PLANO DE AULA SUMÔ LUTAS ORIENTAIS

PLANO DE AULA SUMÔ LUTAS ORIENTAIS


TEMA: Lutas Orientais

SÉRIE: 7º ano – TURMA: 704 – TURNO: Tarde

DURAÇÃO: 80 Minutos. Aula dividida em duas Partes. 40 minutos para cada uma.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Vivenciar o conteúdo das Lutas do Oriente.
* Rever os conceitos dos alunos acerca do tema.
* Ensinar e trabalhar os movimentos básicos do Sumô.

CONTEÚDOS:
* Sumô

METODOLOGIA USADA:
* Descoberta Orientada

AQUECIMENTO: 5 minutos

Picada da cobra
* Nesta brincadeira, quando alguém for tocado deverá continuar fugindo segurando o local tocado, seja no ombro, nas costas, nas pernas, na cabeça, etc....No segundo toque o fugitivo deverá continuar correndo com a outra mão no segundo local tocado e manter a mão no primeiro lugar tocado, no terceiro toque passará a ser o pegador.
Ex.: 1º o pegador tocou na cabeça de um fugitivo, então o fugitivo continua correndo com a mão na cabeça, o pegador toca novamente o mesmo fugitivo porém só que agora na perna por exemplo, então o fugitivo continua fugindo com uma das mãos na cabeça e a outra na perna, se for tocado pela terceira vez, passará a ser o pegador.


PARTE PRINCIPAL (30 minutos)
Teórica 10 minutos
* Antes iniciar a parte prática da aula será feita uma pequena abordagem sobre a história das Lutas, suas diversas características, objetivos, modalidades e finalidades desde a antiguidade até os dias atuais, com destaque para o tema desta aula, o Sumô.

Prática - 20 minutos
Mini Sumô – 20 minutos
1ª Parte da Aula: Os alunos devem se dividir em duplas. No chão, deve-se desenhar um círculo, quadrado ou ainda aproveitar as linhas da quadra (caso seja este o espaço utilizado para a aula). As duplas se posicionarão dentro da parte em questão e terá como objetivo retirar o outro da área somente empurrando, sem golpes de impacto. A atividade não será realizada por todos ao mesmo tempo, para que haja observação e participação da mesma. Nessa fase, as duplas devem ter características parecidas (peso, altura, sexo etc....) Os alunos que assistirem serão orientados a torcerem para incentivar os participantes.
Após a participação de todos, deve-se variar a atividade com as seguintes opções:
* Características físicas diferentes (alto vs baixo, homem v.s. mulher)
* Proibição do uso de mãos
* Agachado
* De joelhos
* Puxando
* Simular um ruck de rugby (movimento de recuperação de bola em que certo número de jogadores tenta empurrar o outro com uma bola no meio dos dois). A bola não deve ser tocada, mas ultrapassada pelo último membro)

VOLTA À CALMA: 5 minutos
* Sendo uma Luta de âmbito oriental, os alunos serão orientados a praticar um exercício de respiração. Isso já conta como introdução que pode ser retomada posteriormente em modalidades de origem oriental em que o foco e concentração são importantes. Todos deverão respirar de forma torácica, abdominal, curta e profunda etc. Os alunos podem praticar os exercícios sentados, deitados ou em pé, como preferirem.




2ª Parte da Aula: AQUECIMENTO – 5 minutos.
Nesta Fase, é recomendado apenas alguns exercícios de alongamento.

PARTE PRINCIPAL: Cabo de Guerra – 30 minutos.
* A sala deve ser dividida de acordo com a disponibilidade de cordas e colchonetes da escola. Um colchonete deve ser colocado entre os dois grupos. Cada grupo segurará um lado da corda e puxará, objetivando que o grupo opositor pise ou caia no colchonete. Não se deve largar a corda para evitar riscos, menos ainda é permitido enrolar as mãos. Se algum grupo desistir, peça que avisem, pois se soltar a corda apenas pode haver acidentes. Os alunos deverão ser bem conscientizados desse risco. Serão variados o número de participantes e, novamente, os alunos serão incentivados a serem expectadores-torcedores para que possa ser explorado ao máximo o interesse e o bom andamento da aula.


VOLTA À CALMA: 5 minutos
* A Volta à calma ou desaquecimento desta segunda fase da aula podem ser os mesmos exercícios de desaquecimento da primeira fase da aula, com a única diferença que afora será colocada uma música suave com duração de 5 minutos. o Desaquecimento termina quando a música chegar ao fim.


MATERIAL UTILIZADO:
* Espaço amplo (Sala ou Quadra com espaços para os colchonetes) com demarcações no chão, giz, cordas e colchonetes.


BIBLIOGRAFIA:
* Disponível em:
http://www.yamasa.org/acjs/network/portugues/newsletter/things_japanese_15.html
            http://www. http://pt.scribd.com/doc/16648264/Jogos-e-Brincadeiras-Para-Aquecimento-e-Volta-a-Calma
http://www. infoescola.com/artes-marciais/sumo/




0 Comments