PLANO DE AULA - PSICOMOTRICIDADE

Tema

Psicomotricidade

A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
 Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo.
 O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo.

Objetivo

 - Desenvolver a capacidade física (força, resistência, coordenação, sentido de equilíbrio, velocidade, etc.).
- Despertar na criança o sentido de grupo ensinando-a a conviver com outras crianças, praticando cooperação, lealdade, cortesia, espírito de luta e respeito ao semelhante.
- Favorecer a aprendizagem de atividades lúdicas, para que a criança possa utilizá-las nas suas horas de lazer fora da escola.
- Ensinar a crianças as habilidades fundamentais variadas, oferecendo-lhe a oportunidade de praticá-las em ambiente de prazer, a fim de estimular o gosto pelo esporte.
- Favorecer a iniciação esportiva.
- Dar oportunidade a criança de solucionar problemas práticos, que as situações dos jogos oferecem.

O movimento é o maior estímulo para o desenvolvimento, agindo através do sistema nervoso, muscular e circulatório. O jogo é a atividade mais indicada para satisfazer essas necessidades de movimento, que a criança tem em grande potencial.
 Além de papel estimulante, o jogo constitui um veículo educacional muito importante.     É um fenômeno cultural e o biológico, constitui atividade livre, alegre, que encerra em sentido, uma significação. É de grande valor espiritual e social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais (favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, pois, aprendendo a respeitar as regras do jogo, ela irá respeitar as regras da sociedade).

Estratégia

Jogos motores para crianças de 4-6 anos

 Esta fase é chamada de fase lúdica, pois o brinquedo é o mais importante para a criança, ela encontra na atividade lúdica um imediato interesse. A criança brinca porque o brinquedo é um prazer que atende suas reais necessidades, tanto físicas quanto espirituais.
 Através do brinquedo a criança satisfaz a necessidade de criar, conhecer e entender o significado das coisas e dos fatos. Por essa razão é necessário colocar ao dispor da criança uma sala onde ela possa ter liberdade para se movimentar, brincar, colecionar coisas e adquirir múltiplas experiências através das brincadeiras.

 Os movimentos já apresentam qualidade e um aumento rápido de rendimento, quando aplicados em diferentes situações.

 - O andar: apresenta uma diminuição do número de passos em maior amplitude da passada.
 - O trepar: é uma forma de movimento que desperta enorme interesse na idade pré-escolar e a criança está testando constantemente suas possibilidades.
- O correr: ainda de apresenta de forma irregular com passos curtos e batidos, com pequena movimentação dos braços.
- O saltar: é uma forma de movimentação que atraí bastante a criança pré-escolar, apresenta uma lenta evolução em razão da falta adequada de estimulação em aparelhos.
- O lançar: Não apresenta grande evolução até o quarto ano de vida e a criança emprega as formas da etapa anterior.
- O pegar: Apresenta certa diferenciação da etapa anterior e a criança já não utiliza a forma “cestinho” para apanhar a bola. Ela estende os braços em direção a bola, mantendo as palmas das mãos para cima e os dedos ligeiramente afastados.
- A força: Em relação à etapa anterior, apresenta rápido progresso, porém, ainda permanece baixa pela falta de estímulos com aparelhos adequados.
- A coordenação: Apresenta melhora significativa, pois a criança já responde até três ordens por vez, sendo capaz de combinar os movimentos fundamentais e antecipar respostas.
- A flexibilidade: Se apresenta suficientemente boa e a criança, na sua movimentação global, está sempre treinando essa capacidade motora.

Material

 Cones / Bambolês / bolas / Cordas / Giz de lousa / Banco / Bexigas. 

Avaliação

 A avaliação será feita pela participação individual, cooperação e interação com os colegas de classe, respeitando as regras do jogo.
 Os critérios de avaliação não serão dados pelo desempenho, ou seja, não terá maior nota quem tiver maior pontuação, mas sim quem tiver participação.
 Os alunos que não quiserem participar do circuito poderão participar da fiscalização que ocorrerá durante o percurso do mesmo. As notas de prática e fiscalização serão as mesmas, somente descontará pontos daquele que não participar de nenhuma função.






Parte Inicial 5’

Bate papo inicial, com explicação da atividade (circuito com obstáculos), explicando as regras e objetivo aos alunos.








Parte Principal 30’

Parte Final 5’

Volta a calma, com uma roda que representará a libertação de todos do pantanal assombrado.


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