PLANO DE AULA BASQUETE - PASSE

PASSE


ATIVIDADES LÚDICAS

1)  Caça a pantera: grupos de 10 alunos com uma bola e um deles sendo a “pantera”. Ao comando a “pantera deverá fugir dentro de um espaço pré-determinado e os “caçadores deverão pegá-la passando a bola entre si até conseguir tocar a bola na pantera. Os alunos só poderão se deslocar quando não estiver a posse da bola. O aluno que tocou a “pantera com a bola passará ser a “pantera”.
  • Obs.: podem-se aumentar os espaços e os números de pessoas conforme a aprendizagem do grupo.
  • . OBJETIVO: vivenciar o passe de peito e desenvolver a percepção espaço-temporal.

2)      Estafetas: grupos de 12 alunos dispostos metade no meio da quadra e a outra metade na linha de fundo da linha de voleibol; um aluno entre estes dois grupos com um arco segurando ao lado corpo:
    • Ao comando, os alunos deverão passar a bola com uma das mãos para o colega que está a sua frente, onde a mesma deverá passar pelo arco antes de chegar às mãos do colega. A bola não poderá tocar o arco e o colega não poderá deixar a bola cair no chão;
  • Idem ao anterior, utilizando o passe com as duas mãos.

  • Obs.: sempre trocar o aluno que está no meio segurando o arco
  • OBJETIVO: precisão, recepção, passe de peito e com uma das mãos.

3)      Jogo dos passes: formam-se duas equipes de 5 alunos espalhados na metade da quadra;o objetivo de cada equipe é fazer com que a bola passe nas mãos de todos os integrantes da equipe para assim marcar um ponto.A equipe adversária tentará interceptar o passe para conseguir a posse da bola.
  • Obs. A equipe perderá a posse da bola se deixar cair no chão no ato da recepção se utilizar o drible ou caminhar com a bola na mão. Permanecerá com a posse da bola se a equipe defensora, agarrar, empurrar ou tirar à bola a força.
  • OBJETIVO: capacidades táticas, trabalho coletivo e a utilização de diferentes passes.

4)      Bola ao arco: a dinâmica do jogo será a mesma aplicada na atividade anterior, mas agora teremos as “cestas” que serão arcos espalhados pelas linhas de jogo, onde serão segurados por alunos acima da cabeça e os mesmo poderão de deslocar andando sobre as linhas. Num primeiro momento a bola deverá passar na mão de todos os integrantes da equipe antes de ser arremessada ao cesto. Após um determinado tempo o professor poderá deixar jogar de forma livre sem a bola necessariamente passe nas mãos de todos os integrantes.
  • Obs.: A bola só poderá ser arremessada perto da cesta para evitar possíveis acidentes; a bola poderá ser arremessada em qualquer cesta; a cada bola ao cesto será validado 1 ponto.
  • OBJETIVO: capacidades táticas do jogo enfocando apenas o fundamento passe.


SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA

POSIÇÃO INICIAL: em duplas, trios, quartetos com uma bola, dispostos um de frente para outro espalhado pelo espaço. Os exercícios começaram sempre parados.
ORIENTAÇÕES: colocar uma perna na frente da outra, estender os braços, abrir os cotovelos, manter as mãos na frente do corpo para recepção.

  • Executar o passe de peito parado;
  • Executar o passe picado (traçar um ponto imaginário entre a dupla para picar o passe; pequena inclinação do tronco);
  • Executar o passe sobre a cabeça (pés paralelos; trajetória reta na altura da testa do companheiro, cotovelos fechados);
  • Executar o passe sobre o ombro (extensão total do braço com pequena flexão do punho; inclinação do tronco e transferência de peso para a perna da frente);
  • Passe de peito e picado em movimento (de uma lateral a outra);
  • Idem ao anterior, quem corre de costas coloca a bola no chão.
  • Podem-se colocar duas bolas e misturar os passes executando de forma sincronizada: ex: um passe de peito e o outro picado ou passe de ombro com o braço direito/esquerdo;
  • Para cada tipo de passe será determinado um número ( 1 passe de peito e assim por diante),onde os alunos deverão corresponder imediatamente a cada comando sem parar o movimento.sempre que o aluno efetuar o passe o meso deverá se deslocar para o outro lado.



0 Comments