1° ETAPA
PLANO DE AULA
Tema: Ginástica
Subtema: Ginástica para Todos na Escola.
Escola:
Petiano(a)s:
Orientadora:
Data: 06/10/2015 Horário: 08h30Min as 12h30Min
Quantidade de alunos: 40 Faixa Etária: 04 à 07 anos.
Objetivo geral: Vivenciar
a Ginástica para todos tendo como base os diferentes movimentos gímnicos.
Objetivos específicos: Iniciar
o aprendizado dos fundamentos da Ginástica para Todos; Partindo do conhecimento
dos alunos e ampliando sua experiência com os movimentos gímnicos.
Materiais utilizados:
Colchonetes,
caixa de som, lençóis, fitas de GR e bolas.
Metodologia: As aulas serão
desenvolvidas com base nos jogos e brincadeiras nos quais serão trabalhados os
fundamentos da ginástica para todos de forma ativa, ou seja, aquela em que o
aluno faz parte da construção do processo participando na solução de problemas
e superação de desafios encontrados ao longo das atividades.
Desenvolvimento da
aula:
Primeira parte:
1.
INTRODUÇÃO – Roda do
movimento/gesto 15’
AQUECIMENTO: 10
minutos
Será
formada uma roda onde nós ministrantes da extensão nos apresentaremos e
iniciaremos a atividade conversando com os alunos sobre o que vamos trabalhar
com eles e como será. Em seguida, em roda, cada aluno vai apresentar seu nome e
um movimento de ginástica conhecido por ele, e todos os outros a repetirão, e
assim sucessivamente até todos compartilharem seu movimento e seu nome.
Segunda parte: dançando com a ginástica. 10’
Em
sequência da primeira atividade com base nos movimentos anteriormente realizados,
será utilizado a música como um recurso para a atividade. As crianças deverão
estar espalhadas e dançar durante a música e quando essa parar, deverão repetir
um dos movimentos executados na atividade anterior.
Terceira parte:
Explorando movimentos. 20’
A
atividade consiste na exploração dos materiais em conjunto com os movimentos
gímnicos, desenvolvendo essa atividade em grupo. A turma será dividida em dois.
Uma parte iniciara o trabalho com os lençóis e as bolas, e a outra com as
fitas. A partir da experimentação das crianças, as ministrantes irão inserindo
novos elementos para a atividade.
Serão
enfocados movimentos de salto, giros e equilíbrio.
Intervalo para água
Avaliação
– 10 MINUTOS.
Questionário de avaliação
para os participantes.
Na
volta à sala de aula com as crianças, será perguntado de forma lúdica e
descontraída o que elas acharam do conteúdo, através de um formulário com
carinhas (alegre, triste e indiferente) que será entregue aos participantes,
saberemos o grau de satisfação das crianças com a aula.
Também será apresentado um
roteiro aos membros do grupo PET para que eles façam suas observações em
relação à ação, tais observações serão discutidas posteriormente nas reuniões
do grupo.
Referências
SCHIAVON, L.M; NISTA-PICCOLO, V.L. Aspectos
Pedagógicos no Ensino da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica no Cenário
Escolar. In: PAES, R, R; BALBINO, H.F. Pedagogia
do Esporte: Contexto e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005.
p. 111-112.
2° ETAPA
Tema: Ginástica
Subtema: Ginástica para Todos na Escola.
Escola: Escola Municipal Nagem Jorge Saad
Petiano(a)s: Maria Luiza e Yanca Dozzo
Orientadora: Marina Salerno
Data: 12/11/2015 Horário: 15h00Min
as 17h00Min
Quantidade de alunos: 30 Faixa
Etária: 05 à 06 anos.
Objetivo geral: Vivenciar a Ginástica para todos tendo
como base os diferentes movimentos gímnicos a partir das expressões advindas da
Ginástica Artística, Rítmica e Acrobática.
Objetivos específicos: Experimentar os
movimentos gímnicos; ampliar o conhecimento sobre a ginástica.
Materiais
utilizados: Colchonetes.
Metodologia: As aulas serão
desenvolvidas com base na metodologia das aulas historiadas que colaboram com o
processo de ensino-aprendizagem por meio da aproximação do contexto de aula da
fantasia infantil.
