planos-de-aula-para-a-educacao-infantil brinquedo cantado

PLANO DE AULA

TEMA: “A cachorra da Palmeira”.

PÚBLICO ALVO: SÉRIE: 2º ano ao 5º ano /TURMA 201, 301, 401, 501. TURNO:


TEMPO ESTIMADO: 21 dias. Trabalho com uma turma por vez. Aulas de 50 Minutos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Despertar o interesse da criança em pesquisar sobre a Literatura de cordel em geral, como o tema trabalhado no momento: o cordel, “A cachorra da Palmeira”
Ensinar a turma como se pesquisar sobre esta e outras obras contidas na cultura popular nordestina e brasileira pela Internet
Trabalhar a criatividade da criança ao tentar reproduzir algumas falas contidas nos versos do cordel em questão
Promover o interesse da turma na leitura do cordel “A cachorra da Palmeira, através de perguntas salteadas sobre os versos contidos na obra.

CONTEUDO TRABALHADO:
Literatura de Cordel. “A cachorra da Palmeira”

AQUECIMENTO.

DINÂMICA: O GATO E O RATO

Todos formam uma roda. Um aluno é escolhido para fazer o papel do Gato e outro o do Rato. O Rato fica dentro da roda e o Gato fica fora da roda. Então o Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" Todos os alunos na roda respondem: "Não!" O Gato pergunta: "A que horas ele chega?" Os alunos da roda dão como resposta um horário qualquer (ex: 22 horas).

Todos começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e os alunos respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado. Aí, os alunos na roda deverão parar com os braços estendidos e o Gato passará a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato.


PARTE PRINCIPAL.
Esta metodologia se processará da seguinte maneira: O trabalho tem previsão para iniciar-se com a 3ª série do Ensino Fundamental I e terá duração de sete dias. Ao terminar, passará para as outras duas séries aplicando-se a mesma metodologia da 3ª série.
1ª etapa- A primeira parte desta aula, será apenas teórica com explicações sobre a importância de se conhecer e preservar a cultura de um povo e tentar conscientizar os alunos que um povo que não preserva, não conhece e não sua cultura, é um povo sem identidade cultural.                                          .                                                 Depois, será explicado aos alunos que foi escolhido para se estudar e trabalhar, a região Nordeste por sua grande diversidade folclórica e cultural, e que o escolhido para este Trabalho foi um dos grandes destaques da cultura nordestina: a Literatura de      cordel. Título: “A cachorrada da Palmeira”. Serão distribuídos para as crianças pequenos folhetos contendo 4 versos de forma salteada dentre os 21 versos do cordel. Após a distribuição dos papéis, o professor contará esta história, segundo a versão mais conhecida; a versão por Moisés Matias de Moura, em cordel da década de 50 do século XX. Terminada esta parte as crianças deverão levar os folhetos para estudarem em casa, sendo comunicado à eles que no dia seguinte será feito um teste.       Não será dito as crianças como será o teste.
2ª etapa- No dia seguinte, será perguntado se as crianças estudaram os folhetos. (apenas por perguntar, mas, sabendo-se de antemão que o fizeram, pois, crianças sempre se interessam por novidades e gostam de se destacar nos Trabalhos).                                                             Com um “ar de mistério”, será explicada as crianças que o grande teste na verdade será na sala de informática, onde se sentarão cada criança em seu lugar e sem consultar ou trocar informações com os coleguinhas, deverão procurar a Obra “A Cachorra da Palmeira em cordel, pela Internet (as dúvidas poderão a todo o momento serem tiradas com o professor da turma). Enquanto isto, o professor, procurará por umas xilografias (gravuras tipo carimbo) impressa na capa de um dos livros de cordel desta história e figuras dos seus personagens para ministrar uma Atividade em etapas futuras.
3ª etapa- Nesta etapa, após imprimir tudo o que as crianças acharam em suas pesquisas, serão recolhidos os folhetos e comunicado as crianças que cada um deverá ler 1 verso dos 21 contidos na história, da seguinte maneira: pela ordem de chamada da turma. O professor deverá começar mas, lerá todo o cordel e ao parar, as crianças começarão...cada um com seu verso. Caso a turma, tenha mais alunos do que a quantidade de versos contidos no cordel (21), ao chegar no 21º verso, a primeira criança da ordem de chamada retomará a leitura. Caso tenha menos, a primeira criança retomará da mesma forma, disponibilizando assim a leitura completa do cordel para todos.
4ª etapa- Nesta etapa a turma será reunida na sala, para que através de uma “sabatina” divertida, seja avaliado o quanto as crianças realmente assimilaram da história. A primeira coisa à ser feito, será escrever o nome de todos os alunos da turma, cada um em um pedacinho de papel e através do tipo de sorteio: “tira o papelzinho com o nome do saco”, chamar a criança sorteada à frente e lhe fazer uma pergunta sobre uma estrofe do cordel, mais ou menos assim: “Fulano”. Na 1ª estrofe do cordel, o autor declara que: “por causa de uma palavra, perdeu-se uma moça bonita que em bicho se transformou”. Em que local se deu este fato? Serão feitas perguntas sobre todas as estrofes do cordel e a cada vez que alguma criança não souber responder uma estrofe, será convidada a rele-la. O professor sutilmente deverá ir dando pistas até que a criança consiga decifrar e responder o que lhe foi perguntado.
5ª etapa- Agora, será requerido das crianças o seguinte: deverão entregar os seus cordéis ao professor da turma. Após a entrega, toda a turma olhará para o quadro branco da sala de aula. Só então, será lhes explicada a nova tarefa. Com o uso de Data Show, as crianças deverão olhar para as figuras ali focadas, associá-las e identificá-las na história do cordel lida por eles. Deverão escrever em um papel, o nome da figura e o que significa na história. Serão orientadas a prestar bastante atenção e observar figuras não fazem parte da história, pois, foram “montadas. ” e quando perceberem que alguma das gravuras ali impressas não fazem pare da história, escrever mais ou menos assim: “A figura de número tal, não aparece na história da “Cachorrada Palmeira”.                                                                                   .                       Para que as crianças não comecem a perder o interesse pela aula e seu tema devido a dificuldade de fazer pesquisas sozinho, será comunicado a toda a turma, que terão permissão de se consultarem uns aos outros, só não podendo consultar o cordel.                                                   Sem que percebam, lhes será dada total liberdade de ação: para levantar, falar alto, passear na sala para falar com os amiguinhos e até de formarem seus grupinhos, desde que a formação de grupinhos se dê de maneira natural, e não premeditada. Caso isso ocorra, serão acrescentados sutilmente pelo professor da turma mais elementos aos grupos formados com premeditação, de maneira que a coesão e socialização entre a turma seja mantida e se fortaleça.


