PLANO DE AULA INICIAÇÃO AO FUTEBOL campo

PLANO DE AULA INICIAÇÃO AO FUTEBOL


Plano de aula iniciação ao futebol

Tema: Coordenação de membros inferiores/ coordenação óculo pedal
Faixa etária: 9 à 10 anos
Procedimento: Separar diversos cones pequenos
 e coloque-os na linha que divide
 a quadra no meio.
Objetivo: O objetivo deste jogo é que os alunos 
derrubem os cones chutando a bola 
de futsal neles.
Estratégia: Tornar tudo lúdico e fazendo com que a aula seja chamativa para o aluno.
Recursos materiais: Quadra, bolas, cones.
Recursos humanos: Professor/Aluno, Aluno/Professor
* Parte inicial: Explicar para os alunos sobre o jogo, explicar que ele é cooperativo e
 não competitivo.
 (pode-se mudar as regras e deixa-lá mais flexíveis. NUNCA ESTIMULAR A COMPETIÇÃO 
EX: BOM TIME A, GANHOU TIME A.
 Nunca dizer que um time foi vencedor, nesta idade elogiar e
 estimular todos alunos e times, estimular erros e acertos também)
Divida a turma em 4 times. Em caso de número ímpar o professor ajuda.
Parte principal:
Irão jogar 2 times por vez. Cada time terá uma área pré determinada limitando de 
onde podem chutar a bola.
 (A área pré determinada pode começar mais perto e
 cada vez ficando mais longe dificultando)
Um time começará com todas as bolas e terá sua vez de
 chutar. 
As bolas passarão para o outro lado 
da quadra, consequentemente 
para o outro time, assim determinando a vez do outro time de chutar.
Fica a critério do professor quantas vezes cada time poderá chutar.
Não deverá haver vencedores pois se trata de treinar coordenação 
no final falar que os 2 times venceram
Parte final:
Reunir os alunos para verificar o que aprenderam com a atividade e o que 
foi que eles sentiram fazendo a mesma!
* Obs/Dicas:
1 - Peça para que todos chutem ao mesmo tempo. Deixem que eles se organizem, 
mas caso isso não ocorra, o professor pode dar o comando de quando chutar;
(isso da mais autonomia para os alunos, fazendo com que organize o time, porem não deixe que sempre os times se repitam sempre, estimular que os alunos conheçam outros, evitar panelinhas)
2 - Poderão ser utilizados cones com as letras do 
alfabeto ou numéricos e assim,
 poderá ser solicitado que os alunos formem pequenas 
palavras ou sequência numérica;
3 - Professor, solicite que os alunos deem sugestões para incorporar esta atividade.
4- Caso não tenha os materiais necessários:
Caso 1 bola/cone: faça a integração com aula de artes
 e peça para que os alunos façam bola de pano,
 plástico, papel etc,
No cone, peça para trazerem Garrafas pet
de diferentes tamanhos, 2 litros, 600 ml, 500, 250,
peçam para que decore as garrafas com Letras ou números, 
fazendo com pesos iguais ou diferentes enchendo de areia, pedra, água etc.
Caso 2 bola: Peça para que os alunos tragam as bolas.



0 Comments