Cortada e Bloqueio.
O professor dividirá os alunos em Equipes com 10 alunos de ambos os sexos, cinco de cada lado da Quadra, sendo que três alunos (as) com melhor controle da bola e dois (as) sem o mínimo jeito para lidar com ela (a atividade permite algumas adaptações para que ninguém fique de fora) e colocará cada quinteto de um lado da Quadra, separados pela rede de voleibol afixada a uma altura de um metro, do chão.
O jogo será jogado com uma bola oficial de voleibol. O trabalho com as regras se dará junto com o ensino dos fundamentos. Todos os fundamentos serão trabalhados pelo professor pelo método de descoberta orientada. Ele pega a bola, ensina como se faz e executa o fundamento. Depois, manda o aluno fazer igual. Ao menor sinal de erro, pega as mãos do aluno e explica como se executa o fundamento ensinado. Isso será feito com todos os fundamentos do voleibol, até que todos se encontrem com algum preparo para começar a jogar de forma correta ou próxima dela. O professor exigirá que todo jogo seja executado obedecendo às regras oficiais.
Os primeiros fundamentos a serem trabalhados em conjunto pelas Equipes serão o Saque e a Manchete. Um aluno saca a bola e outro aluno do lado adversário terá de recepcionar a bola utilizando o fundamento Manchete, rebatendo para um companheiro de Equipe, o qual se valerá do toque, sempre observando as regras do um jogo oficial: A bola roda devendo passar por toda a Equipe no sentido horário e só após passar por todos os membros da Equipe será permitido usar o fundamento Cortada. Então, entra em ação novamente a outra Equipe que trabalhará o fundamento Bloqueio, tentando impedir que a bola cortada pelo grupo adversário atravesse seu lado da rede e caia em sua quadra dentro das linhas delimitadas.
Após a execução da atividade com todos os fundamentos observando as regras do jogo, o professor trabalhará com outras Equipes para que todos possam ir assimilando a cada aula o ensinamento referente às regras e fundamentos do jogo de voleibol.


DINÂMICA DAS VARINHAS
Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (podem-se usar palitos de (churrasco).
* Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
* 2. Pedir para outro participante quebrar cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).
* 3. Pedir a outro participante para quebrar todas as varinhas que restaram. Se não conseguir, poderá chamar outra pessoa para ajudá-lo.
* Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
* Terminar com uma reflexão sobre a importância da união e do trabalho em grupo.
* Objetivo: A importância da união entre as pessoas.


RECURSOS DE ENSINO:
Quadra Esportiva, uma bola oficial de voleibol, uma rede de Voleibol.
Um feixe de 16 varinhas/palitos de churrasco para a Dinâmica de desaquecimento.

AVALIAÇÃO:
Presença, comportamento, Interesse pela aula e grau de assimilação do conteúdo.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS:
Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html
http://www.volei.org/2013/01/exemplo-de-plano-de-aula-pra.html
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-aula-fundamentos-voleibol-686483.shtml



0 Comments