Esporte: Futebol de Campo
Curso: Educação Física - Licenciatura
Período: 5
Professor(es):
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre:
Objetivo
Habilitar o profissional de Educação Física para responder ao cenário educacional e suas demandas, preocupando-se com a conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico, sendo capaz de compreender a diversidade cultural como elemento de inclusão social e ter atitudes que favoreçam a cultura da paz.
Ementa
Conhecimentos sobre a história do futebol de campo, estudo e análise das principais regras oficiais, estudo das táticas e técnicas, aprendizagem dos métodos de ensino, elaboração de planos de aula, estudo do futebol no âmbito escolar.
Competências
• Formar um Professor capaz de se utilizar do futebol e futsal, através dos seus componentes físicos, técnicos e táticos para desenvolver em seus alunos suas habilidades motoras, as capacidades perceptivas, bem como, estimular as relações sociais entre seus alunos.
Buscar diminuir as possíveis limitações dos alunos tentando superá-las ou compensá-las em grupo.
Fazer com que este profissional possa utilizar-se deste esporte como instrumento de ensino, com competência para direcionar e adaptar suas regras e fundamentos, de acordo com seus objetivos.
Conhecimento da metodologia mais adequada ao ensino dessas modalidades esportivas, através dos métodos integrados à aprendizagem da técnica básica, bem como os aspectos básicos do treinamento físico e os componentes táticos.
Conhecimento dos aspectos teóricos, que envolvem o estudo das técnicas e fundamentos básicos do treinamento, as regras oficiais do jogo, bem como a história de sua origem e evolução como esportes mais populares praticados nas escolas e população em geral.
Buscar diminuir as possíveis limitações dos alunos tentando superá-las ou compensá-las em grupo.
Fazer com que este profissional possa utilizar-se deste esporte como instrumento de ensino, com competência para direcionar e adaptar suas regras e fundamentos, de acordo com seus objetivos.
Conhecimento da metodologia mais adequada ao ensino dessas modalidades esportivas, através dos métodos integrados à aprendizagem da técnica básica, bem como os aspectos básicos do treinamento físico e os componentes táticos.
Conhecimento dos aspectos teóricos, que envolvem o estudo das técnicas e fundamentos básicos do treinamento, as regras oficiais do jogo, bem como a história de sua origem e evolução como esportes mais populares praticados nas escolas e população em geral.
Habilidades
Identificar o momento histórico do surgimento do Futebol;
Identificar e diferenciar as regras básicas e a caracterização da modalidade;
Identificar os fundamentos e suas aplicações pedagógicas;
Diferenciar as funções de ataque e de defesa;
Visualizar e aplicar situações de jogo com elementos táticos;
Conceitos de Sistemas de jogo de Futebol;
Identificar Esquemas Táticos de jogo de Futebol;
Identificar os valores que um Treinador de Futebol precisa dominar para comandar uma equipe
Identificar e diferenciar as regras básicas e a caracterização da modalidade;
Identificar os fundamentos e suas aplicações pedagógicas;
Diferenciar as funções de ataque e de defesa;
Visualizar e aplicar situações de jogo com elementos táticos;
Conceitos de Sistemas de jogo de Futebol;
Identificar Esquemas Táticos de jogo de Futebol;
Identificar os valores que um Treinador de Futebol precisa dominar para comandar uma equipe
Programa
Histórico do Futebol;
Regras básicas do Futebol e suas aplicações nas aulas;
Metodologia de treinamento do Futebol;
Jogos Aplicativos para o Treinamento do Futebol;
O Treinador de Futebol e Futsal e Gestão de Pessoas
Fundamentos técnicos e táticos do Futebol;
Evolução dos sistemas e suas aplicações nas aulas;
o goleiro no futebol;
Regras básicas do Futebol e suas aplicações nas aulas;
Metodologia de treinamento do Futebol;
Jogos Aplicativos para o Treinamento do Futebol;
O Treinador de Futebol e Futsal e Gestão de Pessoas
Fundamentos técnicos e táticos do Futebol;
Evolução dos sistemas e suas aplicações nas aulas;
o goleiro no futebol;
Metodologia
1. Aula Teórica, expositivo-dialogada, com o auxílio do quadro branco, Campo magnético, DVD, Data Show e Caixa de Som.
2. Abordagem problematizadora, com prioridade para estratégias que requerem participação do aluno. - Estratégias que envolvam a busca de informações nas fontes indicadas, Leitura individual dos textos indicados. - Discussão em aula dos temas de estudo, Trabalhos em pequenos grupos em sala, bem como, dinâmicas e exercícios em pequenos grupos.
3. Aulas Práticas onde o aluno deverá vivenciar como praticante as atividades previstas para a compreensão dos conteúdos. Aulas Práticas onde o aluno deverá ministrar aulas para os colegas, de acordo com o tema proposto, após prévia pesquisa bibliográfica das atividades.
2. Abordagem problematizadora, com prioridade para estratégias que requerem participação do aluno. - Estratégias que envolvam a busca de informações nas fontes indicadas, Leitura individual dos textos indicados. - Discussão em aula dos temas de estudo, Trabalhos em pequenos grupos em sala, bem como, dinâmicas e exercícios em pequenos grupos.
