EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola Municipal: Jorge Amado
Professor (a):
Aula de Educação Física
Turma: 4º e 5º Ano
1. Conteúdos: Eixo Ritmo e expresssividade
Professor (a):
Aula de Educação Física
Turma: 4º e 5º Ano
1. Conteúdos: Eixo Ritmo e expresssividade
2. Objetivos:
a -
Auxiliar no processo de compreensão
do que é o tempo musical
b-
Explorar as possibilidades de musicalização corporal
c- Favorecer situações que vivenciem a imitação, criação e
recriação de ritmos
d
- desenvolver a criatividade,
a sensibilidade e a integração dos alunos
3. Procedimentos
Metodológicos (parte inicial, principal, final): nesta parte você descreve
passo a passo as atividades que irá desenvolver.
Parte
Inicial:
Escolher uma música que todos conheçam e marcar o
ritmo com palmas ou com o pé batendo no chão. Explicar sobre o que é o ritmo.
Parte
Principal:
Realizar diferentes tipos de
palma: Concha, estrela, 4 dedos, costas da mão e 2 dedos
Fazer a brincadeira da “chuva”,
inspirada no grupo Barbatuques
Parte
Final:
Com percussão corporal realizar
um “samba”:
-
Estalo, peito, peito, estalo, estalo
4. Recursos: quais os
materiais que irá precisar, qual o espaço que irá utilizar.
Materiais
Necessários: O corpo de cada um
Espaço:
Deve ser um local onde seja possível fazer barulho, sem atrapalhar as demais
turmas. Como as salas de aula tem uma boa acústica, a atividade foi realizada
com a maioria das turmas dentro de sua própria sala de aula, ou no pátio da
escola.
5. Avaliação: após a
aplicação das atividades você avalia o desenvolvimento da aula e pontua
situações que você terá que trabalhar com cada turminha. Isto facilita para que
depois você preencha a parte de avaliação no livro de frequência.
Na parte inicial, os alunos não conseguiram escolher
uma música que todos conhecessem, vários pontuaram que o tipo de música que
conheciam não podiam cantar na escola. Foram então orientados pela professora a
escolher uma cantiga de roda ou música infantil, que seria de conhecimento
comum.
Na parte principal da aula, houve um grande envolvimento
por parte das crianças. Foram separados em grupos aleatórios, para que fosse
possível escutar melhor as performances e auxiliar nas dificuldades, as
crianças gostaram de perceber as diferentes possibilidades e sons que
conseguiam fazer. A “chuva” foi muito apreciada, “parece de verdade” foi a
conclusão dos alunos.
Na parte final da aula houve necessidade de adaptar
o samba, pois vários alunos não sabiam estalar os dedos, então estalamos a
língua no lugar.
0 Comments