PASSE
ATIVIDADES LÚDICAS
1) Caça a pantera:
grupos de 10 alunos com uma bola e um deles sendo a “pantera”. Ao comando a
“pantera deverá fugir dentro de um espaço pré-determinado e os “caçadores
deverão pegá-la passando a bola entre si até conseguir tocar a bola na pantera.
Os alunos só poderão se deslocar quando não estiver a posse da bola. O aluno
que tocou a “pantera com a bola passará ser a “pantera”.
- Obs.: podem-se aumentar os espaços
e os números de pessoas conforme a aprendizagem do grupo.
- . OBJETIVO: vivenciar o passe de
peito e desenvolver a percepção espaço-temporal.
2)
Estafetas: grupos
de 12 alunos dispostos metade no meio da quadra e a outra metade na linha de
fundo da linha de voleibol; um aluno entre estes dois grupos com um arco
segurando ao lado corpo:
- Ao
comando, os alunos deverão passar a bola com uma das mãos para o colega
que está a sua frente, onde a mesma deverá passar pelo arco antes de
chegar às mãos do colega. A bola não poderá tocar o arco e o colega não
poderá deixar a bola cair no chão;
- Idem
ao anterior, utilizando o passe com as duas mãos.
- Obs.: sempre trocar o aluno que
está no meio segurando o arco
- OBJETIVO: precisão, recepção,
passe de peito e com uma das mãos.
3)
Jogo dos passes:
formam-se duas equipes de 5 alunos espalhados na metade da quadra;o objetivo de
cada equipe é fazer com que a bola passe nas mãos de todos os integrantes da
equipe para assim marcar um ponto.A equipe adversária tentará interceptar o
passe para conseguir a posse da bola.
- Obs. A equipe perderá a posse da
bola se deixar cair no chão no ato da recepção se utilizar o drible ou
caminhar com a bola na mão. Permanecerá com a posse da bola se a equipe
defensora, agarrar, empurrar ou tirar à bola a força.
- OBJETIVO: capacidades táticas,
trabalho coletivo e a utilização de diferentes passes.
4)
Bola ao arco:
a dinâmica do jogo será a mesma aplicada na atividade anterior, mas agora
teremos as “cestas” que serão arcos espalhados pelas linhas de jogo, onde serão
segurados por alunos acima da cabeça e os mesmo poderão de deslocar andando
sobre as linhas. Num primeiro momento a bola deverá passar na mão de todos os
integrantes da equipe antes de ser arremessada ao cesto. Após um determinado
tempo o professor poderá deixar jogar de forma livre sem a bola necessariamente
passe nas mãos de todos os integrantes.
- Obs.: A bola só poderá ser
arremessada perto da cesta para evitar possíveis acidentes; a bola poderá
ser arremessada em qualquer cesta; a cada bola ao cesto será validado 1
ponto.
- OBJETIVO: capacidades táticas do
jogo enfocando apenas o fundamento passe.
SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA
POSIÇÃO INICIAL: em duplas, trios, quartetos com uma bola,
dispostos um de frente para outro espalhado pelo espaço. Os exercícios
começaram sempre parados.
ORIENTAÇÕES: colocar uma perna na frente da outra, estender os
braços, abrir os cotovelos, manter as mãos na frente do corpo para recepção.
- Executar o passe de peito parado;
- Executar o passe picado (traçar um ponto imaginário
entre a dupla para picar o passe; pequena inclinação do tronco);
- Executar o passe sobre a cabeça (pés paralelos;
trajetória reta na altura da testa do companheiro, cotovelos fechados);
- Executar o passe sobre o ombro (extensão total do
braço com pequena flexão do punho; inclinação do tronco e transferência de
peso para a perna da frente);
- Passe de peito e picado em movimento (de uma
lateral a outra);
- Idem ao anterior, quem corre de costas coloca a
bola no chão.
- Podem-se colocar duas bolas e misturar os passes
executando de forma sincronizada: ex: um passe de peito e o outro picado
ou passe de ombro com o braço direito/esquerdo;
- Para cada tipo de passe será determinado um número
( 1 passe de peito e assim por diante),onde os alunos deverão corresponder
imediatamente a cada comando sem parar o movimento.sempre que o aluno
efetuar o passe o meso deverá se deslocar para o outro lado.
0 Comments