PLANO DE AULA
DINÂMICA: O GATO E O RATO
Todos formam uma roda. Um aluno é
escolhido para fazer o papel do Gato e outro o do Rato. O Rato fica dentro da
roda e o Gato fica fora da roda. Então o Gato pergunta: "Seu Ratinho
está?" Todos os alunos na roda respondem: "Não!" O Gato
pergunta: "A que horas ele chega?" Os alunos da roda dão como
resposta um horário qualquer (ex: 22 horas).
TEMA: “A
cachorra da Palmeira”.
PÚBLICO ALVO: SÉRIE: 2º
ano ao 5º ano /TURMA 201, 301, 401, 501.
TURNO: 2º
TEMPO ESTIMADO: 21
dias. Trabalho com uma turma por vez. Aulas de 50 Minutos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Despertar o interesse da criança em pesquisar sobre a Literatura
de cordel em geral, como o tema trabalhado no momento: o cordel, “A cachorra da
Palmeira”
Ensinar a turma como se pesquisar sobre esta e outras obras
contidas na cultura popular nordestina e brasileira pela Internet
Trabalhar a criatividade da criança ao tentar reproduzir algumas
falas contidas nos versos do cordel em questão
Promover o interesse da turma na
leitura do cordel “A cachorra da Palmeira, através de perguntas salteadas sobre
os versos contidos na obra.
CONTEUDO
TRABALHADO:
Literatura de Cordel. “A cachorra da
Palmeira”
AQUECIMENTO.
DINÂMICA: O GATO E O RATO
Todos formam uma roda. Um aluno é
escolhido para fazer o papel do Gato e outro o do Rato. O Rato fica dentro da
roda e o Gato fica fora da roda. Então o Gato pergunta: "Seu Ratinho
está?" Todos os alunos na roda respondem: "Não!" O Gato
pergunta: "A que horas ele chega?" Os alunos da roda dão como
resposta um horário qualquer (ex: 22 horas).
Todos começam a rodar e o Gato vai perguntando:
"Que horas são?" e os alunos respondem: "Uma hora" -
"Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao
horário combinado. Aí, os alunos na roda deverão parar com os braços estendidos
e o Gato passará a perseguir o Rato.
A brincadeira
acaba quando o Gato pega o Rato.
PARTE PRINCIPAL.
Esta metodologia se processará da
seguinte maneira: O trabalho tem previsão para iniciar-se com a 3ª série do
Ensino Fundamental I e terá duração de sete dias. Ao terminar, passará para as
outras duas séries aplicando-se a mesma metodologia da 3ª série.
1ª etapa- A primeira parte desta aula, será apenas teórica com explicações sobre
a importância de se conhecer e preservar a cultura de um povo e tentar
conscientizar os alunos que um povo que não preserva, não conhece e não sua
cultura, é um povo sem identidade cultural.
. Depois, será explicado aos alunos que foi
escolhido para se estudar e trabalhar, a região Nordeste por sua grande
diversidade folclórica e cultural, e que o escolhido para este Trabalho foi um
dos grandes destaques da cultura nordestina: a Literatura de cordel. Título: “A cachorrada da
Palmeira”. Serão distribuídos para as crianças pequenos folhetos contendo 4
versos de forma salteada dentre os 21 versos do cordel. Após a distribuição dos
papéis, o professor contará esta história, segundo a versão mais conhecida; a
versão por Moisés Matias de Moura, em cordel da década de 50 do século XX.
Terminada esta parte as crianças deverão levar os folhetos para estudarem em
casa, sendo comunicado à eles que no dia seguinte será feito um teste. Não será dito as crianças como será o
teste.
2ª etapa- No dia seguinte, será perguntado se as crianças estudaram os
folhetos. (apenas por perguntar, mas, sabendo-se de antemão que o fizeram, pois,
crianças sempre se interessam por novidades e gostam de se destacar nos
Trabalhos). Com um “ar de
mistério”, será explicada as crianças que o grande teste na verdade será na
sala de informática, onde se sentarão cada criança em seu lugar e sem consultar
ou trocar informações com os coleguinhas, deverão procurar a Obra “A Cachorra
da Palmeira em cordel, pela Internet (as dúvidas poderão a todo o momento serem
tiradas com o professor da turma). Enquanto isto, o professor, procurará por
umas xilografias (gravuras tipo carimbo) impressa na capa de um dos livros de
cordel desta história e figuras dos seus personagens para ministrar uma
Atividade em etapas futuras.
3ª etapa- Nesta etapa, após imprimir tudo o que as crianças acharam em suas
pesquisas, serão recolhidos os folhetos e comunicado as crianças que cada um
deverá ler 1 verso dos 21 contidos na história, da seguinte maneira: pela ordem
de chamada da turma. O professor deverá começar mas, lerá todo o cordel e ao
parar, as crianças começarão...cada um com seu verso. Caso a turma, tenha mais alunos
do que a quantidade de versos contidos no cordel (21), ao chegar no 21º verso,
a primeira criança da ordem de chamada retomará a leitura. Caso tenha menos, a
primeira criança retomará da mesma forma, disponibilizando assim a leitura
completa do cordel para todos.