6ª etapa- Nesta parte, será apresentado para as crianças um pequeno vídeo retirado da Internet com uma pessoa declamando este cordel de forma musical. Após assistirem o vídeo será solicitado que as crianças venham em duplas à frente após serem escolhidas por sorteio (do tipo: “tira papelzinho com nome do saquinho”), e lhes será pedido, dupla a dupla que declamem de forma musical a história em cordel “A Cachorra da Palmeira”, valendo a improvisação nas músicas, mas mantendo a fala original como foi mostrado no vídeo.
7ª etapa- Após ser trabalhado em sala de aula, na sala de informática e com data show este cordel, será proposto um passeio com a autorização da Escola e a aprovação dos pais dos alunos para uma visita a Feira de São Cristóvão, com acompanhamento de outros professores e os responsáveis que tiverem disponibilidade para ir. Será feita uma reunião com os responsáveis dos alunos, onde o próprio professor da turma será o palestrante, explicando aos pais e responsáveis a importância de se aprender a Cultura de todos os Estados do Brasil, não só do Nordeste, na prática, indo pessoalmente conferir de perto tudo aquilo que se pesquisa, que se  lê em jornais e pela internet,  ou que, se “ouviu falar”, de modo a confrontar com aquilo que está sendo visto ao vivo e esclarecer e tirar qualquer dúvida que porventura se tenha.

VOLTA À CALMA:
PASSA O ANEL ADAPTADO
Formar uma roda e escolher dois alunos. Um aluno é escolhido para ser o “passador” e outro para ser o “adivinhador”.
O “passador” percorrerá toda a roda devendo depositar um anel ou objeto escolhido como tal nas mãos de alguém da roda. Depois, chamará o “adivinhador” e perguntará: Com quem está o anel? O “adivinhador” terá dez chances para acertar. Caso o Faça, será o novo “passador”, caso não acerte nas dez chances, deverá sentar-se com os outros à roda e o “passador” escolherá outro “adivinhador”.
A brincadeira acaba com o encerramento do tempo de aula.


MATERIAL UTILIZADO:
Livro ou folhetos com a história: “A cachorra da palmeira”.
Sala de informática da escola.
Data show.
Sala de aula normal da turma.
Cadernos, lápis borracha e folhas de papel A 4.

AVALIAÇÃO.
      Será feita em todas as etapas do desenvolvimento da Atividade. Serão avaliados desde a primeira etapa os seguintes critérios:
            O interesse do aluno pela aula e pelo tema.
            A facilidade ou dificuldade na assimilação das falas do texto.
            A desenvoltura nas pesquisas pelo tema do cordel na Internet.
Grau de dificuldade em diferenciar as figuras verdadeiras da história do cordel daquelas que foram “montadas” pelo professor.
      À vontade, facilidade e dificuldade de trabalhar em grupo, se relacionar com os
colegas e a coesão da turma.
      Quanto ao Atitudinal, só o tempo dirá. Após o passeio, com a Atividade terminada,
será observada de forma sutil se a turma realmente incorporou o interesse pelo cordel e pela cultura nordestina e a de outros estados do país... ou a possibilidade de isto ocorrer futuramente.
      E por fim, o interesse dos próprios pais das crianças com relação ao aprendizado de seus filhos sobre a cultura de outras regiões do país.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Disponível em:
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Cachorra_da_Palmeira
http://www.jangadabrasil.com.br/revista/galeria/ca86001f.asp                                        
http://historianovest.blogspot.com.br/2010/09/mitos-brasileiros-cachorra-da-palmeira.html



0 Comments