PLANO DE AULA VOLEIBOL ADAPTADO

PLANO DE AULA

TEMA: (Voleibol adaptado).


SÉRIE: 5º ano /TURMA 501.


DURAÇÃO: 50 Minutos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Trabalhar a Coordenação Motora.
Aprimorar as habilidades Motoras.
Ministrar uma Atividade para ambos os sexos na Faixa etária adulta.
Ensinar os Fundamentos Toque, Cortada e Saque por baixo no Voleibol Adaptado. 

CONTEUDOS:
Voleibol Adaptado para alunos do Ensino Fundamental I.
Atividade de aprendizagem do Conteúdo Vôlei nas aulas de Educação Física.

AQUECIMENTO.

DINÂMICA: O GATO E O RATO

Todos formam uma roda. Um aluno é escolhido para fazer o papel do Gato e outro o do Rato. O Rato fica dentro da roda e o Gato fica fora da roda. Então o Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" Todos os alunos na roda respondem: "Não!" O Gato pergunta: "A que horas ele chega?" Os alunos da roda dão como resposta um horário qualquer (ex: 22 horas).

Todos começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e oalunos respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado. Aí, os alunos na roda deverão parar com os braços estendidos e o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato.

PARTE PRINCIPAL.
Regras Adaptadas para a Atividade, ToqueCortada e o Saque por baixo.

O professor dividirá os alunos em Equipes com oito alunos de ambos os sexos, quatro de cada (já que a Atividade permiteadaptações) e colocará cada uma de um lado da Quadra, separados pela rede de voleibol afixada a uma altura de 1,50m.
O jogo será jogado com uma bola de Câmara de ar de bola com um pequeno peso dentro para que fique um pouco pesada. As Regras do jogo ficam a Critério do professor. Um aluno saca e outro do lado contrário segura a bola ao invés de usar o Fundamento Manchete. Atira para um companheiro de Equipe e aí prevalecem as Regras de um jogo Oficial: A bola roda devendo passar por toda a Equipe.
Para todos poderem participar, a partida terá apenas um Set de 10 pontos.


VOLTA À CALMA:
PASSA O ANEL ADAPTADO
Formar uma roda e escolher dois alunos. Um aluno é escolhido para ser o “passador” e outro para ser adivinhador”.
O “passador” percorrerá toda a roda devendo depositar um anel ou objeto escolhido como tal nas mãos de alguém da roda. Depois, chamará o adivinhador e perguntará: Com quem está o anel? O “adivinhador” terá dez chances para acertar. Caso o Faça, será o novo “passador”, caso não acerte nas dez chances, deverá sentar-se com os outros à roda e o “passador escolherá outro “adivinhador”.
A brincadeira acaba com o encerramento do tempo de aula.


MATERIAL UTILIZADO:
Quadra Esportiva, Bola de Câmara de Ar da bola de Vôlei ou de da bola de Basquete, 1 Rede de Voleibol.

AVALIAÇÃO:
Interesse pela aula e grau de assimilação do Conteúdo.


BIBLIOGRAFIA:
Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Folha-De-Volei-e-Cambio-Para/584554.html
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