PLANO DE AULA
PROFESSOR:
SÉRIE: 2º ano ao 5º ano /TURMAS: 201 – 301 – 401- 501/TURNO: 2º (tarde)
TEMÁTICA CENTRAL: (Voleibol adaptado).
DURAÇÃO: Aulas de 60 minutos para cada Turma.
JUSTIFICATIVA:
A Educação Física, tem nos seus jogos com bola o conteúdo predileto das suas aulas por alunos de qualquer idade, sexo e Segmento. Entretanto, devido ao preconceito e a discriminação que ainda rondam esta Disciplina, muitos alunos acabam fora desses jogos por questões de habilidade, sexo, compleição física ou até mesmo deficiência, visto que nem todas as Escolas encontram-se preparadas para lidar e, portanto abrigar esse público diferenciado (alunos com deficiência).
Assim sendo, optou-se por trabalhar uma atividade comum, adaptando-a para que todos os alunos sem exceção tenhamoportunidade de participar.
A modalidade escolhida para esta finalidade foi o Voleibol, o qual será adaptado objetivando a inclusão, iniciando o trabalho com o Ensino Fundamental1.
O propósito desta aula será ensinar as regras do jogo oficial, utilizando o Vôlei Adaptado. Inicialmente será aplicado na aula o Método Global, onde o aluno executará cada movimento do Fundamento ensinado na sua forma total, sem divisão em fases. Depois, as atividades serão trabalhadas através do Método Parcial, aonde o aluno inicialmente vivenciará o movimento na sua totalidade. Posteriormente, o movimento será dividido em partes, e cada uma delas será executada em conjunto com as partes anteriores. Nesta fase será dada ênfase a descoberta orientada.
Também se optou por trabalhar os seguintes Temas Transversais: Ética, onde o aluno deverá adotar atitudes de solidariedade com o colega menos favorecido fisicamente e com menos habilidade no decorrer da aula. Pluralidade Cultural, onde o aluno aprenderá a não fazer menção de nenhum termo jocoso ou ofensivo à etnia, classe social ou sexo do (a) colega, antes, durante e após a aula. E a Orientação Sexual, onde o aluno será orientado quanto ao respeito pelo sexo oposto e o comportamento relativo à sexualidade do (a) colega.
OBJETIVOS GERAIS:
No presente projeto, será utilizado como ferramenta de trabalho o Voleibol.
A Atividade será adaptada para alunos iniciantes e alunos de ambos os sexos com deficiência física, todos participando juntosem todas as etapas sem separação por sexo, onde serão ensinadas e trabalhadas as regras do jogo oficial de maneira lúdica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conceitual:
Conhecer não só as Regras, mas também, a história do Voleibol.
Ressaltar a importância do Voleibol para a Qualidade de Vida, a Saúde e Socialização.
Utilizar diferentes formas de adaptação no Voleibol e trabalhá-la em grupo.
Procedimental:
Aprender e dominar os Fundamentos do Voleibol oficial através do jogo adaptado.
Trabalhar a inclusão através dos diferentes Fundamentos do Voleibol.
Vivenciar através da atividade adaptada situações reais de um jogo de Vôlei oficial.
Atitudinal:
Respeitar o colega e resolver os problemas com atitudes de diálogo, sem violência.
Repudiar qualquer tipo de discriminação por etnia, sexo ou condição social.
Considerar a limitação do colega menos habilidoso, sendo solidário e respeitando-o.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
O GATO E O RATO
VOLEI ADAPTADO/REGRAS E FUNDAMENTOS
PASSA O ANEL ADAPTADO
PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
O GATO E O RATO
Todos formam uma roda. Um aluno é escolhido para fazer o papel do Gato e outro o do Rato. O Rato fica dentro da roda e o Gato fica fora da roda. Então o Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" Todos os alunos na roda respondem: "Não!" O Gato pergunta: "A que horas ele chega?" Os alunos da roda dão como resposta um horário qualquer (ex: 22 horas).
Todos começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e os alunos respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado. Aí, os alunos na roda deverão parar com os braços estendidos e o Gato passará a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato.
VOLEI ADAPTADO
Regras Adaptadas para a Atividade, o Toque, a Cortada e o Saque por baixo.
O professor dividirá os alunos em Equipes com 10 alunos de ambos os sexos, cinco de cada lado, sendo que três alunos (as) com melhor controle da bola e dois (as) sem o mínimo jeito para lidar com ela (já que a Atividade permite adaptações) e colocará cada quinteto de um lado da Quadra, separados pela rede de voleibol afixada a uma altura de 1metro, do chão.
O jogo será jogado com uma bola de Câmara de ar de bola com um pequeno peso dentro para que fique um pouco pesada. As Regras do jogo ficam a Critério do professor. Um aluno saca e outro do lado adversário deverão segurar a bola ao invés de usar o Fundamento Manchete. Atira para um companheiro de Equipe e aí prevalecem as Regras de um jogo Oficial: A bola roda devendo passar por toda a Equipe no sentido horário.
Após a execução da atividade desta maneira, todos deverão executá-la sentados, independente de a turma ter ou não alunos Cadeirantes ou com deficiência física. Nesta fase da aula, será dada ênfase aos membros superiores no trabalho com esta atividade, como forma de ensinar a turma o Vôlei Sentado, atividade praticada com Cadeirantes.
Objetivoà Inclusão. Preparar alunos sem deficiência para jogarem junto aos alunos com deficiência demonstrando como é ser uma Pessoa com Deficiência.
Para todos poderem participar, a partida terá apenas um Set de 10 pontos.
PASSA O ANEL ADAPTADO
Formar uma roda e escolher dois alunos. Um aluno é escolhido para ser o “passador” e outro para ser o “adivinhador”.
O “passador” percorrerá toda a roda devendo depositar um anel ou objeto escolhido como tal nas mãos de alguém da roda. Depois, chamará o “adivinhador” e perguntará: Com quem está o anel? O “adivinhador” terá dez chances para acertar. Caso o Faça, será o novo “passador”, caso não acerte nas dez chances, deverá sentar-se com os outros à roda e o “passador” escolherá outro “adivinhador”.
A brincadeira acaba com o encerramento do tempo de aula.
RECURSOS DE ENSINO:
Quadra Esportiva, uma bola de câmara de ar de uma bola de Vôlei ou de uma bola de Basquete, uma rede de Voleibol.
0 Comments