PLANO DE AULA VOLEIBOL TOQUE,MANCHETE E SAQUE ENSINO MÉDIO


PLANO DE AULA VOLEIBOL
 
EDUCAÇÃO FÍSICA - CONTEÚDO: VOLEIBOL
 PROFESSOR: 
DATA:local:
 SÉRIE: 2º Ano Ensino Médio 
DURAÇÂO: 50 minutos
 
OBJETIVO GERAL: Conhecer, vivenciar e executar os fundamentos técnicos toque e manchete do voleibol.

 

TOQUE: Ensinar a posição correta do corpo para o toque de bola: braços semi-flexionados, as mãos abertas imitando a forma da bola e cotovelos paralelos ao corpo, as pernas semi-flexionados, mantendo uma boa base de equilíbrio, sempre com uma perna à frente. No momento do toque, impulsionar pernas e braços num movimento bem sincronizado e natural.  Atividades: Tocar em movimentação para frente e para trás, para a esquerda e para a direita. Jogar a bola para o alto, deixar quicar e entrar embaixo da bola e dar o toque. Dar 10 toques individuais sem deixar a bola cair. Tocar em dupla sobre a rede ou corda elástica. Etc. criar situações semelhantes a do jogo. 

 

MANCHETE: O correto posicionamento de braços e pernas. Aprender a regular a força a ser aplicada na manchete, dependendo da situação em que que o aluno se encontra (manchete curta, manchete longa, etc.) Atividades: Individualmente com e sem bola, várias manchetes, parado e em movimento. Efetuar manchete individual em movimentação frente atrás, esquerda direita. Em duplas, em trio, em grupo. Criar situações semelhantes à do jogo.

 

SAQUE (POR BAIXO): Técnica do saque por baixo - pernas semi-flexionadas. Pé esquerdo à frente (no caso de alunos canhotos, pé direito à frente), lançar a bola baixa com a mão esquerda e golpear com a direita (no caso de alunos canhotos, lançar a bola com a mão direita e golpear com a esquerda), usando a parte de cima da palma da mão. Desta forma, o atleta dará uma direção correia à bola, de uma maneira suave e precisa. Atividades: Saque por baixo de curta distância, saque por baixo de média distância, saque por baixo de longa distância, fazendo com que o aluno domine o fundamento força. Saque por baixo para um colega, saque por baixo na parede. Saque por baixo tentando acertar um alvo. Fazer um joguinho onde o objetivo é marcar pontos com o saque por baixo.

 

SAQUE (POR CIMA): Fazer com que o aluno domine a execução correta do movimento do saque por cima: usar a extensão total do braço, perna esquerda à frente, semi-flexionadas, golpear a bola por baixo, encaixando toda a palma da mão na bola, se preocupar com a extensão correta e completa de todo o movimento. Atividades: Começar o ensinamento fracionado, primeiro sacar bem curto, a partir da linha de 3 metros, um jogador de frente para o outro, sem se preocupar com a força empregada. Na sequência, sacar na linha de 6 metros, usando a mesma técnica anterior, aumentando um pouco a força empregada. Após muitas repetições, passar para a linha de fundo. Variar com saques no corredor, diagonal e centro, curtos e longos, com meia força e força total.   



AVALIAÇÃO GERAL: Pela participação ativa dos alunos, questionamento, ideias, comportamento e através da execução correta dos fundamentos do voleibol apresentado pelo professor durante as aulas. Avaliação procedimental. 



 OBSERVAÇÕES GERAIS: 

 



BIBLIOGRAFIA:  Lemos, Ailton de Sousa. Voleibol escolar/Ailton de Sousa Lemos. - Rio de Janeiro: Sprint, 2004.


0 Comments