PLANO DE AULA BASQUETEBOL- PASSE



  
Instituição: á
Professores:
Faixa Etária Sugerida para Aula: 9° ano (14 anos)
N° da aula: 01         Data: 15/05/2014    Carga Horária: 02 aulas de 50min
Disciplina: Basquetebol
Tema: Fundamento Básico - Passe
Subtema: Passe de peito, Passe por cima da cabeça e Passe picado.
Objetivo Geral
·        Ensinar aos alunos movimentos de passes que tem como objetivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo.
Objetivo Específico
·        Aprender e executar diferentes tipos de passes.
·        Desenvolver a coordenação motora, ritmo e percepção espacial.
·        Promover a cognição realizando os movimentos propostos
·         Preparar os alunos para a prática básica do esporte.
Conteúdo
·        Fundamento básico do basquetebol – Passe.
·        Atividades psicomotoras.
·        Controle de bola.
Recursos
·        Quadra Poliesportiva
·        Bolas de basquetebol
·        Cones
Atividades
1 – Aquecimento – Inicia-se a aula com aquecimento em grupo posicionando os alunos em circulo no meio da quadra. Em seguida, serão feitos movimentos de alongamento estático, esticando braços, mãos, pernas, tornozelos, ombros, quadril e em seguida serão feitos movimentos dinâmicos como giro de pescoço (lateral, frontal e giratório), dos ombros (para frente e para trás), braços (para frente e para trás), quadril e tornozelos. Logo após cada aluno pegará uma bola e começarão a correr em fila ao redor da quadra de basquetebol fazendo movimentos de drible em deslocamento de frente com a mão de domínio, drible em deslocamento de costas, drible em deslocamento trocando a bola das mãos.
2 – Parte Principal –
·        A turma foi dividida em quatro colunas, uma de frente para outra, cada dupla de coluna com uma bola, e distribuída em cima da linha de vôlei, distantes entre si. Ao comando do professor os passes de peito terão que ser executados entre cada dupla de colunas, depois de executado o passe, o aluno vai para o final da sua fila, o exercício só termina ao comando do professor. O primeiro passe a ser treinado será o passe de peito. Como o nome indica, com a bola à altura do peito é arremessada frontalmente na direção do alvo. Neste movimento os polegares é que darão força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico. Utilizado para lançar a bola a curtas e médias distâncias.
Técnicas determinantes:
1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar um movimento de repulsão com os braços;
4. Executar a rotação dos pulsos;
5. Após a execução do passe, deve-se ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo.
·        Em seguida serão dados dois passos para trás, para começar a executar o passe por cima da cabeça com as duas mãos. Esse passe é usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipe. Também utilizado para lançamentos em curtas e médias distâncias, sendo mais específicos para os pivôs.
Técnicas determinantes:
1. Elevar os braços acima da cabeça;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar o passe com o movimento dos pulsos e dos dedos.
·         Em seguida será realizado a execução do passe picado, serão formados dois círculos com um jogador no centro. Os alunos do círculo realizam o passe picado e o aluno do centro tenta interromper. Quando isso ocorrer, o aluno que errou o passe vai para o centro. O passe picado é muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo; O ressalto da bola terá um objetivo comum ao do passe de peito, isto é, a mão alvo do colega ou as zonas próximas do peito. É o passe que pode ser utilizado quando o jogador estiver sendo marcado.
Técnicas determinantes:
1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar um movimento de repulsão com os braços.Cones
·        Jogo dos 5, 8 e 10 passes: Os alunos serão divididos em duas equipes, utilizando-se de meia quadra e as demarcações de basquetebol, eles terão que passar a bola contando até atingir o número de pontos exigidos sem que a outra equipe pegue a bola, se a outra equipe conseguir pegar a bola ela ganha o direito a posse de bola e vira a equipe atacante. Ao comando do professor deverão trocar de passe, serão usados os passes de peito, Passe de cabeça e passe picado.
3 – Volta a Calma – Será realizado um breve alongamento, realizando o relaxamento dos músculos. O alongamento será executado principalmente visando à parte superior que foi mais exigida.
Referências
·        PAES, R.R.; MONTAGNER, P.C.; & FERREIRA, H. B.; Pedagogia do Esporte – Iniciação e Treinamento em Basquetebol. Guanabara Koogan, 1° ed. 2009.
·        LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 28ª ed. 1990.
·        ALMEIDA, Marcos Bezerra de. Basquetebol iniciação. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
  

0 Comments