PLANO DE AULA Lutas (Jiu Jitsu Adaptado)

PLANO DE AULA

TEMA: Lutas (Jiu Jitsu Adaptado)


SÉRIE: 6º ano – TURMA: 603 – TURNO: Manhã


DURAÇÃO: 60 Minutos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Vivenciar o conteúdo das Lutas de forma adaptada para a escola.
* Trabalhar o Jiu Jitsu através de brincadeiras próximas aos seus movimentos reais.
* Levar os alunos ao conhecimento sobre o tema Transversal do 1º Bloco dos PCNs.

DIMENSÕES:
* Conceitual: trabalhar as seguintes questões: o que é Jiu Jitsu? E quais as suas principais características e seus golpes?

* Procedimental: vivenciar situações de jogos e brincadeiras de lutas que proporcione e beneficie o agarrar, a ginga, as quedas, os socos e outros movimentos.

* Atitudinal: Valorizar e apreciar as atividades motoras, percebendo-as como um recurso para usufruto do tempo disponível, e de valores e atitudes gerais como responsabilidade, solidariedade, respeito, cooperação, sociabilidade, disciplina, entre outros.
         
CONTEÚDOS:
* Jiu Jitsu (Adaptado para Escola)

METODOLOGIA USADA:
* Global. Descoberta Orientada



AQUECIMENTO: 5 minutos
* Roubar a Bandeira:  Os alunos serão dispostos em duas equipes, uma de cada lado de Quadra, de posse de uma bandeira, onde as equipes deverão fixar sua bandeira na sua extremidade da Quadra. Feito isto, cada equipe deverá roubar a bandeira da outra equipe e ao mesmo tempo proteger a sua guarda (Lembrando que o “protetor “terá de evitar que o seu adversário consiga lhe tocar ou a sua bandeira). Se o componente for tocado pelo adversário deverá permanecer parado no local e só poderá voltar à brincadeira após ser salvo (tocado) por um companheiro da sua equipe. Cada vez que uma equipe conseguir roubar a bandeira do adversário e conduzi-la ao seu lado d quadra sem que o “roubador” seja tocado por algum adversário marca um ponto e a brincadeira recomeça.

PARTE PRINCIPAL (50 minutos)
Teórica 10 minutos
* A Aula tem início com uma pequena abordagem teórica de 10 minutos sobre a história do Jiu Jitsu, suas diversas características, objetivos e finalidades enquanto esporte e modalidade Olímpica

Prática - 40 minutos
* 1ª parte (10 minutos) - Empurra-empurra agachado: Alunos divididos em dois grupos de números iguais, ambos os sexos ficando cada grupo paralelo ao outro, ao primeiro comando os alunos deverão ficar a uma distância de aproximadamente 90 cm a frente um do outro, agachados de cocas, ficando de mãos dadas com os colegas do outro grupo. Ao sinal do segundo comando os educandos terão que desequilibrar seu colega a fazê-lo sentar. Lembrando que todos deverão esperar o sinal do professor e não podendo ficar em pé. A brincadeira chega ao fim após todas as duplas terem um vencedor.

 * 2ª parte (10 minutos - Pega-Balão (ou bexiga): Os alunos deverão ficar em duplas, cada um deles colocará em seu tornozelo um Balão, preso por uma fita (corda ou liga de borracha) de forma que não se desprenda. Em seguida as duplas deverão colocar as duas mãos no ombro de seu colega, e ao serem autorizados, os alunos deverão alcançar e estourar os balões que estão no tornozelo de seu colega sem deixar que o mesmo estoure o seu. Lembrando que não é permitido tirar as duas mãos ao mesmo tempo do ombro de seu colega e nem interferir com os braços no ataque do seu adversário, sendo sua única defesa empurrá-lo pelo ombro. A brincadeira chega ao fim após todas as duplas terem um vencedor.

* 3ª parte (10 minutos) - Desatar o laço: Alunos divididos em duplas. Cada um deverá amarrar em volta da cintura, com um nó tipo laço, uma corda (ou fita). As duplas deverão se posicionar de forma que só possa mexer os braços. Nessa atividade os alunos deverão soltar o laço do seu oponente de forma que não permita ao seu colega tirar o seu. Lembrando que não poderá se mudarem a base de apoio, ou seja: os pés após o início do combate. A brincadeira chega ao fim após todas as duplas terem um vencedor.

* 4ª parte (10 minutos) - Nó maluco: Alunos dispostos em um círculo, todos sentados. Ao primeiro comando irão cumprir a tarefa indicada. (toque no seu colega a sua direita com a perna direita, agora com o braço segure na camisa do colega a esquerdar, etc..) e no final da atividade será dado o comando para que todos fiquem de pé sem soltarem uns dos

VOLTA À CALMA: 5 minutos
* Andar na Linha: Alunos dispostos em fileira. Será traçada uma linha reta de dez metros na qual, os alunos deverão passar um a um com os olhos vendados sobre ela de uma extremidade à outra e durante o percurso a turma batendo palmas. As palmas ritmarão o companheiro quando o mesmo sair da linha. Conforme ele sai da linha as palmas vai aumentando Os alunos não deverão se manifestar verbalmente.
O objetivo além de desaquecer a musculatura e ajudar o relaxamento é a trabalhar a noção de espaço e o equilíbrio.


MATERIAL UTILIZADO:
* Pátio amplo e com piso nivelado ou Quadra com espaço para desenvolvimento da atividade, Cordas Bexigas, Cordão ou Fita, Cronometro e Apito e Colchonetes.


BIBLIOGRAFIA:
* Disponível em:
http:// http://www.fjjrio.com.br/
            http://www. http://www.cbjj.com.br/

http://www. infoescola.com/artes-marciais/Jitsu/
1 Comments

Boa tarde, estou a procura de um caderno de atividade para o jiujitsu infantil, ou até mesmo um livro que possa me ajudar com as aulas, vcs podem me ajudar ?