PROVA DE BASQUETE - COMPLETA


1)    Conceitue o fundamento controle do corpo?
E a capacidade de realizar movimentos e gestos específicos do basquetebol exigidos pela própria dinâmica.

2) abaixo temos uma quadra poliesportiva da escola em qual você dá aula, e irá aplicar de aquecimento hoje um pega-pega sobre a linha, porém só será permitido utilizar as linhas da quadra de basquetebol. Risque somente as linhas da quadra de basquete (1-linha lateral, 2-linha de fundo, 3-linha central e círculo, 4- garrafão, 5- linha dos 3 pontos) e as identifique. 
Obs.: A questão só será válida se TODA ela estiver respondida corretamente, caso contrário será considerada incorreta e igual a zero.
2)    Drible é um fundamento de ataque com bola e é a forma pela qual o aluno/ jogador se desloca pela quadra com sua posse sem infringir as regras do jogo sabendo disso, quais são os erros mais comuns realizados neste fundamento (mínimo de 3 erros).
a)    Drible com ambas a mão ao mesmo tempo
b)    Olhar para a bola ou para o solo
c)    Driblar acima da linha da cintura
4) geralmente profissionais de Educação Física, especialmente da área escolar, não têm consciência de que através da simples prática de uma modalidade esportiva é possível desenvolver capacidades e habilidades, além dos aspectos estruturais do jogo. Assim a prática do Basquetebol envolve entre outros, os aspectos físicos que são necessários para que a mesma seja mais efetiva por si só e para a incorporação destas capacidades para a vida toda. Sabendo-se ainda que sejam encontrados na literatura alguns termos que podem representar as capacidades físicas como: qualidades físicas, capacidades motoras, características motoras, atributos físicos ou bases físicas de rendimento, descreva abaixo o conjunto que se refere para a prática do basquetebol:
a) proporcionar grande alegria e motivação ao participante
b) desenvolver grandes capacidades motora, cognitiva e afetiva
c) Poder praticar tanto competitivamente como recreativamente  

5-Dentro da disciplina do basquetebol é necessário que o profissional explique algumas regras que são básicas ao desenvolvimento da mesma, sendo assim explique:
a)    3 segundos um jogador não poder permanecer por mais que 3 segundos dentro do garrafão do adversário
b)    8 segundos a equipe que recuperar a bola na zona de defesa terá até 8 segundos para passar da zona de ataque.
24segundo quantos uma equipe está de posse de bola, dispõe de 24 segundos para arremessar ao cesto do adversário
c)    Volta a quadra quando no ataque, passa ou dribla voltando para o campo de defesa dividido pela a linha central
Condução carregar a bola
Andar a dar mais de 2 passos conforme a plenitude


6)            O basquetebol tem suas origens nas mais diversas e antigas sociedades. Porém, na sua forma atual, é conhecido desde 1891, quando foi sistematizado pelo professor James Nas Smith (USA). A ideia principal do jogo por ele criada, apesar das alterações sofridas, ainda constitui os pontos básicos do Basquetebol atual. Embora se saiba que vários pesquisadores tenham “descoberto” alguns “ancestrais” do basquetebol contemporâneo, não há nenhuma dúvida de que o basquetebol, como hoje é jogado, se deve à imaginação, criatividade, esforço e dedicação do professor James Naismith, onde se dedicou vários meses a um estudo aprofundado dos jogos existentes e à elaboração, segundo princípios bem definidos, de um novo jogo, que em pouco tempo se tornou conhecido em todo mundo. Qual foi a situação justifica a criação de novo jogo?
Foi a necessidade de algum tipo de de jogos sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse ser praticado no verão em áreas aberta

7)            Uma das primeiras regras a ser ensinadas no basquetebol, é com relação ao tempo de jogo oficial, mesmo que num primeiro momento no processo de ensino aprendizado do basquetebol global, o professor durante as aulas tenha e deva adaptar esta situação. Em poucas palavras explique como funciona este tempo de jogo para o basquetebol oficial.
O jogo de Basquete consiste em 4 período de 10 minutos totalizando 40 minutos cronometrado
1º período para 2 P 2 min de intervalo
3º período para 4 P 2 MIN de intervalo
2ºperiodo para 3 P meio tempo 15 min de intervalo
8)            A recuperação da bola efetuada após a realização de um arremesso, feito pelo companheiro de equipe ou pelo adversário é caracterizado como rebote que predomina durante toda uma partida de Basquetebol. A aprendizagem deste fundamento sequer uma sequência pedagógica bem aprimorada, pois a presença constante do contato físico deve ser introduzida gradativamente. 
a) como deve apresento este fundamento?
Na qualidade de demonstração o professor fazendo ou apresentando vídeos para se guardados na memória e na repetição de seus movimentos  
b) quais a diferença entre o rebote ofensivo e defensivo? 
Rebote defensivo E a recuperação da bola por um defensor após o arremesso do adversário
Rebote ofensivo E a recuperação da bola por um ataque após um arremesso executado por um companheiro de equipe