3. Aulas Práticas onde o aluno deverá vivenciar como praticante as atividades previstas para a compreensão dos conteúdos. Aulas Práticas onde o aluno deverá ministrar aulas para os colegas, de acordo com o tema proposto, após prévia pesquisa bibliográfica das atividades.
Avaliação
Para alcançar a média G1:
Avaliação: valor 6,0 pontos;
Trabalhos: valor 4,0 pontos;
T1 – Exercício surpresa com 20 questões objetivas; (valor 4,0)
T2 – Observação, em dupla, de 04 jogos oficiais, em local e data de acordo com o calendário da Federação Tocantinense de handebol. Utilizando a planilha específica para observação e elaboração de relatório sobre os jogos e toda organização; (valor 4,0)
Debates sobre temas ligados a organização e gestão do futebol, aspectos metodológicos e iniciação do futebol;
Para alcançar a média G2:
Avaliação: valor 6,0 pontos;
Trabalhos: valor 4,0 pontos;
T1 – Exercício teórico pratico, em dupla, onde os acadêmicos estarão respondendo e aplicando as respostas na prática; (valor 4,0)
T2 – 1 Exercício surpresa com 20 questões objetivas; (valor 4,0).
Debates sobre temas ligados a organização e gestão do futebol, aspectos metodológicos e iniciação do futebol;
Avaliação: valor 6,0 pontos;
Trabalhos: valor 4,0 pontos;
T1 – Exercício surpresa com 20 questões objetivas; (valor 4,0)
T2 – Observação, em dupla, de 04 jogos oficiais, em local e data de acordo com o calendário da Federação Tocantinense de handebol. Utilizando a planilha específica para observação e elaboração de relatório sobre os jogos e toda organização; (valor 4,0)
Debates sobre temas ligados a organização e gestão do futebol, aspectos metodológicos e iniciação do futebol;
Para alcançar a média G2:
Avaliação: valor 6,0 pontos;
Trabalhos: valor 4,0 pontos;
T1 – Exercício teórico pratico, em dupla, onde os acadêmicos estarão respondendo e aplicando as respostas na prática; (valor 4,0)
T2 – 1 Exercício surpresa com 20 questões objetivas; (valor 4,0).
Debates sobre temas ligados a organização e gestão do futebol, aspectos metodológicos e iniciação do futebol;
Bibliografia
Básica
Tenroller, Carlos Alberto Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas : Ed. ULBRA, 2006.
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Tenroller, Carlos Alberto Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas : Ed. ULBRA, 2006.
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Tenroller, Carlos Alberto Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas : Ed. ULBRA, 2006.
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Tenroller, Carlos Alberto Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas : Ed. ULBRA, 2006.
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Tenroller, Carlos Alberto Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas : Ed. ULBRA, 2006.
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Tenroller, Carlos Alberto Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas : Ed. ULBRA, 2006.
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Tenroller, Carlos Alberto Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas : Ed. ULBRA, 2006.
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Tenroller, Carlos Alberto Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas : Ed. ULBRA, 2006.
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Tenroller, Carlos Alberto Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas : Ed. ULBRA, 2006.
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Carravetta, Élio Salvador Praia
O jogador de futebol : técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2001. 16
American Sport Education Program
Ensinando futebol para jovens / American Sport Education Program; tradução Carlos Ugrinowitsch, Valdir J. Barbanti. 2. ed. São Paulo : Manole, 2000
Complementar
Carnaval, Paulo Eduardo
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Carnaval, Paulo Eduardo
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Carnaval, Paulo Eduardo
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Carnaval, Paulo Eduardo
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Carnaval, Paulo Eduardo
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Carnaval, Paulo Eduardo
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Carnaval, Paulo Eduardo
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Carnaval, Paulo Eduardo
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Carnaval, Paulo Eduardo
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro : Sprint, 2000
• DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
Daolio, Jocimar
Cultura : educação física e futebol. 2. ed., rev., ampliada Campinas : UNICAMP, 2003.
Freire, João Batista
Pedagogia do futebol. Campinas : Autores Associados, 2003.
• GARGANTA DA SILVA, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p.19-27, 1998
Material Digital
http://www.cbf.com.br/media/58890/regras%20de%20futebol%202012-internet-ok.pdf
http://www.cbf.com.br/media/58890/regras%20de%20futebol%202012-internet-ok.pdf
http://www.cbf.com.br/media/58890/regras%20de%20futebol%202012-internet-ok.pdf
http://www.cbf.com.br/media/58890/regras%20de%20futebol%202012-internet-ok.pdf
http://www.cbf.com.br/media/58890/regras%20de%20futebol%202012-internet-ok.pdf
http://www.cbf.com.br/media/58890/regras%20de%20futebol%202012-internet-ok.pdf
http://www.cbf.com.br/media/58890/regras%20de%20futebol%202012-internet-ok.pdf
http://www.cbf.com.br/media/58890/regras%20de%20futebol%202012-internet-ok.pdf
http://www.cbf.com.br/media/58890/regras%20de%20futebol%202012-internet-ok.pdf
0 Comments