plano de aula basquete - controle do corpo infantil

CONTROLE DO CORPO


  ATIVIDADES LÚDICAS

1) PEGA-PEGA DO ABRAÇO: estipula-se um número de pegadores perante ao número de alunos (5 pegadores fixos); alunos dispostos pela quadra,andando livremente; ao comando os pegadores tentaram pegar sempre utilizando a caminhada; para não ser pegos os alunos deverão procurar um colega e abraçar.Após abraçar um colega é obrigatório procurar outro colega.

OBS: Pode-se aumentar o número de pegadores, cada vez que um aluno for pego.

OBJETIVO: andar em várias direções, sociabilização, desenvolver a atenção.


2)BARRA MANTEIGA: alunos dispostos nas linhas laterais do voleibol um ao lado do outro; estipula-se um número determinado de alunos que será “pegadores” (no caso da turma 8 alunos) que deverá ficar no meio da quadra e tentando ocupar todo o espaço da quadra.
Os alunos que estão nas linhas laterais deverão ficar com um braço estendido com a palma da mão para cima. Os pegadores deveram correr e bater e qualquer palma de mão em qualquer lado; após isto deverá correr e tentar chegar até o outro lado da quadra sem ser pego. Caso for pego deverá ficar “no meio da quadra” e quem pegou passará a ficar em uma das laterais.

OBS: Pode-se aumentar a quantidade de mães da rua e ou aumentar a velocidade das corridas.

OBJETIVO: corridas curtas para frente e com mudança de direção; atenção,  tempo de reação.


3)CAÇADORES DA SELVA: divide-se a turma em quatro turmas,sendo cada grupo ocupando os quatros cantos da quadra do voleibol;cada grupo terá um nome de animal (elefantes,tigres,leopardos e leões); no centro da quadra ficarão os quatro” caçadores”.Ao comando do professor ,que irá falar um nome de animal, este deverá atravessar a quadra de um lado para o outro sem que nenhum caçador pegue algum animal do bando.Caso algum animal seja pego,este passa a ser o caçador e o caçador passa a ser o animal que acompanhará o seu bando.

OBJETIVO: corridas com mudanças de direção, fintas, tempo de reação, trabalho em grupo, postura de defesa (caçadores).


4) PEGA-PEGA COM PEDRA: determina-se uma quantidade de pegadores de acordo com o número total de alunos ;estes deverão pegar a maior quantidade de pessoas com o objetivo de transformar todo o grupo em” pedra”. Os alunos que fugiram dos pegadores tem por objetivo não virarem “pedras”, mas caso sejam pegos ,estes deverão agachar imitando a posição de uma pedra.Para voltarem a brincadeira um colega deverá saltar por cima da “pedra “.

OBJETIVO: Saltos, corridas com paradas bruscas, fintas e mudança de direção.

5) PAR OU ÍMPAR: em duplas no centro da quadra, onde todos os alunos estarão formando duas fileiras.Ao comando, a dupla irá tirar par ou ímpar,onde o perdedor terá que tentar pegar o colega antes que o mesmo ultrapasse a linha lateral do basquetebol (ou qualquer outra demarcação que o professor irá determinar).Marcará ponto o aluno que conseguir pegar o colega antes da linha  ou o colega que conseguir fugir até a linha sem ser pego,marcando assim 1 ponto.

OBJETIVO: raciocínio lógico, atenção, concentração, tempo de reação, corridas rápidas, quebras de ritmos.

6) ÔNIBUS E MOTORISTA: em duplas com um arco espalhados pelo espaço; o aluno que está com o arco será o “ônibus” e o aluno que está sem o arco estará dentro do arco sendo o “motorista”.A atividade se consiste em se deslocar sempre para outro lugar após um comando correspondente procurando o novo par:Ao comando motorista,todos os alunos sem arco irão trocar de lugar; ao comando ônibus são os alunos com arco que irão procurar um novo par;ao comando batida são os dois alunos (motorista e ônibus ) que irão procurar um novo par e ao comando troca a dupla trocará de função (o ônibus passa a ser motorista e vice-versa).

OBJETIVO: memorização, percepção, noção de tempo de espaço, sociabilização.




SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA

1)    POSIÇÃO INICIAL: Alunos dispostos dentro da quadra do basquetebol, andando para frente; ao comando mudando a direção (para direita, esquerda, frente e trás);
2)     Idem ao anterior, correndo e com mudanças de direções.;
3)     P.I.: correndo; ao comando, sentar, deitar de decúbito ventral, decúbito dorsal, rolar;
4)     Formam-se colunas nas duas linhas de fundo do voleibol de frente para o meio da quadra (linha central). Ao comando os primeiros de cada coluna correrão até o meio da quadra e executarão:

a)     Fintas com a perna direita e esquerda;
b)     Giros;
c)     Saltos, tocando as palmas das mãos do companheiro que está a frente;
d)     Corridas de costas, giro, corrida de frente.


OBJETIVO: desenvolver os gestos do fundamento controle do corpo.
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