PLANO DE AULA INFANTIL JOGOS MOTORES

UNIDADE DE ENSINO
PROFESSORADISCIPLINA: Educação Física
DATA:       SÉRIE/TURMA: 1º Ano A, 1º Ano B, 2º Ano A e 2º Ano B
PERÍODO: Tarde
CONTEÚDO: Jogos
CONTEÚDO ESPECÍFICO: Jogos motores
ATIVIDADE: Onça dorminhoca
MATERIAL: Quadra e giz 
OBJETIVOS DA AULA: Desenvolver a agilidade e a atenção; Desenvolver a noção de espaço e tempo e a consciência do seu corpo em um ambiente.
PROCEDIMENTOS/ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA AULA: 
1)      Chamada/Deslocamento/ Aquecimento/ Alongamento (10’):Realizar a chamada em sala de aula e em seguida deslocar com os alunos até a quadra em fila marchando, realizar o aquecimento/alongamento dos MMSS e MMII.
2)      Parte principal (20’): Formar uma grande roda com os alunos. Cada aluno ficará dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma, que ficará no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela será a onça dorminhoca. Todos os jogadores andam à vontade, saindo de seus lugares, menos a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles devem desafiar a onça, gritando: Onça dorminhoca!!!! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares marcados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova onça dorminhoca. Sugestão: Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para o aluno que fará o papel da onça.
3)      Volta a calma/ banheiro/ deslocamento (10’): Solicitar para os alunos sentarem em seguida realizar alongamento dos MMSS e MMII.
Encaminhar os alunos para o banheiro e em seguida retornar para a sala de aula.
Bibliografia: Livro da Coordenação - Educação Física – Educação Infantil 
0 Comments