Plano de Aula
Ballet Clássico Iniciante
Vamos dar início às aulas sempre ensinando as crianças à maneira
correta de entrar na sala de Ballet: Ex.: andando como bailarina ou princesa,
cabeça erguida e com uma postura bem bonita e elegante. As alunas devem
selecionar roupas simples e confortáveis que não atrapalhem nos movimentos
durante as aulas. Os cabelos devem estar sempre presos. No início os
exercícios devem ser feitos com meia nos pés, e sem sapatilhas para a devida
correção dos dedos dos pés até as alunas tiverem consciência da importância
de seguirem as regras básicas do ballet.
Duração: 50 minutos
CHÃO: Pequena e grande, pé de bailaria e pé de palhaço, elegante e feia.
Objetivo: Trabalhar a postura das alunas.
Metodologia: Sentadas em roda
Pé de bailarina: Com os pés alongados e pernas esticadas.
Pé de palhaço: Com os pés flex e pernas esticadas.
Pequena: Joelhos dobrados com os pés no chão. Corpo todo encolhido
abraçando as pernas
Grande: Alongar o corpo todo, se espreguiçando como se estivesse acabado
de acordar.
Feia: Sentadas no chão com o corpo todo relaxado (Desajeitado como uma
bruxa).
Elegante: Com as costas alongadas, pernas esticadas, mãos na cintura e os
pés puxados.
DE PÉ: Andar como bruxa e andar como Bailarina.
Objetivo: Trabalhar postura e elegância.
Metodologia: De pé saindo em fila de um dos cantos da sala.
Andar como bruxa: Andar com o corpo todo desajeitado e relaxado.
Andar como Bailarina: Andar na meia ponta, com as mãos na cintura.
DANCINHAS: Dancinhas de roda.
Objetivo: Trabalhar a interpretação das músicas.
Metodologia: Em roda.
Em roda, utilizar músicas de roda como: Samba-lê-lê, Ciranda Cirandinha, O
Cravo e a Rosa, Teresinha de Jesus, Se Esta Rua Fosse Minha, Marcha
Soldado, Fui na Fonte do Tororó, etc.
RELAXAMENTO: Boneco de oito tempos.
Objetivo: Relaxar o corpo e alongar (sempre no início ou no fim da aula)
Metodologia: Em pé e em roda.
Em pé e em roda, a criança fica durinha e, aos poucos (na contagem de 8
tempos), desce cabeça e desce tronco sem dobrar as pernas; tentando colocar
as mãos no chão ou nos tornozelos. Na contagem de 7 tempos vai subindo o
corpo começando pelo tronco e depois a cabeça lentamente, e no 8 fica como
um boneco novamente, na mesma posição que iniciou.
Fazer o exercício 4 vezes. Na 4º vez, quando as mãos estiverem no chão,
flexionar e esticar as pernas, tentando aproximar o tronco ou a cabeça para os
joelhos quando esticar as pernas, e por último subir o corpo pela última vez em
8 tempos.
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