Desenvolvimento
da aula:
Primeira parte: Aprendendo os movimentos. 30’
A partir dos
gestos imitados dos animais, os alunos deverão executar alguns movimentos como:
Carrinho de mão (caramujo); parada de mãos (coice do cavalo); estrelinha,
baixa, média e alta (estrela do mar mão, mão e pé, pé); rolamento (macaquinho)
com os colchonetes postos pelo chão será executado a atividade sistematizada
com o auxílio dos ministrantes; rolinho humano, s alunos serão divididos em
grupos de 7 ou 8 crianças e todos deitarão no chão exceto 1 que será rolado por
cima dos colegas.
Intervalo para agua
Segunda parte: Roda de conversa
Com os alunos
sentados no chão será discutido o desenvolvimento da aula, o que eles sabem
sobre os movimentos realizados, o nome, se já visualizaram em outro lugar, se
eles têm conhecimento que os movimentos realizados são pertencentes da
modalidade ginástica e posteriormente será entregue o questionário de
avaliação.
Avaliação – 05 MINUTOS.
Questionário de
avaliação para os participantes.
Na volta à sala de aula com as crianças, será perguntado de forma lúdica
e descontraída o que elas acharam do conteúdo, através de um formulário com
carinhas (alegre, triste e indiferente) que será entregue aos participantes,
saberemos o grau de satisfação das crianças com a aula.
Também será
apresentado um roteiro aos membros do grupo PET para que eles façam suas
observações em relação à ação, tais observações serão discutidas posteriormente
nas reuniões do grupo.
Referências
SCHIAVON,
L.M; NISTA-PICCOLO, V.L. Aspectos Pedagógicos no Ensino da Ginástica Artística
e da Ginástica Rítmica no Cenário Escolar. In: PAES, R, R; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: Contexto e
Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005. p. 111-112.
MELLO,
A.S; SANTOS, W; KLIPPEL, M.V; ROSA, A.P; VOTRE, S.J. Educação física na
educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar. Rev. Bras. Ciênc.
Esporte, Florianópolis, 2014. p. 467-484.
3° ETAPA
Tema: Ginástica
Subtema: Ginástica para Todos na Escola.
Escola: Escola Municipal Nagem Jorge Saad
Petiano(a)s: Maria Luiza e Yanca Dozzo
Orientadora: Marina Salerno
Data: 13/11/2015 Horário: 15h00Min
as 17h00Min
Quantidade de alunos: 30 Faixa
Etária: 05 à 06 anos.
Objetivo geral: Vivenciar a
Ginástica para todos tendo como base os diferentes movimentos gímnicos a partir
das expressões advindas da Ginástica Artística, Rítmica e Acrobática.
Objetivos específicos: Experimentar
diferentes materiais e desenvolver elementos coreográficos da ginástica para
todos.
Materiais
utilizados: Colchonetes,
lençóis, bolas.
Metodologia: As aulas serão
desenvolvidas com base nos fundamentos da ginástica para todos de forma ativa,
ou seja, aquela em que o aluno faz parte da construção do processo participando
na solução de problemas e superação de desafios encontrados ao longo das
atividades.
Desenvolvimento
da aula:
Primeira Parte: Explorando materiais alternativos.
20’
A atividade consiste na
exploração dos materiais em conjunto com os movimentos gímnicos divididos em
grupos iniciara o trabalho com os lençóis e as bolas. A partir da
experimentação das crianças, as ministrantes irão inserindo novos elementos
para a atividade.
Serão enfocados movimentos de salto,
giros, equilíbrios, e retomando as atividades da aula anterior com os
movimentos dos animais.
Segunda parte: Construindo elementos coreográficos.
20’
A atividades
consiste em realizar os movimentos anteriormente executados, porém agora
sincronizados e ritmados entre os grupos, utilizando deslocamentos equilíbrio
junto com a manipulação dos materiais.
Intervalo para agua
Avaliação – 10 MINUTOS.
Questionário de
avaliação para os participantes.
Com as crianças sentados no chão do pátio, será perguntado de forma
lúdica e descontraída o que elas acharam do conteúdo, através de um formulário
com carinhas (alegre, triste e indiferente) que será entregue aos
participantes, saberemos o grau de satisfação das crianças com a aula.
Também será
apresentado um roteiro aos membros do grupo PET para que eles façam suas
observações em relação à ação, tais observações serão discutidas posteriormente
nas reuniões do grupo.
Referências
SCHIAVON,
L.M; NISTA-PICCOLO, V.L. Aspectos Pedagógicos no Ensino da Ginástica Artística
e da Ginástica Rítmica no Cenário Escolar. In: PAES, R, R; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: Contexto e
Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005. p. 111-112.
0 Comments