PLANO DE AULA ATLETISMO PÚBLICO ALVO: SÉRIE: 7º e 8º ano / TURMA 700 e 800

 PLANO DE AULA ATLETISMO

TEMA: Atletismo na Educação Física Escolar

PÚLICO ALVO: SÉRIE: 7º e 8º ano / TURMA 700 e 800 / TURNO: Primeiro

TEMPO ESTIMADO: Uma semana e aulas com duração de 60 Minutos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Despertar no aluno o interesse pelas Danças Folclóricas.
* Conduzir o aluno a uma vivência diferente do seu cotidiano.
* Conhecer a importância histórica da Dança das Fitas/Do Pau de Fitas.
* Ensinar os movimentos e passos básicos da Dança das Fitas/Do Pau de Fitas.
* Trabalhar a Coordenação Motora e o Equilíbrio através da Dança do Pau de Fitas
          
CONTEUDOS:
* Conceituação do atletismo.
* Jogos e situações próximas às da modalidade oficial.
* Competições oficiais e as diferenças de gênero

AQUECIMENTO.
Balão no pé
* O professor solicitará ao grupo que fique no centro da quadra, de pé. Então distribuirá um balão e um pedaço de cordão para cada participante.
* À seguir, cada participante soprará até encher o seu balão, amarrará e prenderá no tornozelo direito.
* O professor acionará um cronometro e avisará que todos têm cinco minutos para estourarem os balões uns dos outros.
* Ao sinal do professor todos os participantes poderão estourar os balões dos seus colegas.
* O jogo terminará ao final do tempo demarcado ou se todos os balões forem estourados antes disso.
*Objetivo: Aquecer as crianças para as próximas atividades do conteúdo principal

PARTE PRINCIPAL.
1ª  etapa.
      Perguntar aos alunos o que eles conhecem sobre o atletismo. Em seguida passar um vídeo que mostre imagens de diversas provas, como esse e esse. Discutir o vídeo com os alunos, buscando construir um conceito sobre esse esporte. Deixar todos se manifestar, complemente, corrigindo os equívocos e respondendo às perguntas que surgirem. Ressaltar que a modalidade engloba diversas provas, a maioria individual. Agrupar cada uma para melhor entendimento dos alunos: corridas, saltos, arremessos e lançamentos, explicando que existem variações. Explicar que as corridas, por exemplo, incluem as corridas de velocidade de 100 metros, as corridas de velocidade de 200 metros, as corridas de revezamento, corridas de obstáculos, corridas com barreiras e as maratonas.
Escolher uma das provas em conjunto com os alunos ou fazer uma sugestão, como a corrida de velocidade, que pode ser feita de uma extremidade à outra da quadra. Primeiramente, separar meninos e meninas explicando que nas modalidades de corridas oficiais essa é regra (esse será o único momento em que eles estarão separados). Depois, deverão ser colocados para correr juntos, divididos em grupos mistos menores. Quem estiver esperando a vez deverá ficar responsável por marcar os tempos de cada corredor, além de observar e anotar quem chega primeiro.
Em seguida, propor um jogo no qual os estudantes são colocados em duplas. Cada dupla receberá uma folha de jornal que deverá ser levada ao colega parceiro - que se posicionará à sua frente, em sentido contrário ao dele e a uma distância que pode ser de uma lateral a outra da quadra (ou de uma linha de fundo a outra). A folha deve ser colocada em contato com o corpo, sem ser dobrada, ou segurada pelas mãos. Vence a dupla que conseguir fazer o trajeto primeiro. (neste caso, quem está com a folha leva para o parceiro, chegando ao lado oposto à sua posição inicial. O parceiro então, pega a folha e a leva para o outro lado, de onde saiu seu companheiro). A dupla que conseguir fazer essa troca de lugar levando a folha de jornal junto ao corpo andando rápido, mas sem correr, vencerá. Esse mesmo jogo poderá ser feito com mais estudantes, assim, a equipe que trocar de lugar primeiro, levando o jornal desse modo será a vencedora. Concluídas as duas atividades, organizar uma roda de conversa e incentivar todos a comentarem as vivências, identificando o que foi aprendido e de que forma, ou a apresentar dúvidas. Deverá ser comentado sobre as diversas provas de corrida de velocidade e as características básicas delas: distâncias curtas, saídas baixas (com blocos de partida, para dar impulso) e velocidade como capacidade física fundamental, sempre incentivando a discussão sobre a questão do gênero e mostrando um olhar crítico, não se esquecendo de incentivar a superação de preconceitos. Comentar sobre a corrida individual, por gênero e depois mista, perguntando como foi para os alunos essa vivência. Exponha as questões fisiológicas que permeiam as competições olímpicas que separam os atletas dessa forma.

