SISTEMAS TÁTICOS DO HANDEBOL

       SISTEMAS TÁTICOS DO HANDEBOL

                                                               SISTEMA
  É a forma de dispor – posicionar – os jogadores em quadra, podendo ser durante uma ação ofensiva (sistema ofensivo) ou durante uma ação defensiva (sistema defensivo), tendo como referência as marcações da área de 6 metros ou, ainda, a linha pontilhada de 9 metros.
  Logo, o sistema representa a adequação dos jogadores em quadra, para que os mesmos ocupem de maneira mais racional e homogênea todos os espaços, tanto defensivamente quanto ofensivamente.
  Cada equipe possui um sistema de jogo previamente definido que não varia, pois o que se variam são os esquemas, as táticas dentro do sistema.

                                                               TÁTICA
  É a maneira pela qual são postos em ação os sistemas adotados em um jogo em função das necessidades existentes durante a partida.
  As necessidades podem ser, por exemplo: a condição física da equipe, a característica individual de cada atleta e seu potencial técnico, a condição da equipe adversária, a quadra, as condições da partida, etc.

                                                           POSIÇÃO DOS JOGADORES
 GOLEIRO > Defende o gol de uma determinada Equipe. É o único que tem acesso livre à área defensiva. Pode, entre outras coisas, defender a bola com os pés e sair da área sem o domínio da bola. Ao defender um arremesso ou conseguir um tiro livre, o goleiro deve ter habilidade e raciocínio rápido para observar se algum jogador encontra-se em posição para o contra-ataque, executando um lançamento rápido e preciso.
 ARMADOR > É o cérebro do time no ataque. Este jogador está no centro do ataque e comanda o curso e o tempo do mesmo. Geralmente é o mais experiente jogador do time, devendo saber arremessar com força e ter um grande repertório de passes. Deve possuir grande visão de jogo para se adaptar às mudanças na defesa adversária. Então, força, concentração, tempo de jogo e passes certos são o que destacam um bom armador.
 MEIAS (ESQUERDO E DIREITO) > O “combustível” do time no ataque. Os meias possuem os mais fortes arremessos e são os mais altos jogadores do time. Costumam ser os mais perigosos durante o ataque, por conta de seus arremessos ou passes precisos. Posicionam-se entre os pontas e o armador, sendo fundamentais no engajamento.
 OS DOIS PONTAS (ESQUERDA E DIREITA) > Normalmente, iniciam as jogadas de ataque. São velozes, ágeis e possuem a capacidade de arremessar em ângulos fechados. O destaque no arremesso não é a força, mas a habilidade e a precisão, podendo mudar o destino da bola apenas momentos antes de soltá-la em direção ao gol. Também são muito importantes nos contra-ataques, em função de sua velocidade e posicionamento.
 PIVÔ > O “coringa” do time no ataque. Posiciona-se entre as linhas de 6m e a de 9m. Seu objetivo é abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar de uma distância menor, ou se posicionar estrategicamente para que possa receber a bola e arremessar em direção ao gol. Possui o maior repertório de arremessos do time, passando pelo goleiro e marcando gols em jogadas geralmente rápidas.

                                                           CICLO DO JOGO
               ATAQUE                                                                              DEFESA       
            POSSE DE BOLA.                                               RECUPERAR A BOLA.
            DESLOCAMENTO PARA.                                 RETORNO PARA.
            QUADRA ADVERSÁRIA.                                  DEFESA.
           CRIAR SITUAÇÃO DE GOL  .                           MARCAR ADVERSÁRIOS   .                                                                                                                                                                                                                                        
            FAZER GOL .                                                     IMPEDIR GOL.

                                                                          O ATAQUE
 Uma equipe está apta para o ataque à partir do momento que conquista a posse de bola. Pode utilizar os seguintes recursos:
1-      Contra-ataque direto
2-      Contra-ataque sustentado
3-      Organização de um ataque dentro de um sistema

1º- Contra-ataque direto - É realizado por um jogador que rouba a bola e sai sozinho ou através de um passe a longa distância executado pelo goleiro ou por um companheiro seu.
2º- Contra-ataque sustentado - Se o adversário consegue evitar a marcação do gol, mas a defesa ainda está desorganizada, se inicia uma 2ª fase executada a partir da troca de passes.
3º- Ataque por meio de um sistema - Se não for possível marcar o gol nas duas primeiras fases do ataque, é recomendável a suspensão da 2ª fase e a organização do ataque.



