TEMA: Lutas Orientais
SÉRIE: 7º ano – TURMA: 704 – TURNO: Tarde
DURAÇÃO: 80
Minutos. Aula dividida em duas Partes. 40 minutos para cada uma.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
* Vivenciar o conteúdo das Lutas do Oriente.
* Rever os conceitos dos alunos acerca do tema.
*
Ensinar e trabalhar os movimentos básicos do Sumô.
CONTEÚDOS:
* Sumô
METODOLOGIA USADA:
* Descoberta Orientada
AQUECIMENTO:
5 minutos
Picada da cobra
* Nesta brincadeira, quando
alguém for tocado deverá continuar fugindo segurando o local tocado, seja no ombro, nas costas, nas pernas, na cabeça, etc....No
segundo toque o fugitivo deverá continuar correndo com a outra mão no segundo
local tocado e manter a mão no primeiro lugar tocado, no terceiro toque
passará a ser o pegador.
Ex.: 1º o pegador tocou na cabeça
de um fugitivo, então o fugitivo continua correndo
com a mão na cabeça, o pegador toca novamente o mesmo fugitivo porém
só que agora na perna por exemplo, então o fugitivo continua fugindo com uma das mãos na cabeça e a outra na perna, se for
tocado pela terceira vez, passará a ser o pegador.
PARTE PRINCIPAL (30 minutos)
Teórica 10 minutos
* Antes iniciar a parte prática da aula será feita uma
pequena abordagem sobre a história das Lutas, suas diversas características,
objetivos, modalidades e finalidades desde a antiguidade até os dias atuais,
com destaque para o tema desta aula, o Sumô.
Prática
- 20 minutos
Mini Sumô – 20 minutos
1ª Parte da Aula: Os alunos devem se dividir em
duplas. No chão, deve-se desenhar um círculo, quadrado ou ainda aproveitar as
linhas da quadra (caso seja este o espaço utilizado para a aula). As duplas se
posicionarão dentro da parte em questão e terá como objetivo retirar o outro da
área somente empurrando, sem golpes de impacto. A atividade não será realizada
por todos ao mesmo tempo, para que haja observação e participação da mesma.
Nessa fase, as duplas devem ter características parecidas (peso, altura, sexo etc....)
Os alunos que assistirem serão orientados a torcerem para incentivar os
participantes.
Após a
participação de todos, deve-se variar a atividade com as seguintes opções:
* Características físicas diferentes (alto vs baixo, homem v.s. mulher)
* Características físicas diferentes (alto vs baixo, homem v.s. mulher)
* Proibição
do uso de mãos
* Agachado
* De
joelhos
* Puxando
* Simular
um ruck de rugby (movimento de recuperação de bola em que certo número de
jogadores tenta empurrar o outro com uma bola no meio dos dois). A bola não
deve ser tocada, mas ultrapassada pelo último membro)
VOLTA À CALMA: 5 minutos
* Sendo
uma Luta de âmbito oriental, os alunos serão orientados a praticar um exercício
de respiração. Isso já conta como introdução que pode ser retomada
posteriormente em modalidades de origem oriental em que o foco e concentração
são importantes. Todos deverão respirar de forma torácica, abdominal, curta e
profunda etc. Os alunos podem praticar os exercícios sentados, deitados ou em
pé, como preferirem.
2ª Parte da Aula: AQUECIMENTO – 5 minutos.
Nesta
Fase, é recomendado apenas alguns exercícios de alongamento.
PARTE PRINCIPAL: Cabo de Guerra – 30 minutos.
* A sala
deve ser dividida de acordo com a disponibilidade de cordas e colchonetes da
escola. Um colchonete deve ser colocado entre os dois grupos. Cada grupo
segurará um lado da corda e puxará, objetivando que o grupo opositor pise ou
caia no colchonete. Não se deve largar a corda para evitar riscos, menos ainda
é permitido enrolar as mãos. Se algum grupo desistir, peça que avisem, pois se
soltar a corda apenas pode haver acidentes. Os alunos deverão ser bem
conscientizados desse risco. Serão variados o número de participantes e, novamente,
os alunos serão incentivados a serem expectadores-torcedores para que possa ser
explorado ao máximo o interesse e o bom andamento da aula.
VOLTA À CALMA: 5 minutos
* A Volta à calma ou
desaquecimento desta segunda fase da aula podem ser os mesmos exercícios de
desaquecimento da primeira fase da aula, com a única diferença que afora será
colocada uma música suave com duração de 5 minutos. o Desaquecimento termina
quando a música chegar ao fim.
MATERIAL UTILIZADO:
*
Espaço amplo (Sala ou Quadra com espaços para os colchonetes) com demarcações
no chão, giz, cordas e colchonetes.
BIBLIOGRAFIA:
* Disponível em:
http://www.yamasa.org/acjs/network/portugues/newsletter/things_japanese_15.html
http://www. http://pt.scribd.com/doc/16648264/Jogos-e-Brincadeiras-Para-Aquecimento-e-Volta-a-Calma
http://www. infoescola.com/artes-marciais/sumo/
0 Comments