PLANO DE AULA - GINÁSTICA INFANTIL DE 04 A 7 ANOS


1° ETAPA
PLANO DE AULA
Tema: Ginástica
Subtema: Ginástica para Todos na Escola.
Escola: 
Petiano(a)s: 
Orientadora: 
Data: 06/10/2015    Horário: 08h30Min as 12h30Min
Quantidade de alunos: 40          Faixa Etária: 04 à 07 anos.

Objetivo geral: Vivenciar a Ginástica para todos tendo como base os diferentes movimentos gímnicos.

Objetivos específicos: Iniciar o aprendizado dos fundamentos da Ginástica para Todos; Partindo do conhecimento dos alunos e ampliando sua experiência com os movimentos gímnicos.

Materiais utilizados: Colchonetes, caixa de som, lençóis, fitas de GR e bolas.
Metodologia: As aulas serão desenvolvidas com base nos jogos e brincadeiras nos quais serão trabalhados os fundamentos da ginástica para todos de forma ativa, ou seja, aquela em que o aluno faz parte da construção do processo participando na solução de problemas e superação de desafios encontrados ao longo das atividades.

Desenvolvimento da aula:

Primeira parte:
1.    INTRODUÇÃO – Roda do movimento/gesto 15’

AQUECIMENTO: 10 minutos

Será formada uma roda onde nós ministrantes da extensão nos apresentaremos e iniciaremos a atividade conversando com os alunos sobre o que vamos trabalhar com eles e como será. Em seguida, em roda, cada aluno vai apresentar seu nome e um movimento de ginástica conhecido por ele, e todos os outros a repetirão, e assim sucessivamente até todos compartilharem seu movimento e seu nome.

Segunda parte: dançando com a ginástica. 10’
Em sequência da primeira atividade com base nos movimentos anteriormente realizados, será utilizado a música como um recurso para a atividade. As crianças deverão estar espalhadas e dançar durante a música e quando essa parar, deverão repetir um dos movimentos executados na atividade anterior.

Terceira parte: Explorando movimentos. 20’
A atividade consiste na exploração dos materiais em conjunto com os movimentos gímnicos, desenvolvendo essa atividade em grupo. A turma será dividida em dois. Uma parte iniciara o trabalho com os lençóis e as bolas, e a outra com as fitas. A partir da experimentação das crianças, as ministrantes irão inserindo novos elementos para a atividade.
Serão enfocados movimentos de salto, giros e equilíbrio.

Intervalo para água

Avaliação – 10 MINUTOS.
Questionário de avaliação para os participantes.
 Na volta à sala de aula com as crianças, será perguntado de forma lúdica e descontraída o que elas acharam do conteúdo, através de um formulário com carinhas (alegre, triste e indiferente) que será entregue aos participantes, saberemos o grau de satisfação das crianças com a aula.
Também será apresentado um roteiro aos membros do grupo PET para que eles façam suas observações em relação à ação, tais observações serão discutidas posteriormente nas reuniões do grupo.

Referências           
SCHIAVON, L.M; NISTA-PICCOLO, V.L. Aspectos Pedagógicos no Ensino da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica no Cenário Escolar. In: PAES, R, R; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: Contexto e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005. p. 111-112.


2° ETAPA
Tema: Ginástica
Subtema: Ginástica para Todos na Escola.
Escola: Escola Municipal Nagem Jorge Saad
Petiano(a)s: Maria Luiza e Yanca Dozzo
Orientadora: Marina Salerno
Data: 12/11/2015       Horário: 15h00Min as 17h00Min
Quantidade de alunos: 30    Faixa Etária: 05 à 06 anos.

Objetivo geral:  Vivenciar a Ginástica para todos tendo como base os diferentes movimentos gímnicos a partir das expressões advindas da Ginástica Artística, Rítmica e Acrobática.
Objetivos específicos: Experimentar os movimentos gímnicos; ampliar o conhecimento sobre a ginástica.

Materiais utilizados: Colchonetes.

Metodologia: As aulas serão desenvolvidas com base na metodologia das aulas historiadas que colaboram com o processo de ensino-aprendizagem por meio da aproximação do contexto de aula da fantasia infantil.    