                                                               A DEFESA
 Parte-se do princípio de que a partir da perda da posse de bola (seja num arremesso sem êxito, numa falta de ataque ou num passe errado), a equipe encontra-se em situação de defesa. Então terá que:
 1 – Retornar rápido e com equilíbrio defensivo
 2 - Organizar a defesa e atuar dentro do sistema determinado

                                      SISTEMAS OFENSIVOS DO HANDEBOL
 Normalmente inicia quando a equipe chega próxima da área adversária e não conseguiu uma conclusão rápida.
 É a adequação (posicionamento) dos jogadores em quadra, para que os mesmos realizem uma ação combinada e coordenada durante uma ação de ataque. Eles se dividem em: Posicional, Circulação e Combinado.
Posicional - Tem como objetivo conseguir vantagem numérica a partir da rápida troca de passes em toda a largura da defesa, com cada jogador ocupando a sua posição característica. Quem circula é a bola e os extremas jogam bem “abertos” para evitar os congestionamentos no centro da defesa.
Sistema Posicional Clássico - SISTEMA 3 x 3 - é o sistema padrão, utilizado por quase todas as equipes. Utiliza três armadores, dois pontas e o pivô.
Sistema Posicional - SISTEMA 4x2- neste sistema a equipe ao chegar no ataque já se posiciona com dois pivôs e apenas dois armadores
Circulação - É o sistema mais moderno no Handebol. Os atletas devem estar em constantes movimentações, com passes rápidos e trocas de movimentação. Caracteriza-se pela utilização de muitas “quebras” para dificultar as ações de defesa do adversário
Combinado - Este é um sistema que se caracteriza pela mistura do posicional e do circulação. Alguns jogadores permanecem em suas posições características enquanto os outros circulam, principalmente, próxima à área de 6 metros.

                                         AÇÕES TÉCNICO-TÁTICAS OFENSIVAS
                                                 PRATICADAS NO HANDEBOL
Progressão - É a ação individual ou coletivo de progredir com a bola. A progressão tem por objetivo dar ritmo ao jogo com o propósito do ataque ou do contra-ataque.
Bloqueio - São ações utilizadas para desviar ou impedir a trajetória de deslocamentos do jogador ou da bola. O bloqueio do jogador, na maioria das vezes, é realizado pelo pivô próximo aos seis aos metros, tendo como objetivo neutralizar a ação de deslocamento do defensor e, assim, abrir espaços para ataque e arremesso de sua própria equipe. Ele pode ser ofensivo ou defensivo.
Desdobramento - São ações utilizadas para modificar o sistema que está sendo utilizado durante o jogo para outro sistema.

Exemplo de desdobramento iniciando no sistema 3x3 e passando para o sistema 2x4.
      Cruzamento - São ações técnico-táticas de pequenos grupos, em que o portador da bola procura criar espaços para o futuro receptor que está se deslocando por trás, ou pela frente em sentido contrário a ele. Tem como objetivo conseguir superioridade em relação ao adversário para que seja facilitado o posicionamento de arremesso.  

                                                 EXEMPLO DE CRUZAMENTO                   
                     
Engajamento - É a ação técnico-tática de uma equipe que consiste em cada jogador, ao estar de posse da bola, atacar entre dois defensores adversários liberando, assim, o seu companheiro lateralmente mais próximo, para ter opção de arremessos ou de dar continuidade à jogada.
Cortina - É a ação técnico-tática praticada quando da execução da cobrança de falta, em que dois ou mais jogadores de uma equipe beneficiada ficarão obstruindo a visão dos jogadores adversários, com o objetivo de que eles não saibam de onde será o início da trajetória do arremesso a gol da bola, dificultando, desta forma a possibilidade de bloqueio defensivo.
Quebra - São mudanças repentinas de direção impostas pela equipe de posse de bola quando a tendência da trajetória da bola parece ser sempre a mesma. Seu objetivo é o de conseguir espaços para o arremesso ou preparar  jogadas no ataque, diminuindo a intensidade da marcação do adversário.

