Curso:
Educação
Física (Licenciatura) Semestre:
3º
Plano
de Aula – Basquetebol
Tema:
Manejo
de bola
Aula de 45 minutos, para crianças de 7 a 10 anos.
Parte
Inicial: Chamar a atenção dos alunos com cumprimento, e
apresentar o tema da aula. Em seguida, começar com uma brincadeira de
pega-pega, em que um ou mais pegador terá que segurar a bola nas mãos sem poder
deixar tocar o chão, e para pegar o colega deverá tocar com a bola do outro e
passá-la para quem foi pego, deixando assim de ser pegador. A brincadeira
começa sem ser permitido correr, apenas com um andar acelerado, para as crianças
começarem a se aquecer, mas logo em seguida permite-se correr.
Parte
Principal: Separar a turma em colunas paralelas, pois
será feita uma competição de estafetas, no qual a coluna que ganhar o maior
número de rodadas será a campeã.
Primeira rodada, correr até a linha de chegada segurando a bola em uma só mão, sendo obrigatório ir com a mão direita e voltar com a mão esquerda, se deixar a bola cair, deve voltar a linha de sáida. Quem fizer o percurso mais rápido vence. Continuando com esse mesmo método nas respectivas rodadas, porém com outras variações de manejo de bola livres pela escolha do professor, como: correr segurando a bola atrás das costas, segurar a bola e se deslocar apenas pulando, ao andar ter que passar a bola entre as pernas em todos os passos, ir até o outro lado girando a bola em volta da cintura usando apenas mãos e braços, ir até o outro lado girando a bola em volta da cabeça usando apenas mãos e braços, sentados o primeiro da coluna deve passar a bola para o de trás acima da cabeça até chegar no último que ao pegar a bola deve ir correndo até o primeiro da fila e repetir o movimento até alcançar a linha de chegada, o primeiro da coluna deve passar a bola para o de trás por entre as pernas até chegar no último que ao pegar a bola deve ir correndo até o primeiro da fila e repetir o movimento até alcançar a linha de chegada, entre outras variações.
Parte
Final: Reunir os alunos, pedir para sentarem e discutir o que
foi trabalhado durante a aula. Perguntar o que sentiram mais facilidade ou mais
dificuldade e se gostaram da aula. E antes de libera-los realizar a chamada.
0 Comments