Colégio Estadual Getúlio Vargas
Ananás-T
Série: 6º ano A Turno:
Professora:
Disciplina:
Plano de aula diário
EIXO TEMÁTICO:
Conhecimento Sobre o Corpo/ Atividades Rítmicas e Expressivas/ Ginástica, Jogos e Esportes.
COMPETÊNCIAS:
- Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e valorizando a inclusão social, as diferenças individuais, as regras estabelecidas, a elaboração e a adaptação de brincadeiras e jogos, evitando a competitividade excessiva, favorecendo a participação de todos, como recursos a ser utilizado em momentos extra-escolares e de lazer.
HABILIDADES:
- Participar de atividades lúdicas que envolvam condições motoras.
- Participar de atividades lúdicas que envolvam condições físicas.
- Analisar e compreender as estratégias de jogo pré-desportivos de modo a ampliar suas possibilidades de movimento.
CONTEÚDOS:
Voleibol
· Toque: por cima, para frente, para trás, para lateral.
· Manchete: para si mesmo, com o pé direito à frente, com o pé esquerdo à frente, com o deslocamento à frente, com deslocamento para trás.
· Saque: por baixo
SITUAÇÃO DIDÁTICA:
Os alunos farão 4 grupos de 5 pessoas.
* 1º grupo irá organizar um alongamento e um aquecimento com todos os alunos para o início da aula.
* 2º grupo criará duas atividades para que os alunos vivencie e execute o fundamento do voleibol (saque)
* 3ª grupo realizará 2 atividade que desenvolva o fundamento manchete, toques e bloqueio no voleibol.
* 4º grupo fará duas atividades de relaxamento para uma (volta à calma).
Processo
Para iniciar a aula o primeiro grupo executará o alongamento de 5 minutos, um aquecimento de 5 min. Logo em seguida o 2º grupo começará com as duas atividades de 8 min. cada, para o aprendizado do saque, o 3º grupo dará continuação com mais 2 atividades com duração de 8min. Cada para aprendizado do toque, manchete e bloqueio, finalizando com um relaxamento direcionado pelo 4º grupo com tempo de 5min. Será feito também uma reflexão da aula dada.
MATERIAIS:
Projetor de slid com Webquest e bolas de voleibol.
AVALIAÇÃO:
Observar se os alunos conseguirão realizar todas as atividades tendo um bom desenvolvimento motor e se o grupo que apresentou teve domínio em explicar a atividade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
- Teixeira, Hudson Ventura, 1935 – Educação Física e Desporto: técnicas, táticas, regras e penalidades/ Hudson Ventura Teixeira.. – 4. ed. – São Paulo: - Saraiva, 2003.
Suplementado pelo manual do professor.
ISBN 85-02-01430-7 (livro do aluno)
ISBN 85-02-01430-7 (livro do professor)
1. Educação Física 2 Esportes I. titulo
Ananás-T
Série: 6º ano A Turno:
Professora:
Disciplina:
Plano de aula diário
EIXO TEMÁTICO:
Conhecimento Sobre o Corpo/ Atividades Rítmicas e Expressivas/ Ginástica, Jogos e Esportes.
COMPETÊNCIAS:
- Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e valorizando a inclusão social, as diferenças individuais, as regras estabelecidas, a elaboração e a adaptação de brincadeiras e jogos, evitando a competitividade excessiva, favorecendo a participação de todos, como recursos a ser utilizado em momentos extra-escolares e de lazer.
HABILIDADES:
- Participar de atividades lúdicas que envolvam condições motoras.
- Participar de atividades lúdicas que envolvam condições físicas.
- Analisar e compreender as estratégias de jogo pré-desportivos de modo a ampliar suas possibilidades de movimento.
CONTEÚDOS:
Voleibol
· Toque: por cima, para frente, para trás, para lateral.
· Manchete: para si mesmo, com o pé direito à frente, com o pé esquerdo à frente, com o deslocamento à frente, com deslocamento para trás.
· Saque: por baixo
SITUAÇÃO DIDÁTICA:
Os alunos farão 4 grupos de 5 pessoas.
* 1º grupo irá organizar um alongamento e um aquecimento com todos os alunos para o início da aula.
* 2º grupo criará duas atividades para que os alunos vivencie e execute o fundamento do voleibol (saque)
* 3ª grupo realizará 2 atividade que desenvolva o fundamento manchete, toques e bloqueio no voleibol.
* 4º grupo fará duas atividades de relaxamento para uma (volta à calma).
Processo
Para iniciar a aula o primeiro grupo executará o alongamento de 5 minutos, um aquecimento de 5 min. Logo em seguida o 2º grupo começará com as duas atividades de 8 min. cada, para o aprendizado do saque, o 3º grupo dará continuação com mais 2 atividades com duração de 8min. Cada para aprendizado do toque, manchete e bloqueio, finalizando com um relaxamento direcionado pelo 4º grupo com tempo de 5min. Será feito também uma reflexão da aula dada.
MATERIAIS:
Projetor de slid com Webquest e bolas de voleibol.
AVALIAÇÃO:
Observar se os alunos conseguirão realizar todas as atividades tendo um bom desenvolvimento motor e se o grupo que apresentou teve domínio em explicar a atividade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
- Teixeira, Hudson Ventura, 1935 – Educação Física e Desporto: técnicas, táticas, regras e penalidades/ Hudson Ventura Teixeira.. – 4. ed. – São Paulo: - Saraiva, 2003.
Suplementado pelo manual do professor.
ISBN 85-02-01430-7 (livro do aluno)
ISBN 85-02-01430-7 (livro do professor)
1. Educação Física 2 Esportes I. titulo
0 Comments