SISTEMAS TÁTICOS DO HANDEBOL
SISTEMA
É a forma de dispor – posicionar – os
jogadores em quadra, podendo ser durante uma ação ofensiva (sistema ofensivo)
ou durante uma ação defensiva (sistema defensivo), tendo como referência as
marcações da área de 6 metros ou, ainda, a linha pontilhada de 9 metros.
Logo, o sistema representa a adequação dos
jogadores em quadra, para que os mesmos ocupem de maneira mais racional e
homogênea todos os espaços, tanto defensivamente quanto ofensivamente.
Cada equipe possui um sistema de jogo
previamente definido que não varia, pois o que se variam são os esquemas, as
táticas dentro do sistema.
TÁTICA
É a maneira pela qual são postos em ação os
sistemas adotados em um jogo em função das necessidades existentes durante a
partida.
As necessidades podem ser, por exemplo: a
condição física da equipe, a característica individual de cada atleta e seu
potencial técnico, a condição da equipe adversária, a quadra, as condições da
partida, etc.
POSIÇÃO
DOS JOGADORES
GOLEIRO > Defende o gol de uma determinada
Equipe. É o único que tem acesso livre
à área defensiva. Pode, entre outras coisas, defender a bola com os pés e sair
da área sem o domínio da bola. Ao defender um arremesso ou conseguir um tiro
livre, o goleiro deve ter habilidade e raciocínio rápido para observar se algum
jogador encontra-se em posição para o contra-ataque, executando um lançamento
rápido e preciso.
ARMADOR > É o cérebro do time no ataque.
Este jogador está no centro do ataque e comanda o curso e o tempo do mesmo.
Geralmente é o mais experiente jogador do time, devendo saber arremessar com
força e ter um grande repertório de passes. Deve possuir grande visão de jogo
para se adaptar às mudanças na defesa adversária. Então, força, concentração,
tempo de jogo e passes certos são o que destacam um bom armador.
MEIAS (ESQUERDO E DIREITO) > O
“combustível” do time no ataque. Os meias possuem os mais fortes arremessos e
são os mais altos jogadores do time. Costumam ser os mais perigosos durante o
ataque, por conta de seus arremessos ou passes precisos. Posicionam-se entre os
pontas e o armador, sendo fundamentais no engajamento.
OS DOIS PONTAS (ESQUERDA E DIREITA) >
Normalmente, iniciam as jogadas de ataque. São velozes, ágeis e possuem a
capacidade de arremessar em ângulos fechados. O destaque no arremesso não é a
força, mas a habilidade e a precisão, podendo mudar o destino da bola apenas
momentos antes de soltá-la em direção ao gol. Também são muito importantes nos
contra-ataques, em função de sua velocidade e posicionamento.
PIVÔ > O “coringa” do time no ataque.
Posiciona-se entre as linhas de 6m e a de 9m. Seu objetivo é abrir espaço na
defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar de uma distância
menor, ou se posicionar estrategicamente para que possa receber a bola e
arremessar em direção ao gol. Possui o maior repertório de arremessos do time,
passando pelo goleiro e marcando gols em jogadas geralmente rápidas.
CICLO DO JOGO
ATAQUE DEFESA
POSSE DE BOLA. RECUPERAR A BOLA.
DESLOCAMENTO PARA. RETORNO PARA.
QUADRA ADVERSÁRIA. DEFESA.
CRIAR
SITUAÇÃO DE GOL . MARCAR ADVERSÁRIOS .
FAZER
GOL . IMPEDIR GOL.
O
ATAQUE
Uma equipe está apta para o ataque à partir do
momento que conquista a posse de bola. Pode utilizar os seguintes recursos:
1-
Contra-ataque
direto
2-
Contra-ataque sustentado
3-
Organização de um ataque dentro de um sistema
1º- Contra-ataque direto - É
realizado por um jogador que rouba a bola e sai sozinho ou através de um passe
a longa distância executado pelo goleiro ou por um companheiro seu.
2º- Contra-ataque sustentado - Se o
adversário consegue evitar a marcação do gol, mas a defesa ainda está
desorganizada, se inicia uma 2ª fase executada a partir da troca de passes.
3º- Ataque por meio de um sistema -
Se não for possível marcar o gol nas duas primeiras fases do ataque, é
recomendável a suspensão da 2ª fase e a organização do ataque.
