Roteiro
básico para Plano de Aula
(Cada
aula obedecerá a um plano específico)
I.
Plano
de Aula:
Data:
|
II.
Dados
de Identificação:
Colégio/Escola:
Professor
(a) estagiário (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
|
III.
Tema:
-
o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
-
conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica
que sustenta o tema
|
IV.
Objetivos:
a
serem alcançados pelos
alunos e não pelo estagiário;
objetos da avaliação (item VIII);
Objetivos
específicos:
especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a
4). OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades
como, por exemplo:
ao
nível de conhecimento
– associar, comparar, contrastar, definir, descrever,
diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear,
parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar,
constatar, sumariar, contar;
ao
nível de aplicação
– calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar
um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar,
prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar,
usar;
ao
nível de solução de problemas
– advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir,
criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar,
formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou
classificar, recomendar.
|
V.
Conteúdo:
conteúdos
programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)
|
VI.
Desenvolvimento
do tema:
descrição
da abordagem teórica e prática do tema
Introdução
( sensibilização) ...... min. (tempo 10% do total da aula)
Desenvolvimento
..... min ( tempo 70 a 90% do tempo)
Síntese
Integradora .... min( 20% do tempo)
|
VII.
Recursos
didáticos:
(quadro,
giz, projetor de multimídia, etc.) e fontes histórico-escolares
(filme, música, quadrinhos, etc.)
|
VIII.
Avaliação:
(Opcional para o tempo da aula) ( Previsão para a aula seguinte)
Pode
ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa
e somativa). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos
para a aula:
-
atividades
(ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão
de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos,
etc.)
-
critérios adotados para correção das atividades.
|
XIX.
Referências:
indicar
a bibliografia efetivamente utilizada no planejamento da aula.
|
0 Comments