Dentro de uma visão geral do processo histórico da Educação Física principalmente neste último século, observamos a crescente importância do seu papel socializador, facilitador da aprendizagem e sua relevante contribuição para a formação integral do indivíduo, através do movimento. Analisando esses aspectos, procuramos definir as principais funções da Educação Física Escolar, em se relacionando o ato motor em interação com a corporeidade e expressão, desenvolvimento das emoções e o cognitivo, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. Destacando estes fatores, pretendemos sustentar a importância da disciplina como componente curricular obrigatório, conferindo-lhe uma identidade e referendando seu valor social.
Para quem imagina que a
aula de educação física é apenas um momento de recreação, é bom ficar atento.
Por meio de aulas sistematizadas, os alunos podem ter uma base educativa na sua
formação e saúde. Aulas de educação física estruturadas de maneira correta
formam bons cidadãos. As atividades físicas ajudam a aumentar a concentração
depois de uma quebra de rotina. O estresse de estudo pode ser mais prejudicial
do que o tempo utilizado para praticar uma atividade.
Uma pesquisa realizada
pela Revista Neurociência constatou que o desempenho cognitivo dos alunos
melhora quando eles praticam atividades físicas. Participaram dos testes
crianças de nove anos. Segundo uma das autoras do estudo, Darla Castelli, da
Universidade de Illinois, a prescrição é simples: 150 minutos de atividade
física semanal para estudantes do Ensino Fundamental e 225 para os do Ensino
Médio. A pesquisadora recomenda ainda que os educadores criem possibilidades de
integrar atividade física e conteúdo programático mesmo dentro da sala de aula.
Problemas corriqueiros
observados em crianças de primeira à quarta série podem ser amenizados com o
suporte das aulas. Por exemplo, quando um aluno não sabe ler, a tendência é
usar a negligência como argumento, quando, na verdade, essa criança pode ter
várias dificuldades, como a coordenação de visão. “As crianças podem ter
problemas quanto ao desenvolvimento cognitivo e a alfabetização não ser bem
desenvolvida por falta de coordenação motora. Essas capacidades podem ser
desenvolvidas nas aulas de educação física”
A criança precisa de
uma orientação para sua formação como cidadã. A prática de esportes e a
vivência das aulas sensibilizam para um estilo de vida mais ativo. A questão
não é somente pensar na atividade física hoje. É um processo de desenvolvimento
para o futuro. Se a criança entende que faz bem ter uma vida ativa,
provavelmente no futuro, quando ela se tornar adulta, dará continuidade a isso.
Precisamos sensibilizar os jovens para a importância da prática de atividade
física. Senão, o adulto será cada vez mais sedentário e estressado.
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