                                      SISTEMAS DEFENSIVOS DO HANDEBOL
                                                          Tipos de defesa
É a maneira de coordenar as individualidades defensivas de forma coletiva.
  Individual - Tem como objetivo exercer a ação de marcar de forma direta a um determinado oponente.
  Zona - As ações de marcação visam ocupar um determinado espaço ou setor da quadra de jogo.
  Combinado ou Mista - Combina as ações da marcação individual e a de zona.
É a adequação (posicionamento) dos jogadores em quadra, para que os mesmos realizem uma ação combinada e coordenada durante uma ação de marcação. Eles se dividem em:   6 X 0,  5 X 1,   4 X 2,  3 X 2 X 1,   3 X 3,   2 X 4   e   1 X 5.
  Sistema 6 X 0 - É um sistema que se caracteriza por apenas uma linha de defesa com os seis jogadores atuando próximos a linha dos seis metros, e os mesmos deslocam-se de acordo com a trajetória da bola, para a direita e esquerda, para frente e com retorno em diagonal para linha dos seis metros.
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  Sistema 5 X 1 - Formada por duas linhas de defesa, uma com cinco jogadores próximo a linha de seis metros e a segunda com um jogador sobre a linha dos nove metros. O jogador avançado deve ser rápido, ágil e resistente, não tendo muita importância a sua estatura. As suas tarefas são: não permitir arremessos de longa distância (zona central da baliza); evitar que seja feito um passe para o pivô; perturbar o jogo dos atacantes nos arremessos de longa distância e interceptar passes; auxiliar especialmente os defensores lateral esquerdo e direito na luta contra os armadores;
iniciar o contra-ataque.  
                          



  Sistema 4 X 2 - Sistema composto por duas linhas laterais. A primeira linha é composta por dois jogadores próximos à linha de nove metros e a segunda linha é composta por quatro jogadores próximos a linha de seis metros. Os defensores da primeira linha utilizarão movimentos laterais, impedindo as infiltrações dos atacantes. Os defensores da segunda linha utilizarão movimentos laterais, para frente e parta trás e diagonais, evitando arremessos de longa e média distância e ainda procurarão interceptar passes ou dificultar a execução dos mesmos.                                                                                                                                                                                                                                                                    .                            


   Sistema 3 X 2 X 1 - É formada por três linhas de defesa, uma com três jogadores sobre a linha de seis metros outra com dois em uma linha intermediária entre seis e nove metros e a terceira linha sobre os nove metros com um jogador. Trata-se de uma defesa mista, isto é, uma defesa que é ao mesmo tempo zonal e individual. De acordo com o sistema ofensivo que se enfrenta, reage para converter-se em outro sistema defensivo. É o sistema que melhor proporciona contra ataques devido às posições escalonadas e mais adiantadas dos jogadores.
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Sistema 3 X 3 -  É um sistema formado por duas linhas de defesa, uma com três jogadores próximos a linha dos seis metros, outra com três jogadores sobre a linha dos nove metros.. É um dos sistemas mais ofensivos em termos de  agressividade próximos à área do goleiro. É considerado o mais arriscado de todos os sistemas por zona.

                   

                                                                                                                        


Os sistemas 4 X 2, 3 X 2 X 1, 3 X 3 e 2 X 4 têm sua aplicabilidade indicada para adversários que não tenham bons: pivôs, pontas ou arremessadores de 6 metros.
Vantagens
- Dificultar os arremessos de longa distância
- Dificultar a organização de jogadas do adversário na zona dos 9 metros.
Desvantagens
- Residem no fato de existir uma complicada coordenação de ocupação de espaços laterais,
- Exigem muito preparo físico, justamente, para cobrir estes espaços laterais,
- Possibilitam que os pivôs infiltrem com mais facilidade e
 - Necessitam de muito tempo de treina e entrosamento da equipe para pô-los em prática

Os sistemas 5 X 1, 6 X 0 e 1 X 5 têm sua aplicabilidade indicada para adversários que tenham facilidade de infiltração ou com jogadores hábeis nos 6 metros.
Vantagens
- Fácil execução,
- Boa proteção à área,
- Dificultam as infiltrações do ataque do adversário e
- Facilitam a organização de contra-ataque
Desvantagens
- Possibilidade de arremessos do adversário de média e longa distância,
- Interceptações de difícil execução e
- Contra-ataque lento.

Entre os sistemas defensivos mencionados, o mais indicado para colocarmos em prática a nível escolar é o 6x0.
       PELOS SEGUINTES MOTIVOS:
  Fácil de aprender;
  Fácil executar;
  É mais eficiente em termos defensivos;
  Requer menor condicionamento físico;
  Dificulta as infiltrações dos adversários ;
  É aplicável contra qualquer tipo de ataque.

                   FIM


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