2ª etapa.
Retomar as atividades da aula passada, relembrando as características básicas das corridas de velocidade, e propor a prática de um jogo - que deve ser comparado aos realizados anteriormente. Dividir a turma em grupos mistos com aproximadamente oito integrantes cada. Se as equipes ficarem com um número desigual, basta um aluno participar duas vezes. Organizar os alunos (as) competidores em colunas, distantes uma da outra em mais ou menos uns dois  metros numa das laterais da quadra.
Um aluno do grupo fica do lado oposto da quadra e, ao seu sinal, sai em busca do
colega que está no inicio da coluna à sua frente. Lá chegando, ele segura esse colega pela mão e os dois voltam para lado oposto da quadra. Os dois dão meia volta e buscam o próximo da fila, sem soltar as mãos.
Ganha a equipe que se transferir mais rapidamente para o outro lado da quadra.
Terminado o jogo, reúna os estudantes num roda de conversa e peça que exponham suas reflexões sobre a prática e a construção do conhecimento acerca dela. Faça um comparativo com as características das corridas de velocidade e as de resistência, buscando levantar os elementos que caracterizam essa última: distâncias longas, saída alta (em pé) e resistência aeróbica como capacidade física principal.

3ª etapa
Deverão ser resgatadas as vivências realizadas nas aulas anteriores e, em seguida, perguntar-se o que as crianças sabem sobre o espaço onde ocorrem as competições de atletismo. Discutir o tema propondo que todos juntos construam uma pista na quadra. Poderá ser sugerido a utilização de giz ou fita crepe para contornar o espaço e construir pelo menos duas raias. Outra opção é o uso de cones ou garrafas \u201cpet\u201d com água. Feitas as raias, explicar sobre a diferença no comprimento da interna e que, por isso, quem está nela tem de largar de uma marca localizada mais atrás. Em seguida deverá ser proposto, uma corrida de velocidade entre os alunos nesse espaço. Se não for possível fazer várias raias, sugerir que alguns alunos marquem os tempos dos outros e anotem os nomes numa cartolina ou papel pardo para posterior análise. Nesse período, os que não estiverem participando deverão realizar outra atividade. Em seguida, será organizada uma corrida de revezamento, utilizando cabos de vassouras cortados ou canudos de jornal, colocando os alunos em grupos mistos e ressaltando a importância do trabalho em equipe. No fim, formar uma roda de conversa para todos exporem as reflexões sobre as vivências e o que aprenderam com elas. A seguir, retomar o cartaz com os nomes e os tempos para uma análise conjunta dos melhores tempos e equipes e levantar as razões dos resultados e a questão de ganhar e perder. Apontar se houve mais meninas que meninos com tempos melhores, incentivando o debate. Cada turma terá um cenário diferente. O importante é levar os alunos a analisar os resultados de forma crítica, observando as inúmeras questões que envolvem a competição e as diferenças de gênero. É possível que apareça uma menina mais rápida que todos os meninos ou não. A discussão é válida em ambos os casos para acabar com os preconceitos relativos a participação de meninos e meninas em conjunto nas atividades que englobem a educação física escolar ou qualquer outra modalidade relacionada atividades físicas em geral.

4ª etapa
Recordar o que foi abordado nas aulas anteriores, comparando os dois tipos de corrida e suas características principais. Ressaltar a importância da vivência na pista construída e propor o uso dela para

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