PLANO DE AULA PLANO DE AULA FUTSAL
SÉRIE: 8º
ano – TURMA: 801 – TURNO: 1º (Manhã)
DURAÇÃO: 50
Minutos.
TEMÁTICA CENTRAL: FUTSAL – (Fundamentos - Chute e Passe)
JUSTIFICATIVA: Sendo o Futsal
um esporte popular e bastante querido por todos nas aulas da Educação
Física Escolar é de relevante importância
explorar este conteúdo da melhor maneira possível. Sendo assim,
tenciona-se com esta aula, ensinar os Fundamentos Básicos, Técnicos e Táticos
do Futsal, ressaltar suas vantagens
como atividade física, o seu benefício para a saúde e a sua importância no desenvolvimento
das habilidades motoras. Para esta
parte, a parte prática da aula, será feito uso dos Métodos Integral, Analítico
e Misto. Já na parte teórica da aula, a intenção é promover a inclusão através
do Futsal, trabalhando a ética, ensinando
a importância do exercício da Cidadania, o cuidado com a saúde e o respeito à
diversidade cultural e sexualidade de cada um. Nesta parte, serão abordados
alguns dos Temas Transversais.
Método Integral: com
determinadas ações Técnico-Táticas de forma lúdica.
Método Analítico:
praticar os Fundamentos através de exercícios simples e muitas repetições.
Método Misto: treino
com jogo exercício objetivando tirar vantagem daquilo que foi
ensinado nos dois Métodos
anteriores, o Método Integral e o Método Analítico.
Temas
Transversais:
Ética: Mostrar
ao aluno a importância de se adotar atitudes de solidariedade, cooperação e compreensão dos valores presentes, não
só na aula, como também após e fora dela.
Meio Ambiente: Não
se aplica este Tema para esta aula.
Saúde: Uma
exposição ao aluno sobre a importância da saúde, mostrando que ela é produzida
nos meios físicos e sociais, ensinando-o a identificar fatores de risco e a
importância em se adotar hábitos de vida saudáveis.
Pluralidade Cultural: Levar
o aluno a compreensão de que a diversidade é um direito dos povos e de cada
indivíduo em particular, que as pessoas e costumes são diferentes, mas não
errados, e que deve se repudiar toda forma de preconceito e discriminação por
raça, classe, crença religiosa e sexo.
Orientação Sexual: ensinar
o aluno a respeitar a diversidade de comportamento relativo à sexualidade de
cada um.
OBJETIVOS GERAIS: Ensinar
os Fundamentos do Futsal através dos
Métodos Integral, Analítico e Misto como parte prática da aula, e o uso dos Temas
Transversais como parte teórica nas aulas de Educação Física.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Conceitual
* Conhecer e identificar os Fundamentos Chute e passe do Futsal.
* Adquirir maior conhecimento sobre os modos
corretos de execução dos Fundamentos básicos do Futsal.
* Desenvolver maior percepção de
lateralidade e espacialidade.
Procedimental
* Vivenciar e construir o conhecimento sobre os Fundamentos básicos
do Futsal.
* Conhecer e reconhecer o próprio corpo e
aprender a usar e tirar vantagens dos recursos oferecidos e disponibilizados por
ele.
* Correr, tocar
a bola, receber a bola, chutar, descolar-se em direção da bola.
Atitudinal
* Valorizar
e respeitar as diferenças na habilidade do Futsal,
tendo uma atitude de respeito para com o colega menos habilidoso.
* Predispor
a participar de atividades em grupos, cooperando e interagindo.
* Respeitar as diferenças corporais, opções
sexuais e grupos sociais entre outras, não demonstrando atitudes preconceituosas.
.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICO/DESENVOLVIMENTO:
* BOBINHO
* DESENVOLVIMENTO
DA AULA.
*
CHOQUINHO
PROCEDIMENTO DE ENSINO
BOBINHO
Treinando e aprendendo o Fundamento Passe.
Os alunos formam um
círculo, a uma distância de 3 a 4 metros um do outro. No centro do círculo fica
o bobinho. Os alunos têm que realizar passe entre eles sem que o bobinho toque
na bola. O jogador que realiza um passe errado, deixando o bobinho tocar na
bola passa a ser o bobinho.
DESENVOLVIMENTO DA AULA.
1º Exercício
* Treinando e aprendendo o Fundamento Chute de
Ataque.
Em duas colunas no meio da quadra, as
bolas são arremessadas rasteiras do centro em direção aos tiros de canto de uma
metade da quadra. Os alunos (dois por vez) têm que correr cada um a um canto e
vir pela lateral conduzindo a bola por entre quatro cones dispostos em fila de
zigue e zague (como adversários marcadores), sendo, um cone colocado de seu
lado da quadra e três próximos a linha lateral adversária. Cada aluno deverá
executar o exercício conduzindo a bola com apenas uma das pernas (direita ou
esquerda). Após ultrapassarem a linha divisória da quadra e chegarem a três
metros da outra linha de canto deverão chutar a bola no goleiro. O Goleiro
devolverá a bola a ambos, o professor inverterá os cones para o lado contrário
da quadra e cada aluno fará tudo novamente, seguindo pela mesma lateral, só que
desta vez, conduzindo a bola com a outra perna.
O exercício será executado entre duas e
três vezes com cada dupla em sistema de revezamento, ou seja. Todas as duplas farão
o exercício uma vez, depois começa tudo novamente, até que tenham assimilado o
ensinamento conseguindo executá-lo sem maiores dificuldades.
2º
Exercício
* Treinando e aprendendo o Fundamento Chute de
Defesa.
Formar uma só fileira de alunos no meio da
quadra junto à lateral de frente para seu campo defensivo. O professor se
posiciona no círculo central com várias bolas de futsal, e a oito metros do
centro em direção ao canto defensivo é colocado dois cones distantes dois
metros um do outro de forma que o professor jogue a bola rasteira entre os
cones em direção ao canto oposto da lateral onde estão os alunos. Ao jogar a
bola, o aluno deve correr em direção a esse canto e após a bola ultrapassar os
cones é que deve chutar visando o goleiro adversário, isto é, o goleiro da
outra metade da quadra. Variação – trocar de lado.
CHOQUINHO
O professor escolhe alguém entre os participantes e aperta levemente e
simultaneamente as suas mãos. Explica que todos deverão
passar os estímulos à frente, até que cheguem ao último do seu grupo. Quando
isto acontecer, este último deverá levantar sua mão assinalando que o
"choquinho" chegou até ele.
RECURSOS DE ENSINO:
* Quadra de Esportes, 10 bolas de Futsal, duas redes, oito cones.
AVALIAÇÃO:
* Observação
individual do desenvolvimento da criança, investigação, reflexão e
relatório.
REFERÊNCIAS:
Disponível em:
http://pt.scribd.com/doc/3850998/fundamentosdofutsal
0 Comments