Tema
Psicomotricidade
A
Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de
tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser
natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à
personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que
sente.
Na Educação Infantil, a criança busca
experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema
corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma
como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se
expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O
movimento humano é construído em função de um objetivo.
O
trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base
indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando
oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize
sobre seu corpo.
Objetivo
-
Desenvolver a capacidade física (força, resistência, coordenação, sentido de
equilíbrio, velocidade, etc.).
-
Despertar na criança o sentido de grupo ensinando-a a conviver com outras
crianças, praticando cooperação, lealdade, cortesia, espírito de luta e
respeito ao semelhante.
-
Favorecer a aprendizagem de atividades lúdicas, para que a criança possa
utilizá-las nas suas horas de lazer fora da escola.
-
Ensinar a crianças as habilidades fundamentais variadas, oferecendo-lhe a
oportunidade de praticá-las em ambiente de prazer, a fim de estimular o gosto
pelo esporte.
-
Favorecer a iniciação esportiva.
-
Dar oportunidade a criança de solucionar problemas práticos, que as situações
dos jogos oferecem.
O
movimento é o maior estímulo para o desenvolvimento, agindo através do sistema
nervoso, muscular e circulatório. O jogo é a atividade mais indicada para
satisfazer essas necessidades de movimento, que a criança tem em grande
potencial.
Além de papel estimulante, o jogo constitui um
veículo educacional muito importante. É um fenômeno cultural e o biológico,
constitui atividade livre, alegre, que encerra em sentido, uma significação. É
de grande valor espiritual e social, oferecendo inúmeras possibilidades
educacionais (favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a
inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para
viver em sociedade, pois, aprendendo a respeitar as regras do jogo, ela irá
respeitar as regras da sociedade).
Estratégia
Jogos
motores para crianças de 4-6 anos
Esta fase é chamada de fase lúdica, pois o
brinquedo é o mais importante para a criança, ela encontra na atividade lúdica
um imediato interesse. A criança brinca porque o brinquedo é um prazer que
atende suas reais necessidades, tanto físicas quanto espirituais.
Através do brinquedo a criança satisfaz a
necessidade de criar, conhecer e entender o significado das coisas e dos fatos.
Por essa razão é necessário colocar ao dispor da criança uma sala onde ela
possa ter liberdade para se movimentar, brincar, colecionar coisas e adquirir
múltiplas experiências através das brincadeiras.
Os movimentos já apresentam qualidade e um
aumento rápido de rendimento, quando aplicados em diferentes situações.
- O andar: apresenta uma diminuição do número
de passos em maior amplitude da passada.
- O trepar: é uma forma de movimento que
desperta enorme interesse na idade pré-escolar e a criança está testando
constantemente suas possibilidades.
-
O correr: ainda de apresenta de forma irregular com passos curtos e batidos,
com pequena movimentação dos braços.
-
O saltar: é uma forma de movimentação que atraí bastante a criança pré-escolar,
apresenta uma lenta evolução em razão da falta adequada de estimulação em aparelhos.
-
O lançar: Não apresenta grande evolução até o quarto ano de vida e a criança
emprega as formas da etapa anterior.
-
O pegar: Apresenta certa diferenciação da etapa anterior e a criança já não
utiliza a forma “cestinho” para apanhar a bola. Ela estende os braços em
direção a bola, mantendo as palmas das mãos para cima e os dedos ligeiramente
afastados.
-
A força: Em relação à etapa anterior, apresenta rápido progresso, porém, ainda
permanece baixa pela falta de estímulos com aparelhos adequados.
-
A coordenação: Apresenta melhora significativa, pois a criança já responde até
três ordens por vez, sendo capaz de combinar os movimentos fundamentais e
antecipar respostas.
-
A flexibilidade: Se apresenta suficientemente boa e a criança, na sua movimentação
global, está sempre treinando essa capacidade motora.
Material
Cones / Bambolês / bolas / Cordas / Giz de
lousa / Banco / Bexigas.
Avaliação
A avaliação será feita pela participação
individual, cooperação e interação com os colegas de classe, respeitando as
regras do jogo.
Os critérios de avaliação não serão dados pelo
desempenho, ou seja, não terá maior nota quem tiver maior pontuação, mas sim
quem tiver participação.
Os alunos que não quiserem participar do
circuito poderão participar da fiscalização que ocorrerá durante o percurso do
mesmo. As notas de prática e fiscalização serão as mesmas, somente descontará
pontos daquele que não participar de nenhuma função.
Parte Inicial 5’
Bate
papo inicial, com explicação da atividade (circuito com obstáculos), explicando
as regras e objetivo aos alunos.
Parte Principal 30’
Parte Final 5’
Volta
a calma, com uma roda que representará a libertação de todos do pantanal
assombrado.
0 Comments