TENDÊNCIA PEDAGOGICA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS



TEORIA CRITICA SOCIAL CRITICA - A função social e politica da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados, a fim de colocar as classes populares em condições de uma efetiva participação nas lutas sociais. Não basta ter como conteúdo escolar as questões sociais atuais, mas é necessário ter dominio de conhecimentos, habilidades e capacidades mais amplas para que os alunos interpretem suas experiências de vida e defendam seus interesses de classe.

PAPEL DA ESCOLA - Difundir os conteúdos não abstratos, mas vivos, concretos e portanto indissociáveis das realidades sociais.

CONTEÚDO DE ENSINO - Não basta que o conteúdo seja ensinado é preciso que se ligue a significação humana e social. Além de se selecionado a partir da cultura, sociedade e da escola.

POSTURA PEDAGOGICA DOS CONTEÚDOS - Margem a possibilidade de uma reavaliação critica frente a esse conteúdo. " sua preocupação e superar o senso comum"

METODOLOGIA - O importante é que o aluno absorva o conteúdo. Cabe ao professor avaliar e decidir qual a melhor forma de ensina.

RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO - O conhecimento é baseado na troca de experiências e saber. Sendo que o professor conduz essa troca e ao mesmo tempo é um expectador.

MANIFESTAÇÃO NA PRÁTICA - O professor precisa compreender a realidade de seus alunos e adotar métodos que possa garantir a participação do aluno de forma mais efetiva.

A PEDAGOGIA CRITICO SOCIAL - Objetiva criar cidadãos conscientes principalmente dos seus direitos, e ensina que devem lutar por eles.
0 Comments