PLANO DE AULA VOLEIBOL SAQUE, MANCHETE E TOQUE

Colégio Estadual Getúlio Vargas
Ananás-T
Série: 6º ano  A   Turno: 
Professora: 
Disciplina: 

Plano de aula diário



EIXO TEMÁTICO:
Conhecimento Sobre o Corpo/ Atividades Rítmicas e Expressivas/ Ginástica, Jogos e Esportes.

COMPETÊNCIAS:
- Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e valorizando a inclusão social, as diferenças individuais, as regras estabelecidas, a elaboração e a adaptação de brincadeiras e jogos, evitando a competitividade excessiva, favorecendo a participação de todos, como recursos a ser utilizado em momentos extra-escolares e de lazer.

HABILIDADES:
- Participar de atividades lúdicas que envolvam condições motoras.
- Participar de atividades lúdicas que envolvam condições físicas.
- Analisar e compreender as estratégias de jogo pré-desportivos de modo a ampliar suas possibilidades de movimento.

CONTEÚDOS:
Voleibol
·        Toque: por cima, para frente, para trás, para lateral.
·        Manchete: para si mesmo, com o pé direito à frente, com o pé esquerdo à frente, com o deslocamento à frente, com deslocamento para trás.
·        Saque: por baixo

SITUAÇÃO DIDÁTICA:
Os alunos farão 4 grupos de 5 pessoas.
*    1º grupo irá organizar um alongamento e um aquecimento com todos os alunos para o início da aula.
*    2º grupo criará duas atividades para que os alunos vivencie e execute o fundamento do voleibol (saque)
*    3ª grupo realizará 2 atividade que desenvolva o fundamento manchete, toques e bloqueio no voleibol.
*    4º grupo  fará duas atividades de relaxamento para uma (volta à calma).



Processo
           Para iniciar a aula o primeiro grupo executará o alongamento de 5 minutos, um aquecimento de 5 min. Logo em seguida o 2º grupo começará com as duas atividades de 8 min. cada,  para o aprendizado do saque, o 3º grupo dará continuação com mais 2 atividades com duração de 8min.  Cada para aprendizado do toque, manchete e bloqueio, finalizando com um relaxamento direcionado pelo 4º grupo com tempo de 5min. Será feito também uma reflexão da aula dada.

MATERIAIS:
Projetor de slid com Webquest e bolas de voleibol.

AVALIAÇÃO:
Observar se os alunos conseguirão realizar todas as atividades tendo um bom desenvolvimento motor  e se o grupo que apresentou teve domínio  em explicar a atividade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
- Teixeira, Hudson Ventura, 1935 – Educação Física e Desporto: técnicas, táticas, regras e penalidades/ Hudson Ventura Teixeira.. – 4. ed. – São Paulo: - Saraiva, 2003.
Suplementado pelo manual do professor.
ISBN 85-02-01430-7 (livro do aluno)
ISBN 85-02-01430-7 (livro do professor)
1.   Educação Física 2 Esportes I. titulo


0 Comments