9)            Um dos fundamentos desenvolvidos nas aulas de basquete é o arremesso. Nesse fundamento de ataque que consiste no lançamento da bola em direção à cesta, com o objetivo de marcar pontos. É o fundamento mais importante, mais técnico e que exige maior grau de precisão e concentração. Existem alguns tipos de arremessos que são ensinados tanto em uma escolinha quanto na escola. Seguindo essa afirmação, qual deverá ser o primeiro tipo de arremesso a ser apresentado neste momento do ensino aprendizado do basquetebol? Justifique?

O arremesso de bandeja porque ele e executado em deslocamento e nas proximidades do cesto com ou sem bola oferecendo habilidade iniciais para o arremesso

10) no ensino aprendizagem do basquetebol global se faz necessário trabalhar com a inclusão dos alunos mesmos que muitos apresentem uma maior dificuldade com os gestos básicos da modalidade. Uma das estratégias é o professor aplicar jogos pé-desportivos para adequar todos os alunos. Perante esta situação pergunta-se: qual é o conceito de jogos pé-desportivos e exemplifique? Alvo um objeto a ser manipulado bola

Trata- se de jogos desportivo geralmente com regras mais simples e com caráter lúdico apresentam 2 equipes

11)         Ao ensinarmos os 4 tipos de passes básicos para os alunos, se faz necessário explicar quando se utiliza e para que serve cada um deles escreva o tipo, e a característica de cada um deles.
Passe de peito Ideal para distancia curta e medias e um passe rápido e preciso.
Passe Picado E muito utilizado na finalização de contra-ataque e em curtas distancia
Passe sobre a cabeça usado em outras distancia

12)         Quais são os erros de execução mais comuns na aprendizagem do fundamento de arremesso em bandeja?
a)    Dar mais de 2 passos
b)    Arremesso com a mão junta
c)    Elevação das pernas ao contrario
d)    Não elevação do joelho

13) uma vez que os alunos já vivenciaram todos os fundamentos básicos do basquetebol, se faz necessário aplicar estratégias onde podemos sincronizar estes fundamentos. Assim estamos falando dos exercícios sincronizados ou combinados que levará o aluno/jogador a desenvolver atenção, o raciocínio e a tomada de decisões exigidas para a prática. O professor poderá aplicar de forma simples ou complexa dependendo do número de fundamentos envolvidos em sua execução. Qual o objetivo de se aplicar estes exercícios sincronizados?
14)         Com relação a aprendizagem do fundamento drible diferencie: drible alto, drible baixo e drible com mudança de direção.
Drible alto quando o jogador não sofre marcação próximo quando se descolar em velocidade
Drible baixo quando o jogador recebe uma marcação próximo e, existe a necessidade de proteção
Drible de mudança de direção E utilizado quando e preciso executar uma finta e colocar-se em melhores condições para o arremesso ou passe.

15)         De acordo com definição do artigo 1º das regras oficiais de Basquetebol e manual dos árbitros (C.B.B.1988/2002), o jogo e definido: “basquetebol é jogado por duas equipes de cinco jogadores cada. O objetivo de cada equipe é o de marcar pontos na cesta do adversário e evitar que a outra equipe obtenha a posse da bola ou faça pontos “Entende-se que a finalidade do jogo de basquetebol consiste em introduzir-se a bola no aro, após superar-se o adversário, uma tarefa, na maioria das vezes, muito difícil. Assim numa situação em que o aluno/jogador no ato do arremesso realizado em cima da linha de três pontos sofre uma falta pessoal, onde a bola é convertida em cesto, qual será a conduta que o arbitro irá adotar nesta situação?

Asfalta pessoal na linha de 3 pontos foi convertida em cesto, arbitro aceitara contara a pontuação e dará um lance livre adicional
0 Comments