A DEFESA
Parte-se do princípio de que a partir da perda
da posse de bola (seja num arremesso sem êxito, numa falta de ataque ou num
passe errado), a equipe encontra-se em situação de defesa. Então terá que:
1 – Retornar rápido e com equilíbrio defensivo
2 - Organizar a defesa e atuar dentro do
sistema determinado
SISTEMAS
OFENSIVOS DO HANDEBOL
Normalmente inicia quando a equipe chega
próxima da área adversária e não conseguiu uma conclusão rápida.
É a adequação (posicionamento) dos jogadores
em quadra, para que os mesmos realizem uma ação combinada e coordenada durante
uma ação de ataque. Eles se dividem em: Posicional, Circulação e Combinado.
Posicional - Tem como objetivo
conseguir vantagem numérica a partir da rápida troca de passes em toda a
largura da defesa, com cada jogador ocupando a sua posição característica. Quem
circula é a bola e os extremas jogam bem “abertos” para evitar os
congestionamentos no centro da defesa.
Sistema Posicional Clássico - SISTEMA 3 x 3 - é o
sistema padrão, utilizado por quase todas as equipes. Utiliza três armadores,
dois pontas e o pivô.
Sistema Posicional - SISTEMA 4x2- neste sistema a
equipe ao chegar no ataque já se posiciona com dois pivôs e apenas dois
armadores
Circulação - É o sistema mais moderno no Handebol. Os
atletas devem estar em constantes movimentações, com passes rápidos e trocas de
movimentação. Caracteriza-se pela utilização de muitas “quebras” para
dificultar as ações de defesa do adversário
Combinado - Este é um sistema que se caracteriza pela
mistura do posicional e do circulação. Alguns jogadores permanecem em suas
posições características enquanto os outros circulam, principalmente, próxima à
área de 6 metros.
AÇÕES TÉCNICO-TÁTICAS OFENSIVAS
PRATICADAS
NO HANDEBOL
Progressão - É a ação
individual ou coletivo de progredir com a bola. A progressão tem por objetivo
dar ritmo ao jogo com o propósito do ataque ou do contra-ataque.
Bloqueio - São ações
utilizadas para desviar ou impedir a trajetória de deslocamentos do jogador ou
da bola. O bloqueio do jogador, na maioria das vezes, é realizado pelo pivô
próximo aos seis aos metros, tendo como objetivo neutralizar a ação de
deslocamento do defensor e, assim, abrir espaços para ataque e arremesso de sua
própria equipe. Ele pode ser ofensivo ou defensivo.
Desdobramento - São ações
utilizadas para modificar o sistema que está sendo utilizado durante o jogo
para outro sistema.
Exemplo de desdobramento iniciando no
sistema 3x3 e passando para o sistema 2x4.
EXEMPLO
DE CRUZAMENTO
Engajamento - É a ação
técnico-tática de uma equipe que consiste em cada jogador, ao estar de posse da
bola, atacar entre dois defensores adversários liberando, assim, o seu
companheiro lateralmente mais próximo, para ter opção de arremessos ou de dar
continuidade à jogada.
Cortina - É a ação
técnico-tática praticada quando da execução da cobrança de falta, em que dois
ou mais jogadores de uma equipe beneficiada ficarão obstruindo a visão dos
jogadores adversários, com o objetivo de que eles não saibam de onde será o início
da trajetória do arremesso a gol da bola, dificultando, desta forma a
possibilidade de bloqueio defensivo.
Quebra - São
mudanças repentinas de direção impostas pela equipe de posse de bola quando a
tendência da trajetória da bola parece ser sempre a mesma. Seu objetivo é o de
conseguir espaços para o arremesso ou preparar
jogadas no ataque, diminuindo a intensidade da marcação do adversário.
SISTEMAS DEFENSIVOS DO HANDEBOL
Tipos de defesa
É
a maneira de coordenar as individualidades defensivas de forma coletiva.
Individual - Tem como
objetivo exercer a ação de marcar de forma direta a um determinado oponente.
Zona - As ações
de marcação visam ocupar um determinado espaço ou setor da quadra de jogo.
Combinado ou Mista -
Combina as ações da marcação individual e a de zona.
