plano de aula para trabalhar o controle de bola em corrida

plano de aula para trabalhar o controle de bola em corrida:

Objetivos:

  • Desenvolver a habilidade de condução de bola em corrida;
  • Melhorar a coordenação motora;
  • Aprimorar a velocidade e a agilidade dos alunos.

Material necessário:

  • Bolas de futebol;
  • Cones ou marcadores.

Desenvolvimento:

  1. Aquecimento: Inicie a aula com um aquecimento leve, que pode ser uma corrida leve ou algum exercício que envolva a movimentação dos membros inferiores. Tempo estimado: 10 minutos.

  2. Técnica de condução de bola: Demonstre e explique a técnica correta para conduzir a bola em corrida, destacando a posição do corpo, a forma de contato com a bola e a direção da corrida. Peça para os alunos praticarem a técnica individualmente, prestando atenção aos seus próprios movimentos. Tempo estimado: 20 minutos.

  3. Controle de bola em corrida: Organize cones ou marcadores formando um circuito no gramado e peça para os alunos conduzirem a bola em corrida pelo circuito, desviando dos obstáculos e mantendo o controle da bola. Incentive-os a observarem a sua própria técnica e a fazerem ajustes necessários para melhorar o controle. Tempo estimado: 20 minutos.

  4. Velocidade e agilidade: Divida a turma em dois grupos e organize um revezamento. Cada aluno corre até o outro lado do campo conduzindo a bola e volta para tocar na mão do próximo da fila, que deve realizar a mesma atividade. Incentive-os a aplicarem a técnica correta e a se esforçarem para serem rápidos e ágeis. Tempo estimado: 20 minutos.

  5. Trabalho em equipe: Divida a turma em dois times e organize um jogo em campo reduzido. O objetivo do jogo é marcar gols, incentivando a condução de bola em corrida. Incentive-os a utilizarem as técnicas trabalhadas anteriormente e a se comunicarem em campo. Tempo estimado: 30 minutos.

  6. Alongamento: Finalize a aula com alguns exercícios de alongamento para evitar lesões musculares. Tempo estimado: 10 minutos.

Observação:

  • Os tempos estimados são sugestões, podendo ser ajustados de acordo com as necessidades da turma.
  • Durante toda a aula, é importante dar feedbacks individuais para que os alunos possam melhorar sua técnica.


0 Comments