FACULDADE DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO ( )
PLANO DE AULA
ALUNO – MESTRE: MATRÍCULA:
LOCAL:
DATA: SÉRIE:
Educação infantil TURMA: 1ª
serie
HORÁRIO: DURAÇÃO
DA AULA: 50 minutos
UNIDADE: recreação TEMA: movimento
PROFESSOR AVALIADOR:
________________________________________________________
CREF n°: ___________________________________
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Vivenciar
diferentes tipos de deslocamentos imitando animais.
Desenvolver
a coordenação motora fina.
Desenvolver
a coordenação óculo-manual.
FESTA INFANTIL
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
|
Brinquedo cantado serpente
Bola de jornal
Imitando animais
Vamos passear
|
Atividade
com música: História da serpente: As crianças deverão permanecer sentadas no
chão. O professor deverá iniciar a brincadeira sendo a serpente. Enquanto
cantam a musica abaixo, o professor chama uma criança de cada vez para
engatar na serpente formando seu rabo (em forma de trenzinho). A brincadeira
continua até que todas as crianças tenham formado o rabo. Música:- Essa é a
historia da serpente; - Que desceu do morro;
-
Para procurar os pedaços do seu rabo; - Você também (aponta para uma
criança)
-
Você também (aponta para uma criança); - É um pedaço do meu rabão.
*
Atividade com música: Bate na mão: As crianças deverão permanecer sentadas em
circulo, voltadas para o centro ou em pé. Cantando a música e realizando os
gestos.
Música:
Bate na mão; bate no chão; bate na mão; põe a mão no cabeção.
Obs:
Poderá substituir o cabeção por pesão, pernão, dedão e demais partes do
corpo.
Bolinha de jornal: Antes de confeccionar a bola, as
crianças poderão observar as figuras, rasgar as folhas, amassar... Depois de
explorado o material a criança deverá juntar o jornal e formar uma bola. Para
fixar melhor o professor deverá passar uma fita. Com a bola as crianças
poderão desenvolver varias atividades, como: rolar para o amigo, jogar com
uma mão e pegar com a outra, chutar, arremessar, etc.
Alunos
espalhados pelo espaço. Dá o sinal do professor, a criança deverá imitar um
animal. Exemplo: cobra ( rastejar), gato (andar de quatro e miar), cachorro
(andar de quatro e latir). Todos param a um novo sinal do professor.
Repete-se varias vezes a brincadeira, mudando de animal.
As
crianças deverão andar livremente pela quadra e/ou formar uma fila, na medida
que a fila for andando, as crianças repetem cada frase (abaixo) proposta pelo
professor: -Vamos passear?; -Então vamos lá!; -Pra cima não dá (repete); -Pra
baixo não dá (repete); -Vamos passear?; -Então vamos lá!; -Olha o túneo
(todos se abaixam). O professor lançará outras situações, como a ponte, o
rio, buraco, etc.
|
AVALIAÇÃO:
OBSERVAÇÃO: será realizada mediante a observação da aula.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS: portal do
professor.com.br, wikipedia.com
0 Comments