TEMA: (Voleibol adaptado).
SÉRIE: 5º ano /TURMA 501.
DURAÇÃO: 50
Minutos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Trabalhar a Coordenação
Motora.
Aprimorar as habilidades
Motoras.
Ministrar uma Atividade para
ambos os sexos na Faixa etária adulta.
Ensinar os Fundamentos
Toque, Cortada e Saque por baixo no Voleibol Adaptado.
CONTEUDOS:
Voleibol
Adaptado para alunos do Ensino Fundamental I.
Atividade
de aprendizagem do Conteúdo Vôlei nas aulas de Educação Física.
AQUECIMENTO.
DINÂMICA: O GATO E O RATO
Todos formam uma roda. Um aluno é
escolhido para fazer o papel do Gato e outro o do Rato. O Rato fica dentro da
roda e o Gato fica fora da roda. Então o Gato pergunta: "Seu Ratinho
está?" Todos os alunos na roda respondem: "Não!" O Gato pergunta:
"A que horas ele chega?" Os alunos da roda dão como resposta um
horário qualquer (ex: 22 horas).
Todos começam a rodar e o Gato vai perguntando:
"Que horas são?" e os alunos respondem: "Uma hora" -
"Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário
combinado. Aí, os alunos na roda deverão parar com os braços estendidos e o
Gato passará a perseguir o Rato.
A
brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato.
PARTE PRINCIPAL.
Regras Adaptadas para a
Atividade, o Toque, a Cortada e o Saque por baixo.
O
professor dividirá os alunos em Equipes com oito alunos de ambos os sexos,
quatro de cada (já que a Atividade permite adaptações) e colocará cada uma de
um lado da Quadra, separados pela rede de voleibol afixada a uma altura de
1,50m.
O
jogo será jogado com uma bola de Câmara de ar de bola com um pequeno peso
dentro para que fique um pouco pesada. As Regras do jogo ficam a Critério do
professor. Um aluno saca e outro do lado contrário segura a bola ao invés de
usar o Fundamento Manchete. Atira para um companheiro de Equipe e aí prevalecem
as Regras de um jogo Oficial: A bola roda devendo passar por toda a Equipe.
Para
todos poderem participar, a partida terá apenas um Set de 10 pontos.
VOLTA À CALMA:
PASSA
O ANEL ADAPTADO
Formar
uma roda e escolher dois alunos. Um aluno é escolhido para ser o “passador” e
outro para ser o “adivinhador”.
O
“passador” percorrerá toda a roda devendo depositar um anel ou objeto escolhido
como tal nas mãos de alguém da roda. Depois, chamará o “adivinhador” e
perguntará: Com quem está o anel? O “adivinhador” terá dez chances para
acertar. Caso o Faça, será o novo “passador”, caso não acerte nas dez chances,
deverá sentar-se com os outros à roda e o “passador” escolherá outro “adivinhador”.
A
brincadeira acaba com o encerramento do tempo de aula.
MATERIAL UTILIZADO:
Quadra
Esportiva, 1 Bola de Câmara de Ar da bola de Vôlei ou de da bola de Basquete, 1
Rede de Voleibol.
AVALIAÇÃO:
Interesse pela aula e grau
de assimilação do Conteúdo.
BIBLIOGRAFIA:
Disponível
em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Folha-De-Volei-e-Cambio-Para/584554.htmlÔ
0 Comments