PLANO DE AULA – ATLETISMO/BIOMECANICA MÓDULO B - FASE I – 2018
Duração da aula 20 mim
Conteúdo/Tema:
Atividades pedagógicas para corrida de 100 metros para o Ensino Médio (16 e 17 anos)
Objetivo Geral:
Apresentar este plano, visando uma aula de Atletismo para alunos de 16 á 17 anos na modalidade de corrida de 100 metros rasos, e apresentamos uma opção de conteúdo que possa incluir crianças e adolescentes com deficiências físicas e visuais nas atividades.
Objetivos específicos:
1 -Aprimorar as capacidades físicas e técnicas utilizadas nas corridas em velocidade e resistência a fim de auxiliar os acadêmicos na melhoria de seu desempenho nessas modalidades de atletismo.
2 - Melhorar a técnica de saída baixa, conhecendo e desenvolvendo ações motoras para a realização da mesma a fim de auxiliar os alunos na execução da mesma.
Desenvolvimento da aula:
1 - Aquecimento: três Voltas em torno da pista de atletismo no trote, calcanhar para trás: deslocar-se com média velocidade, tocando os calcanhares nos glúteos alternadamente e de forma rápida. Repetir3x30m, com retorno andando.
2 – Orientações sobre a atividade proposta: colocando os pés no bloco de partida ou bloco improvisado, nas mãos o polegar e o indicador deveram esta alinhada com a linha de partida, e os ombros abertos, na saída,a perna e esticada levemente, para da rapidamente o primeiro passo, a perna da frente fica toda esticada, para impulsionar para frente,em hipótese alguma pode pisar ou ultrapassar a linha de partida antes de escutar o sinal sonoro da largada.
3 – Pratica: Formar duplas, eem uma reta são demarcados duas linhas, sendo a primeira linha a de partida e, a última, a de chegada, a dupla ficarão na linha de partida, na posição de saída baixa, ao sinal, os alunos correrão ate a linha de chegada vence o que ultrapassar a linha de chegada primeira.
Adaptações no desenvolvimento:
Deficiente visual os guias (colega ou professor) utilizam uma corda para competir unidos pela mão devem sempre correr juntos e os guias não podem impulsionar e nem empurrar. Os alunos com amputação do membro inferior direito que não possuírem muletas ou próteses receberam auxílio dos colegas, onde esses colegas ajudaram no deslocamento, servindo de apoio.
Materiais: Quadra, pátiocorda e apito.
Avaliação:Identificar as modalidades de atletismo relativo à atividade de 100 metros rasos, promovendo o trabalho em grupo e uma boa relação entre os alunos.
Referências utilizadas para elaboração do plano de aula:
Matthiesen, Sara Quenzer. Educação Física no ensino superior: Atletismo teoria e pratica. Rio de Janeiro: Guanabara-koogan, 2010, Confederação brasileira de atletismo Regras oficiais de Atletismo : 2004-2005, Fernandes, José Luís .Atletismo : corridas 1979,
Escolha apenas um exercício do conteúdo/tema do plano de aula e descreva a biomecânica do movimento.
Como você/o grupo avalia a aula de campo (tutor, aluno/grupo e colegas)? De que forma ela contribui na sua formação profissional?
A aula de campo facilita em nosso desenvolvimento no qual podemos nos organizar de forma mais objetiva com a presença de nosso tutor, alunos e colegas, tirando dúvidas e esclarecimento de nossa equipe.
Por fim em conclusão e aprovação.
Duração da aula 20 mim
Conteúdo/Tema:
Atividades pedagógicas para corrida de 100 metros para o Ensino Médio (16 e 17 anos)
Objetivo Geral:
Apresentar este plano, visando uma aula de Atletismo para alunos de 16 á 17 anos na modalidade de corrida de 100 metros rasos, e apresentamos uma opção de conteúdo que possa incluir crianças e adolescentes com deficiências físicas e visuais nas atividades.
Objetivos específicos:
1 -Aprimorar as capacidades físicas e técnicas utilizadas nas corridas em velocidade e resistência a fim de auxiliar os acadêmicos na melhoria de seu desempenho nessas modalidades de atletismo.
2 - Melhorar a técnica de saída baixa, conhecendo e desenvolvendo ações motoras para a realização da mesma a fim de auxiliar os alunos na execução da mesma.
Desenvolvimento da aula:
1 - Aquecimento: três Voltas em torno da pista de atletismo no trote, calcanhar para trás: deslocar-se com média velocidade, tocando os calcanhares nos glúteos alternadamente e de forma rápida. Repetir3x30m, com retorno andando.
2 – Orientações sobre a atividade proposta: colocando os pés no bloco de partida ou bloco improvisado, nas mãos o polegar e o indicador deveram esta alinhada com a linha de partida, e os ombros abertos, na saída,a perna e esticada levemente, para da rapidamente o primeiro passo, a perna da frente fica toda esticada, para impulsionar para frente,em hipótese alguma pode pisar ou ultrapassar a linha de partida antes de escutar o sinal sonoro da largada.
3 – Pratica: Formar duplas, eem uma reta são demarcados duas linhas, sendo a primeira linha a de partida e, a última, a de chegada, a dupla ficarão na linha de partida, na posição de saída baixa, ao sinal, os alunos correrão ate a linha de chegada vence o que ultrapassar a linha de chegada primeira.
Adaptações no desenvolvimento:
Deficiente visual os guias (colega ou professor) utilizam uma corda para competir unidos pela mão devem sempre correr juntos e os guias não podem impulsionar e nem empurrar. Os alunos com amputação do membro inferior direito que não possuírem muletas ou próteses receberam auxílio dos colegas, onde esses colegas ajudaram no deslocamento, servindo de apoio.
Materiais: Quadra, pátiocorda e apito.
Avaliação:Identificar as modalidades de atletismo relativo à atividade de 100 metros rasos, promovendo o trabalho em grupo e uma boa relação entre os alunos.
Referências utilizadas para elaboração do plano de aula:
Matthiesen, Sara Quenzer. Educação Física no ensino superior: Atletismo teoria e pratica. Rio de Janeiro: Guanabara-koogan, 2010, Confederação brasileira de atletismo Regras oficiais de Atletismo : 2004-2005, Fernandes, José Luís .Atletismo : corridas 1979,
Escolha apenas um exercício do conteúdo/tema do plano de aula e descreva a biomecânica do movimento.
Como você/o grupo avalia a aula de campo (tutor, aluno/grupo e colegas)? De que forma ela contribui na sua formação profissional?
A aula de campo facilita em nosso desenvolvimento no qual podemos nos organizar de forma mais objetiva com a presença de nosso tutor, alunos e colegas, tirando dúvidas e esclarecimento de nossa equipe.
Por fim em conclusão e aprovação.
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