Desenvolvimento da aula:
Primeira parte: Aprendendo os movimentos. 30’  
A partir dos gestos imitados dos animais, os alunos deverão executar alguns movimentos como: Carrinho de mão (caramujo); parada de mãos (coice do cavalo); estrelinha, baixa, média e alta (estrela do mar mão, mão e pé, pé); rolamento (macaquinho) com os colchonetes postos pelo chão será executado a atividade sistematizada com o auxílio dos ministrantes; rolinho humano, s alunos serão divididos em grupos de 7 ou 8 crianças e todos deitarão no chão exceto 1 que será rolado por cima dos colegas.
Intervalo para agua
Segunda parte: Roda de conversa
Com os alunos sentados no chão será discutido o desenvolvimento da aula, o que eles sabem sobre os movimentos realizados, o nome, se já visualizaram em outro lugar, se eles têm conhecimento que os movimentos realizados são pertencentes da modalidade ginástica e posteriormente será entregue o questionário de avaliação.   

Avaliação – 05 MINUTOS.
Questionário de avaliação para os participantes.
Na volta à sala de aula com as crianças, será perguntado de forma lúdica e descontraída o que elas acharam do conteúdo, através de um formulário com carinhas (alegre, triste e indiferente) que será entregue aos participantes, saberemos o grau de satisfação das crianças com a aula.
Também será apresentado um roteiro aos membros do grupo PET para que eles façam suas observações em relação à ação, tais observações serão discutidas posteriormente nas reuniões do grupo.
Referências              
SCHIAVON, L.M; NISTA-PICCOLO, V.L. Aspectos Pedagógicos no Ensino da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica no Cenário Escolar. In: PAES, R, R; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: Contexto e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005. p. 111-112.

MELLO, A.S; SANTOS, W; KLIPPEL, M.V; ROSA, A.P; VOTRE, S.J. Educação física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, 2014. p. 467-484.


3° ETAPA

Tema: Ginástica
Subtema: Ginástica para Todos na Escola.
Escola: Escola Municipal Nagem Jorge Saad
Petiano(a)s: Maria Luiza e Yanca Dozzo
Orientadora: Marina Salerno
Data: 13/11/2015       Horário: 15h00Min as 17h00Min
Quantidade de alunos: 30    Faixa Etária: 05 à 06 anos.

Objetivo geral: Vivenciar a Ginástica para todos tendo como base os diferentes movimentos gímnicos a partir das expressões advindas da Ginástica Artística, Rítmica e Acrobática.

Objetivos específicos: Experimentar diferentes materiais e desenvolver elementos coreográficos da ginástica para todos.

Materiais utilizados: Colchonetes, lençóis, bolas.

Metodologia: As aulas serão desenvolvidas com base nos fundamentos da ginástica para todos de forma ativa, ou seja, aquela em que o aluno faz parte da construção do processo participando na solução de problemas e superação de desafios encontrados ao longo das atividades.

Desenvolvimento da aula:

Primeira Parte: Explorando materiais alternativos. 20’
A atividade consiste na exploração dos materiais em conjunto com os movimentos gímnicos divididos em grupos iniciara o trabalho com os lençóis e as bolas. A partir da experimentação das crianças, as ministrantes irão inserindo novos elementos para a atividade.
Serão enfocados movimentos de salto, giros, equilíbrios, e retomando as atividades da aula anterior com os movimentos dos animais.
Segunda parte: Construindo elementos coreográficos. 20’
A atividades consiste em realizar os movimentos anteriormente executados, porém agora sincronizados e ritmados entre os grupos, utilizando deslocamentos equilíbrio junto com a manipulação dos materiais. 

Intervalo para agua

Avaliação – 10 MINUTOS.
Questionário de avaliação para os participantes.
Com as crianças sentados no chão do pátio, será perguntado de forma lúdica e descontraída o que elas acharam do conteúdo, através de um formulário com carinhas (alegre, triste e indiferente) que será entregue aos participantes, saberemos o grau de satisfação das crianças com a aula.
Também será apresentado um roteiro aos membros do grupo PET para que eles façam suas observações em relação à ação, tais observações serão discutidas posteriormente nas reuniões do grupo.

Referências              
SCHIAVON, L.M; NISTA-PICCOLO, V.L. Aspectos Pedagógicos no Ensino da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica no Cenário Escolar. In: PAES, R, R; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: Contexto e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005. p. 111-112.






0 Comments