FACULDADE DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO ( )
PLANO DE AULA
ALUNO – MESTRE: MATRÍCULA:
LOCAL:
DATA: SÉRIE: Educação
infantil
HORÁRIO: DURAÇÃO
DA AULA: 50 minutos
UNIDADE: recreação TEMA: movimento
PROFESSOR AVALIADOR:
CREF n°: ___________________________________
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Promover momentos de vivência lúdica e socialização.
- Favorecer o aprendizado de regras.
- Trabalhar o movimento e a expressão corporal.
PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
|
Regras do Caracol
Coelho na toca
Labirinto
Circuito
Vivo ou
Morto
|
Uma por vez, as crianças saltam, de casa em casa, em
direção ao centro do caracol, que é o céu. Chegando lá, descansam e voltam à
primeira casa. Elas podem pular com os dois pés e, para isso, as casas são um
pouco maiores do que as usadas com as turmas do pré. Não vale pisar nas
linhas ou fora.
O número de círculos é igual ao de crianças. Cada uma
se posiciona dentro de uma toca. Juntas, todas cantam o versinho "coelho
sai da toca, um, dois, três!". No fim da frase, todos saem de seu
círculo e procuram um novo o mais rápido que conseguirem. Nessa faixa etária,
a simples troca de toca já é um desafio.
Uma possibilidade é estabelecer um ponto no desenho,
bem distante da criança, e pedir para que ela chegue até lá. O desafio é
seguir apenas pelas linhas riscadas no chão.
As crianças percorrem trilhas riscadas no chão pisando
em linhas retas e curvas. A graça é variar os modos de completar os
circuitos: caminhando depressa, pulando com os dois pés, andando de lado ou
com as mãos dadas com um amigo.
Vivo ou morto e careca e cabeludo:
Todos ficam em fila. Quando o professor disser “morto” todos abaixam, quando
disser “vivo” todos ficam em pé. Quem errar da um pulo para frente. Variação:
fazer com os braços o “careca e cabeludo”. Quando disser “careca”, todos
colocam as mãos na cabeça, e quando disser “cabeludo”, abrem os braços.
|
AVALIAÇÃO:
OBSERVAÇÃO: Se elas praticam os movimentos exigidos com
mais qualidade, incluem novas expressões corporais em seu repertório,
aproveitam as oportunidades de socialização para avançar em questões como
colaboração e competição, conseguem seguir regras cada vez mais elaboradas e
constroem jogos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: portaldoprofessor.com.br, wikipedia.com
0 Comments