1) Conceitue
o fundamento controle do corpo?
E a capacidade de
realizar movimentos e gestos específicos do basquetebol exigidos pela própria
dinâmica.
2) abaixo temos uma quadra poliesportiva da escola em qual você dá
aula, e irá aplicar de aquecimento hoje um pega-pega sobre a linha, porém só
será permitido utilizar as linhas da quadra de basquetebol. Risque somente as
linhas da quadra de basquete (1-linha lateral, 2-linha de fundo, 3-linha
central e círculo, 4- garrafão, 5- linha dos 3 pontos) e as identifique.
Obs.: A
questão só será válida se TODA ela estiver respondida corretamente, caso
contrário será considerada incorreta e igual a zero.
2) Drible
é um fundamento de ataque com bola e é a forma pela qual o aluno/ jogador se
desloca pela quadra com sua posse sem infringir as regras do jogo sabendo
disso, quais são os erros mais comuns realizados neste fundamento (mínimo de 3
erros).
a) Drible com ambas a mão ao mesmo tempo
b) Olhar para a bola ou para o solo
c) Driblar acima da linha da cintura
4) geralmente profissionais de
Educação Física, especialmente da área escolar, não têm consciência de que
através da simples prática de uma modalidade esportiva é possível desenvolver
capacidades e habilidades, além dos aspectos estruturais do jogo. Assim a
prática do Basquetebol envolve entre outros, os aspectos físicos que são
necessários para que a mesma seja mais efetiva por si só e para a incorporação
destas capacidades para a vida toda. Sabendo-se ainda que sejam encontrados na
literatura alguns termos que podem representar as capacidades físicas como:
qualidades físicas, capacidades motoras, características motoras, atributos
físicos ou bases físicas de rendimento, descreva abaixo o conjunto que se
refere para a prática do basquetebol:
a)
proporcionar grande alegria e motivação ao participante
b)
desenvolver grandes capacidades motora, cognitiva e afetiva
c)
Poder praticar tanto competitivamente como recreativamente
5-Dentro da disciplina do basquetebol é necessário que o
profissional explique algumas regras que são básicas ao desenvolvimento da
mesma, sendo assim explique:
a) 3 segundos um jogador não poder permanecer
por mais que 3 segundos dentro do garrafão do adversário
b)
8 segundos a
equipe que recuperar a bola na zona de defesa terá até 8 segundos para passar
da zona de ataque.
24segundo quantos uma equipe está de posse
de bola, dispõe de 24 segundos para arremessar ao cesto do adversário
c)
Volta a
quadra quando no ataque, passa ou dribla voltando para o campo de defesa
dividido pela a linha central
Condução carregar a bola
Andar a dar mais de 2 passos conforme a
plenitude
6)
O basquetebol tem suas origens nas mais diversas e
antigas sociedades. Porém, na sua forma atual, é conhecido desde 1891, quando
foi sistematizado pelo professor James Nas Smith (USA). A ideia principal do
jogo por ele criada, apesar das alterações sofridas, ainda constitui os pontos
básicos do Basquetebol atual. Embora se saiba que vários pesquisadores tenham
“descoberto” alguns “ancestrais” do basquetebol contemporâneo, não há nenhuma
dúvida de que o basquetebol, como hoje é jogado, se deve à imaginação,
criatividade, esforço e dedicação do professor James Naismith, onde se dedicou
vários meses a um estudo aprofundado dos jogos existentes e à elaboração,
segundo princípios bem definidos, de um novo jogo, que em pouco tempo se tornou
conhecido em todo mundo. Qual foi a situação justifica a criação de novo jogo?
Foi a necessidade de algum tipo de de jogos
sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse
ser praticado no verão em áreas aberta
7)
Uma das primeiras regras a ser ensinadas no
basquetebol, é com relação ao tempo de jogo oficial, mesmo que num primeiro
momento no processo de ensino aprendizado do basquetebol global, o professor
durante as aulas tenha e deva adaptar esta situação. Em poucas palavras
explique como funciona este tempo de jogo para o basquetebol oficial.
O jogo de Basquete consiste em 4 período de
10 minutos totalizando 40 minutos cronometrado
1º período para 2 P 2 min de intervalo
3º período para 4 P 2 MIN de intervalo
2ºperiodo para 3 P meio tempo 15 min de
intervalo
8)
A recuperação da bola efetuada após a realização de
um arremesso, feito pelo companheiro de equipe ou pelo adversário é
caracterizado como rebote que predomina durante toda uma partida de
Basquetebol. A aprendizagem deste fundamento sequer uma sequência pedagógica
bem aprimorada, pois a presença constante do contato físico deve ser introduzida
gradativamente.
a) como deve apresento este
fundamento?
