CONTROLE
DO CORPO
ATIVIDADES LÚDICAS
1) PEGA-PEGA DO ABRAÇO: estipula-se um número de pegadores perante ao
número de alunos (5 pegadores fixos); alunos dispostos pela quadra,andando
livremente; ao comando os pegadores tentaram pegar sempre utilizando a
caminhada; para não ser pegos os alunos deverão procurar um colega e
abraçar.Após abraçar um colega é obrigatório procurar outro colega.
OBS: Pode-se aumentar o
número de pegadores, cada vez que um aluno for pego.
OBJETIVO: andar em várias
direções, sociabilização, desenvolver a atenção.
2)BARRA MANTEIGA: alunos dispostos nas linhas laterais do
voleibol um ao lado do outro; estipula-se um número determinado de alunos que
será “pegadores” (no caso da turma 8 alunos) que deverá ficar no meio da quadra
e tentando ocupar todo o espaço da quadra.
Os alunos que estão nas linhas
laterais deverão ficar com um braço estendido com a palma da mão para cima. Os
pegadores deveram correr e bater e qualquer palma de mão em qualquer lado; após
isto deverá correr e tentar chegar até o outro lado da quadra sem ser pego.
Caso for pego deverá ficar “no meio da quadra” e quem pegou passará a ficar em
uma das laterais.
OBS: Pode-se aumentar a quantidade de mães da rua e ou aumentar a
velocidade das corridas.
OBJETIVO: corridas curtas para frente e com mudança de direção;
atenção, tempo de reação.
3)CAÇADORES
DA SELVA:
divide-se a turma em quatro turmas,sendo cada grupo ocupando os quatros cantos
da quadra do voleibol;cada grupo terá um nome de animal
(elefantes,tigres,leopardos e leões); no centro da quadra ficarão os quatro”
caçadores”.Ao comando do professor ,que irá falar um nome de animal, este
deverá atravessar a quadra de um lado para o outro sem que nenhum caçador pegue
algum animal do bando.Caso algum animal seja pego,este passa a ser o caçador e
o caçador passa a ser o animal que acompanhará o seu bando.
OBJETIVO: corridas com
mudanças de direção, fintas, tempo de reação, trabalho em grupo, postura de
defesa (caçadores).
4)
PEGA-PEGA COM PEDRA:
determina-se uma quantidade de pegadores de acordo com o número total de alunos
;estes deverão pegar a maior quantidade de pessoas com o objetivo de
transformar todo o grupo em” pedra”. Os alunos que fugiram dos pegadores tem
por objetivo não virarem “pedras”, mas caso sejam pegos ,estes deverão agachar
imitando a posição de uma pedra.Para voltarem a brincadeira um colega deverá
saltar por cima da “pedra “.
OBJETIVO: Saltos, corridas
com paradas bruscas, fintas e mudança de direção.
5) PAR
OU ÍMPAR:
em duplas no centro da quadra, onde todos os alunos estarão formando duas
fileiras.Ao comando, a dupla irá tirar par ou ímpar,onde o perdedor terá que
tentar pegar o colega antes que o mesmo ultrapasse a linha lateral do
basquetebol (ou qualquer outra demarcação que o professor irá
determinar).Marcará ponto o aluno que conseguir pegar o colega antes da
linha ou o colega que conseguir fugir
até a linha sem ser pego,marcando assim 1 ponto.
OBJETIVO:
raciocínio
lógico, atenção, concentração, tempo de reação, corridas rápidas, quebras de
ritmos.
6) ÔNIBUS E MOTORISTA: em duplas com um arco espalhados
pelo espaço; o aluno que está com o arco será o “ônibus” e o aluno que está sem
o arco estará dentro do arco sendo o “motorista”.A atividade se consiste em se
deslocar sempre para outro lugar após um comando correspondente procurando o
novo par:Ao comando motorista,todos os alunos sem arco irão trocar de lugar; ao
comando ônibus são os alunos com arco que irão procurar um novo par;ao comando batida são os dois alunos (motorista e ônibus ) que
irão procurar um novo par e ao comando troca a dupla trocará de função (o
ônibus passa a ser motorista e vice-versa).
OBJETIVO: memorização, percepção, noção de tempo de espaço, sociabilização.
SEQUÊNCIA
PEDAGÓGICA
1) POSIÇÃO INICIAL: Alunos dispostos
dentro da quadra do basquetebol, andando para frente; ao comando mudando a
direção (para direita, esquerda, frente e trás);
2)
Idem
ao anterior, correndo e com mudanças de direções.;
3)
P.I.:
correndo; ao comando, sentar, deitar de decúbito ventral, decúbito dorsal,
rolar;
4)
Formam-se
colunas nas duas linhas de fundo do voleibol de frente para o meio da quadra
(linha central). Ao comando os primeiros de cada coluna correrão até o meio da
quadra e executarão:
a)
Fintas
com a perna direita e esquerda;
b)
Giros;
c)
Saltos,
tocando as palmas das mãos do companheiro que está a frente;
d)
Corridas
de costas, giro, corrida de frente.
OBJETIVO: desenvolver os
gestos do fundamento controle do corpo.
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