4ª etapa- Nesta etapa a turma será reunida na sala, para que através de uma
“sabatina” divertida, seja avaliado o quanto as crianças realmente assimilaram
da história. A primeira coisa à ser feito, será escrever o nome de todos os
alunos da turma, cada um em um pedacinho de papel e através do tipo de sorteio:
“tira o papelzinho com o nome do saco”, chamar a criança sorteada à frente e
lhe fazer uma pergunta sobre uma estrofe do cordel, mais ou menos assim:
“Fulano”. Na 1ª estrofe do cordel, o autor declara que: “por causa de uma
palavra, perdeu-se uma moça bonita que em bicho se transformou”. Em que local
se deu este fato? Serão feitas perguntas sobre todas as estrofes do cordel e a
cada vez que alguma criança não souber responder uma estrofe, será convidada a
rele-la. O professor sutilmente deverá ir dando pistas até que a criança
consiga decifrar e responder o que lhe foi perguntado.
5ª etapa- Agora, será requerido das crianças o seguinte: deverão entregar os
seus cordéis ao professor da turma. Após a entrega, toda a turma olhará para o
quadro branco da sala de aula. Só então, será lhes explicada a nova tarefa. Com
o uso de Data Show, as crianças deverão olhar para as figuras ali focadas,
associá-las e identificá-las na história do cordel lida por eles. Deverão
escrever em um papel, o nome da figura e o que significa na história. Serão
orientadas a prestar bastante atenção e observar figuras não fazem parte da
história, pois, foram “montadas. ” e quando perceberem que alguma das gravuras
ali impressas não fazem pare da história, escrever mais ou menos assim: “A
figura de número tal, não aparece na história da “Cachorrada Palmeira”.
. Para que as crianças não comecem a perder o
interesse pela aula e seu tema devido a dificuldade de fazer pesquisas sozinho,
será comunicado a toda a turma, que terão permissão de se consultarem uns aos
outros, só não podendo consultar o cordel.
Sem que percebam, lhes será dada total liberdade de ação: para levantar,
falar alto, passear na sala para falar com os amiguinhos e até de formarem seus
grupinhos, desde que a formação de grupinhos se dê de maneira natural, e não
premeditada. Caso isso ocorra, serão acrescentados sutilmente pelo professor da
turma mais elementos aos grupos formados com premeditação, de maneira que a
coesão e socialização entre a turma seja mantida e se fortaleça.
6ª etapa- Nesta parte, será
apresentado para as crianças um pequeno vídeo retirado da Internet com uma
pessoa declamando este cordel de forma musical. Após assistirem o vídeo será
solicitado que as crianças venham em duplas à frente após serem escolhidas por
sorteio (do tipo: “tira papelzinho com nome do saquinho”), e lhes será pedido,
dupla a dupla que declamem de forma musical a história em cordel “A Cachorra da
Palmeira”, valendo a improvisação nas músicas, mas mantendo a fala original como
foi mostrado no vídeo.
7ª etapa- Após ser trabalhado em sala de aula, na sala de informática e com
data show este cordel, será proposto um passeio com a autorização da Escola e a
aprovação dos pais dos alunos para uma visita a Feira de São Cristóvão, com
acompanhamento de outros professores e os responsáveis que tiverem
disponibilidade para ir. Será feita uma reunião com os responsáveis dos alunos,
onde o próprio professor da turma será o palestrante, explicando aos pais e
responsáveis a importância de se aprender a Cultura de todos os Estados do
Brasil, não só do Nordeste, na prática, indo pessoalmente conferir de perto
tudo aquilo que se pesquisa, que se lê
em jornais e pela internet, ou que, se
“ouviu falar”, de modo a confrontar com aquilo que está sendo visto ao vivo e
esclarecer e tirar qualquer dúvida que porventura se tenha.
VOLTA À CALMA:
PASSA
O ANEL ADAPTADO
Formar
uma roda e escolher dois alunos. Um aluno é escolhido para ser o “passador” e
outro para ser o “adivinhador”.
O
“passador” percorrerá toda a roda devendo depositar um anel ou objeto escolhido
como tal nas mãos de alguém da roda. Depois, chamará o “adivinhador” e
perguntará: Com quem está o anel? O “adivinhador” terá dez chances para
acertar. Caso o Faça, será o novo “passador”, caso não acerte nas dez chances,
deverá sentar-se com os outros à roda e o “passador” escolherá outro “adivinhador”.
A
brincadeira acaba com o encerramento do tempo de aula.
MATERIAL UTILIZADO:
Livro ou folhetos com a história:
“A cachorra da palmeira”.
Sala de informática da escola.
Data show.
Sala de aula normal da turma.
Cadernos, lápis borracha e folhas
de papel A 4.
AVALIAÇÃO.
Será feita em todas as etapas
do desenvolvimento da Atividade. Serão avaliados desde a primeira etapa os
seguintes critérios:
O
interesse do aluno pela aula e pelo tema.
A
facilidade ou dificuldade na assimilação das falas do texto.
A
desenvoltura nas pesquisas pelo tema do cordel na Internet.
Grau de dificuldade em diferenciar as figuras verdadeiras da
história do cordel daquelas que foram “montadas” pelo professor.
À vontade, facilidade e dificuldade de trabalhar em grupo, se relacionar
com os
colegas e a coesão da turma.
Quanto ao Atitudinal, só o tempo dirá. Após o passeio, com a
Atividade terminada,
será observada de forma
sutil se a turma realmente incorporou o interesse pelo cordel e pela cultura
nordestina e a de outros estados do país... ou a possibilidade de isto ocorrer
futuramente.
E por fim, o interesse
dos próprios pais das crianças com relação ao aprendizado de seus filhos sobre
a cultura de outras regiões do país.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Disponível
em:
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Cachorra_da_Palmeira
http://www.jangadabrasil.com.br/revista/galeria/ca86001f.asp
http://historianovest.blogspot.com.br/2010/09/mitos-brasileiros-cachorra-da-palmeira.html
0 Comments