PLANO DE AULA VOLEIBOL - REGRAS E FUNDAMENTOS

PLANO DE AULA


PROFESSOR:

PÚBLICO ALVOSÉRIE: 6º ano ao 9º ano /TURMAS: 601, 701, 801, 901 /TURNO: 1º

TEMÁTICA CENTRAL: (Voleibol – Regras e Fundamentos).

DURAÇÃO: Aulas de 60 minutos para cada Turma durante 30 dias.

JUSTIFICATIVA:
              A Educação Física, tem nos seus jogos com bola o conteúdo predileto das suas aulas pelos alunos de todos os segmentos da Educação Básica. Entretanto, devido ao pouco interesse em se aprender corretamente as regras e fundamentos, observa-se alguma dificuldade entre alguns alunos quando ao invés de jogando, encontra-se responsável por arbitrar um jogo, qualquer que seja este. Assim sendo, optou-se por trabalhar o ensinamento das regras e fundamentosdo jogo de voleibol entre os alunos por ser uma atividade que tem a simpatia de todos, independente do sexo.
Inicialmente será aplicado na aula o Método Global, onde aluno executará cada movimento do Fundamento ensinado na sua forma total, sem divisão por fases, observando cada regra. Depois, as atividades serão trabalhadas através do Método Parcial, aonde o aluno inicialmente vivenciará o movimento na sua totalidade. Posteriormente, o movimento será dividido em partes, cada uma delas será executada em conjunto com as partes anteriores. Nesta fase se dará ênfase a metodologia descoberta orientada.
Também se optou por trabalhar os seguintes Temas Transversais: Ética, onde o aluno deverá adotar atitudes de solidariedade com o colega menos favorecido fisicamente e com menos habilidade no decorrer da aula. Pluralidade Cultural, onde o aluno aprenderá não fazer menção de nenhum tipo de termo jocoso ou ofensivo à etnia, classe social ou sexo do (a) colegaantes, durante ou após a aula. E a Orientação Sexual, onde o aluno será orientado a respeitar o sexo oposto e o comportamento relativo à sexualidade de cada colega.


OBJETIVOS GERAIS:
No presente projeto, será utilizado como ferramenta de trabalho o Voleibol.
A Atividade será trabalhada com grupos mistos em cada time, todos participando juntos em todas as etapas sem separação por sexoonde serão ensinadas as regras e trabalhadoos fundamentos do jogo oficial de maneira lúdica.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conceitual:
Conhecer não só as regras, mas também, a história do Voleibol.
Ressaltar a importância do Voleibol para a qualidade de vidaa saúde e socialização.
Utilizar Voleibol como forma de destacar a importância do trabalho em grupo.

Procedimental:
Aprender e dominar os fundamentos do Voleibol oficial através do jogo adaptado.
Trabalhar a inclusão através dos diferentes Fundamentos do Voleibol.
Vivenciar através da atividade recreativa situações reais de um oficial.

Atitudinal: 
Respeitar o colega e resolver os problemas com atitudes de diálogo, sem violência.
Repudiar qualquer tipo de discriminação por etnia, sexo ou condição social.
Considerar a limitação do colega menos habilidoso, sendo solidário e respeitando-o.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
MAQUINISTA HABILIDOSO
VOLEIBOL - REGRAS E FUNDAMENTOS
DINÂMICA DAS VARINHAS

PROCEDIMENTOS DE ENSINO:

MAQUINISTA HABILIDOSO

Todo o grupo será disposto em equipas entre 6 e 8 alunos, dispondo cada equipe em fila. Cada qual com as mãos nos ombros do da frente, como se fosse um comboio. O que se encontra no final é o maquinista. Todos deverão ter seus olhos vendados,  exceto o maquinista. Este será quem disporá dos seguintes comandos, a serem aplicados nas costas do colega da frente:
* Leve aperto sobre os ombros: movimentar-se;
* Um toque no ombro esquerdo: curva leve para a esquerda;

* Dois toques no ombro esquerdo: curva acentuada para a esquerda;
Três toques no ombro esquerdo: curva com retorno para a esquerda;
Um toque no ombro direito: curva leve para a direita;
Dois toques no ombro direito: curva acentuada para a direita;
Três toques no ombro esquerdo: curva com retorno para a esquerda.
O comando é dado ao colega da frente e assim sucessivamente. Todos os comboios iniciam a marcha ao mesmo tempo, e cabe ao maquinista guiá-los, para não chocarem uns com os outros.
Caso se deseje, pode ser colocada uma música ritmada.

VOLEIBOL – REGRAS E FUNDAMENTOS
Regras e fundamentos - Saque, Manchete, Toque, Cortada e Bloqueio.
O professor dividirá os alunos em Equipes com 10 alunos de ambos os sexos, cinco de cada lado da Quadra, sendo que três alunos (as) com melhor controle da bola e dois (as) sem o mínimo jeito para lidar com ela (a atividade permite algumas adaptaçõespara que ninguém fique de fora) e colocará cada quinteto de um lado da Quadra, separados pela rede de voleibol afixada a uma altura de um metro, do chão.
O jogo será jogado com uma bola oficial de voleibol. O trabalho com as regras se dará junto com o ensino dos fundamentosTodos os fundamentos serão trabalhados pelo professor pelo método de descoberta orientada. Ele pega a bola, ensina como se faz e executa o fundamento. Depois, manda o aluno fazer igual. Ao menor sinal de erro, pega as mãos do aluno e explica como se executa o fundamento ensinado. Isso será feito com todos os fundamentos do voleibol, até que todos se encontrem com algum preparo para começar a jogar de forma correta ou próxima dela. professor exigirá que todo jogo seja executado obedecendo àsregras oficiais.
Os primeiros fundamentos a serem trabalhados em conjunto pelas Equipes serão o Saque e a Manchete. Um aluno saca a bola e outro aluno do lado adversário terá de recepcionar a bola utilizando o fundamento Manchete, rebatendo para um companheiro de Equipe, o qual se valerá do toque, sempre observando as regras do um jogo oficial: A bola roda devendo passar por toda a Equipe no sentido horário e só após passar por todos os membros da Equipe será permitido usar o fundamento Cortada. Então, entra em ação novamente a outra Equipe que trabalhará o fundamento Bloqueio, tentando impedir que a bola cortada pelo grupo adversário atravesse seu lado da rede e caia em sua quadra dentro das linhas delimitadas.
Após a execução da atividade com todos os fundamentos observando as regras do jogo, o professor trabalhará com outras Equipes para que todos possam ir assimilando a cada aula o ensinamento referente às regras e fundamentos do jogo de voleibol.


DINÂMICA DAS VARINHAS
Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (podem-se usar palitos de (churrasco).
* Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
* 2. Pedir para outro participante quebrar cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).
* 3. Pedir outro participante para quebrar todas as varinhas que restaram. Se não conseguir, poderá chamar outra pessoa para ajudá-lo.
* Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
* Terminar com uma reflexão sobre a importância da união e do trabalho em grupo.
* Objetivo: A importância da união entre as pessoas.


RECURSOS DE ENSINO:
Quadra Esportiva, uma bola oficial de voleibol, uma rede de Voleibol.
Um feixe de 16 varinhas/palitos de churrasco para a Dinâmica de desaquecimento.
0 Comments