É
a adequação (posicionamento) dos jogadores em quadra, para que os mesmos
realizem uma ação combinada e coordenada durante uma ação de marcação. Eles se
dividem em: 6 X 0, 5
X 1, 4 X 2, 3
X 2 X 1, 3 X 3, 2 X 4 e 1 X
5.
Sistema
6 X 0 - É um sistema que se caracteriza por apenas uma linha de defesa com os
seis jogadores atuando próximos a linha dos seis metros, e os mesmos
deslocam-se de acordo com a trajetória da bola, para a direita e esquerda, para
frente e com retorno em diagonal para linha dos seis metros.
.
Sistema 5 X 1
- Formada por duas linhas de defesa, uma com cinco jogadores próximo a linha de
seis metros e a segunda com um jogador sobre a linha dos nove metros. O jogador
avançado deve ser rápido, ágil e resistente, não tendo muita importância a sua
estatura. As suas tarefas são: não permitir arremessos de longa distância (zona
central da baliza); evitar que seja feito um passe para o pivô; perturbar o
jogo dos atacantes nos arremessos de longa distância e interceptar passes;
auxiliar especialmente os defensores lateral esquerdo e direito na luta contra
os armadores;
iniciar o contra-ataque.
Sistema
4 X 2 - Sistema composto por duas linhas laterais. A primeira linha é composta
por dois jogadores próximos à linha de nove metros e a segunda linha é composta
por quatro jogadores próximos a linha de seis metros. Os defensores da primeira
linha utilizarão movimentos laterais, impedindo as infiltrações dos atacantes.
Os defensores da segunda linha utilizarão movimentos laterais, para frente e
parta trás e diagonais, evitando arremessos de longa e média distância e ainda
procurarão interceptar passes ou dificultar a execução dos mesmos.
.
Sistema 3 X 2
X 1 - É formada por três linhas de defesa, uma com três jogadores sobre a linha
de seis metros outra com dois em uma linha intermediária entre seis e nove
metros e a terceira linha sobre os nove metros com um jogador. Trata-se de uma
defesa mista, isto é, uma defesa que é ao mesmo tempo zonal e individual. De
acordo com o sistema ofensivo que se enfrenta, reage para converter-se em outro
sistema defensivo. É o sistema que melhor proporciona contra ataques devido às
posições escalonadas e mais adiantadas dos jogadores.
.
Sistema 3 X 3 -
É um sistema formado por duas linhas de defesa, uma com três jogadores
próximos a linha dos seis metros, outra com três jogadores sobre a linha dos
nove metros.. É um dos sistemas mais ofensivos em termos de agressividade próximos à área do goleiro. É
considerado o mais arriscado de todos os sistemas por zona.
Os
sistemas 4 X 2, 3 X 2 X 1, 3 X 3 e 2 X 4 têm sua aplicabilidade indicada para
adversários que não tenham bons: pivôs, pontas ou arremessadores de 6 metros.
Vantagens
-
Dificultar os arremessos de longa distância
-
Dificultar a organização de jogadas do adversário na zona dos 9 metros.
Desvantagens
-
Residem no fato de existir uma complicada coordenação de ocupação de espaços
laterais,
-
Exigem muito preparo físico, justamente, para cobrir estes espaços laterais,
-
Possibilitam que os pivôs infiltrem com mais facilidade e
- Necessitam de muito tempo de treina e
entrosamento da equipe para pô-los em prática
Os
sistemas 5 X 1, 6 X 0 e 1 X 5 têm sua aplicabilidade indicada para adversários
que tenham facilidade de infiltração ou com jogadores hábeis nos 6 metros.
Vantagens
-
Fácil execução,
-
Boa proteção à área,
-
Dificultam as infiltrações do ataque do adversário e
-
Facilitam a organização de contra-ataque
Desvantagens
-
Possibilidade de arremessos do adversário de média e longa distância,
-
Interceptações de difícil execução e
-
Contra-ataque lento.
Entre
os sistemas defensivos mencionados, o mais indicado para colocarmos em prática
a nível escolar é o 6x0.
PELOS SEGUINTES MOTIVOS:
Fácil de
aprender;
Fácil
executar;
É mais
eficiente em termos defensivos;
Requer menor
condicionamento físico;
Dificulta as
infiltrações dos adversários ;
É aplicável
contra qualquer tipo de ataque.
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