CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICA PEDAGÓGICA 5
PLANO DE AULA
ALUNO –
MESTRE:
LOCAL:
DATA: 24/09/2015 SÉRIE: TURMA:
HORÁRIO:
das 00:00h as 00:00h DURAÇÃO DA
AULA: 50 minutos
UNIDADE:
Dança TEMA: Zumba
PROFESSOR
AVALIADOR:
CREF n°:
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Estruturar movimentos
que requeiram coordenação geral;
·
Equilibrar-se em
diferentes situações, com ou sem deslocamento;
·
Melhorar o desempenho
na execução de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.
AULA DE ZUMBA
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
|
Introdução
|
Será
explanado um pouco sobre como surgiu a Zumba, suas divisões e principais
ritmos trabalhados nas aulas de zumba.
|
Aquecimento
Parte
1
( min)
|
A
primeira parte do aquecimento é composta de pequenos movimentos para aquecer
as articulações, principalmente dos membros inferiores, coordenados com
movimentos dos membros superiores.
|
Aquecimento
Parte
2
(
min)
|
A
segunda parte do aquecimento é onde ocorre a elevação da Frequência Cardíaca.
A música contém partes rápidas, onde movimentos de saltos serão realizados,
alternando com partes lentas, para que o aluno de zumba possa respirar e
recuperar-se.
|
Aquecimento
Parte
3
(
min)
|
Na terceira parte
do aquecimento serão realizados movimentos de contração muscular durante a
coreografia.
|
Atividades
(
minutos)
|
Na
parte central da aula, serão realizadas coreografias que trabalham a
coordenação, equilíbrio, agilidade, entre outros. Desenvolvidas de acordo com
a tradição de musica ao país que ela se origina. Serão abordados ritmos como
salsa, merengue, cumbia, hip-hop (Regatton), funk e samba.
|
Volta
à calma
(5
minutos)
|
A
volta a calma é um alongamento, ou seja,
no ritmo da musica dentro de uma coreografia serão realizados
movimentos para alongar a musculatura e fazer com que a Frequência Cardíaca
volte ao seu estado inicial.
|
AVALIAÇÃO:
Será
feita através da observação das etapas cumpridas, dos aspectos relacionados com
a inclusão de todos os alunos na vivência das Coreografias, desempenho e ajuste
rítmico dos alunos.
OBSERVAÇÃO:
Na zumba
não existe certo ou errado. A intenção é fazer com que o aluno divirta-se e
mantenha uma vida saudável; sem se preocupar se está fazendo o movimento de
forma correta.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
0 Comments