Na qualidade de demonstração o professor fazendo ou apresentando vídeos
para se guardados na memória e na repetição de seus movimentos
b) quais a diferença entre o
rebote ofensivo e defensivo?
Rebote defensivo E a recuperação da bola por um defensor após o
arremesso do adversário
Rebote ofensivo E a recuperação da bola por um ataque após um arremesso
executado por um companheiro de equipe
9)
Um dos fundamentos desenvolvidos nas aulas de
basquete é o arremesso. Nesse fundamento de ataque que consiste no lançamento
da bola em direção à cesta, com o objetivo de marcar pontos. É o fundamento mais importante, mais
técnico e que exige maior grau de precisão e concentração. Existem alguns tipos
de arremessos que são ensinados tanto em uma escolinha quanto na escola.
Seguindo essa afirmação, qual deverá ser o primeiro tipo de arremesso a ser
apresentado neste momento do ensino aprendizado do basquetebol? Justifique?
O arremesso de bandeja porque ele e executado em deslocamento e nas
proximidades do cesto com ou sem bola oferecendo habilidade iniciais para o
arremesso
10)
no ensino aprendizagem do basquetebol global se faz necessário trabalhar com a
inclusão dos alunos mesmos que muitos apresentem uma maior dificuldade com os
gestos básicos da modalidade. Uma das estratégias é o professor aplicar jogos
pé-desportivos para adequar todos os alunos. Perante esta situação pergunta-se:
qual é o conceito de jogos pé-desportivos e exemplifique? Alvo um objeto a ser manipulado
bola
Trata-
se de jogos desportivo geralmente com regras mais simples e com caráter lúdico
apresentam 2 equipes
11)
Ao ensinarmos os 4 tipos de passes básicos para os
alunos, se faz necessário explicar quando se utiliza e para que serve cada um
deles escreva o tipo, e a característica de cada um deles.
Passe de peito Ideal para distancia curta e
medias e um passe rápido e preciso.
Passe Picado E muito utilizado na
finalização de contra-ataque e em curtas distancia
Passe sobre a cabeça usado em outras
distancia
12)
Quais são os erros de execução mais comuns na
aprendizagem do fundamento de arremesso em bandeja?
a) Dar mais de 2 passos
b) Arremesso com a mão junta
c) Elevação das pernas ao contrario
d) Não elevação do joelho
13) uma vez que os alunos já vivenciaram todos os fundamentos
básicos do basquetebol, se faz necessário aplicar estratégias onde podemos
sincronizar estes fundamentos. Assim estamos falando dos exercícios
sincronizados ou combinados que levará o aluno/jogador a desenvolver atenção, o
raciocínio e a tomada de decisões exigidas para a prática. O professor poderá
aplicar de forma simples ou complexa dependendo do número de fundamentos
envolvidos em sua execução. Qual o objetivo de se aplicar estes exercícios sincronizados?
14)
Com relação a aprendizagem do fundamento drible
diferencie: drible alto, drible baixo e drible com mudança de direção.
Drible alto quando o jogador não sofre
marcação próximo quando se descolar em velocidade
Drible baixo quando o jogador recebe uma
marcação próximo e, existe a necessidade de proteção
Drible de mudança de direção E utilizado quando
e preciso executar uma finta e colocar-se em melhores condições para o
arremesso ou passe.
15)
De acordo com definição do artigo 1º das regras
oficiais de Basquetebol e manual dos árbitros (C.B.B.1988/2002), o jogo e
definido: “basquetebol é jogado por duas equipes de cinco jogadores cada. O
objetivo de cada equipe é o de marcar pontos na cesta do adversário e evitar
que a outra equipe obtenha a posse da bola ou faça pontos “Entende-se que a
finalidade do jogo de basquetebol consiste em introduzir-se a bola no aro, após
superar-se o adversário, uma tarefa, na maioria das vezes, muito difícil. Assim
numa situação em que o aluno/jogador no ato do arremesso realizado em cima da
linha de três pontos sofre uma falta pessoal, onde a bola é convertida em
cesto, qual será a conduta que o arbitro irá adotar nesta situação?
Asfalta pessoal na
linha de 3 pontos foi convertida em cesto, arbitro aceitara contara a pontuação
e dará um lance livre adicional
0 Comments