PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL RECREAÇÃO


FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO (    )
PLANO DE AULA
ALUNO – MESTRE:                                         MATRÍCULA: 
LOCAL: 
DATA:                  SÉRIE:  Educação infantil  
HORÁRIO:    DURAÇÃO DA AULA: 50 minutos
UNIDADE: recreação  TEMA: movimento
PROFESSOR AVALIADOR: 
CREF n°: ___________________________________



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



- Promover momentos de vivência lúdica e socialização.

- Favorecer o aprendizado de regras.


- Trabalhar o movimento e a expressão corporal.






PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL 


CONTEÚDOS

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS



Regras do Caracol






Coelho na toca






Labirinto





Circuito






Vivo ou  Morto
Uma por vez, as crianças saltam, de casa em casa, em direção ao centro do caracol, que é o céu. Chegando lá, descansam e voltam à primeira casa. Elas podem pular com os dois pés e, para isso, as casas são um pouco maiores do que as usadas com as turmas do pré. Não vale pisar nas linhas ou fora.


O número de círculos é igual ao de crianças. Cada uma se posiciona dentro de uma toca. Juntas, todas cantam o versinho "coelho sai da toca, um, dois, três!". No fim da frase, todos saem de seu círculo e procuram um novo o mais rápido que conseguirem. Nessa faixa etária, a simples troca de toca já é um desafio.


Uma possibilidade é estabelecer um ponto no desenho, bem distante da criança, e pedir para que ela chegue até lá. O desafio é seguir apenas pelas linhas riscadas no chão.


As crianças percorrem trilhas riscadas no chão pisando em linhas retas e curvas. A graça é variar os modos de completar os circuitos: caminhando depressa, pulando com os dois pés, andando de lado ou com as mãos dadas com um amigo.


Vivo ou morto e careca e cabeludo: Todos ficam em fila. Quando o professor disser “morto” todos abaixam, quando disser “vivo” todos ficam em pé. Quem errar da um pulo para frente. Variação: fazer com os braços o “careca e cabeludo”. Quando disser “careca”, todos colocam as mãos na cabeça, e quando disser “cabeludo”, abrem os braços.




AVALIAÇÃO: 








OBSERVAÇÃO:  Se elas praticam os movimentos exigidos com mais qualidade, incluem novas expressões corporais em seu repertório, aproveitam as oportunidades de socialização para avançar em questões como colaboração e competição, conseguem seguir regras cada vez mais elaboradas e constroem jogos.







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  portaldoprofessor.com.br, wikipedia.com



0 Comments