PLANO DE AULA DE ZUMBA



CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICA PEDAGÓGICA 5
PLANO DE AULA
ALUNO – MESTRE: 
   
LOCAL: 
DATA:  24/09/2015         SÉRIE:              TURMA:
HORÁRIO: das 00:00h as 00:00h  DURAÇÃO DA AULA: 50 minutos
UNIDADE: Dança     TEMA: Zumba
PROFESSOR AVALIADOR: 

CREF n°:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
·         Equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento;
·         Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.


AULA DE ZUMBA


CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Introdução
Será explanado um pouco sobre como surgiu a Zumba, suas divisões e principais ritmos trabalhados nas aulas de zumba.
Aquecimento
Parte 1
(  min)
A primeira parte do aquecimento é composta de pequenos movimentos para aquecer as articulações, principalmente dos membros inferiores, coordenados com movimentos dos membros superiores.
Aquecimento
Parte 2
(  min)
A segunda parte do aquecimento é onde ocorre a elevação da Frequência Cardíaca. A música contém partes rápidas, onde movimentos de saltos serão realizados, alternando com partes lentas, para que o aluno de zumba possa respirar e recuperar-se.
Aquecimento
Parte 3
(  min)
Na terceira parte do aquecimento serão realizados movimentos de contração muscular durante a coreografia.
Atividades
( minutos)
Na parte central da aula, serão realizadas coreografias que trabalham a coordenação, equilíbrio, agilidade, entre outros. Desenvolvidas de acordo com a tradição de musica ao país que ela se origina. Serão abordados ritmos como salsa, merengue, cumbia, hip-hop (Regatton), funk e samba.
Volta à calma
(5 minutos)
A volta a calma é um alongamento, ou seja,  no ritmo da musica dentro de uma coreografia serão realizados movimentos para alongar a musculatura e fazer com que a Frequência Cardíaca volte ao seu estado inicial.

AVALIAÇÃO:
Será feita através da observação das etapas cumpridas, dos aspectos relacionados com a inclusão de todos os alunos na vivência das Coreografias, desempenho e ajuste rítmico dos alunos.

OBSERVAÇÃO:
Na zumba não existe certo ou errado. A intenção é fazer com que o aluno divirta-se e mantenha uma vida saudável; sem se preocupar se está fazendo o movimento de forma correta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Curso de Zumba Fitness ministrado pela Instrutora Karla Meade.




0 Comments