PLANO DE AULA BASQUETE - MANEJO DE BOLA


ATIVIDADES LÚDICAS

1)      Formam-se pequenos grupos com uma bola de borracha, basquete ou de outra modalidade espalhados pela quadra. O aluno que está com a bola ficará no meio do círculo; ao comando este lançará a bola para cima e chamará o nome de um colega que está em volta do círculo. O aluno chamado deverá se deslocar e pegar a bola antes que a mesma caia no chão. Todos os alunos deverão ser chamados.


  • Idem ao anterior, correndo livremente pelo espaço.

2)      Jogo pré-desportivo: divide-se a quadra em três pequenas quadras colocando dois alvos para cada quadra, (gols altos ou desenha-se círculos) dividem-se dois grupos para cada quadra (número indeterminado). O objetivo do jogo é acertar o alvo, mas para isso os alunos deverão antes de passar a bola efetuar uma “habilidade” (ex: passar a bola por entre as pernas, em volta da cintura,em volta das pernas,em volta do pescoço etc.).O objetivo da equipe defensora é pegar a bola ou interceptar o passe.
  • REGRA: não tocar no adversário e manter uma distância de um braço.
  • OBJETIVO: sociabilização, noção de espaço, espírito de grupo, aplicação dos gestos do fundamento manejo de bola.

3)      ESTAFETAS: atividades lúdicas desenvolvidas em colunas, onde o último de cada coluna sempre irá se deslocar correndo para o início da mesma.Vencerá a coluna em que o primeiro aluno retornar ao seu lugar inicial.(aqui serão desenvolvidas com 4 tipos de bolas ao mesmo tempo)

a)      Sentados, pernas cruzadas e flexionadas, passarem as bolas por cima da cabeça de mão em mão.
b)      Em pé, pernas afastadas, rolar a bola passando de mão em mão (túnel);
c)      Idem ao anterior, passando a bola por cima e por baixo alternadamente.

OBJETIVO: trabalho em equipe, coordenação motora e alguns gestos do fundamento manejo de bola.

SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA

POSIÇAO INICIAL: formam-se pequenos grupos de quatro alunos com uma bola de basquetebol e uma de outra modalidade ou de borracha (dois de cada lado da linha lateral do basquetebol com um tipo de bola). Os alunos deverão realizar os movimentos de um lado para o outro trocando de coluna.

  • Andando, rolar a bola no chão, passando de uma mão para outra rapidamente;
  • Correndo, passando a bola de uma mão para outra acima da cabeça o mais rápido possível;
  • Correndo, lançar a bola para cima com as duas mãos, estendendo os braços e sem quebrar o ritmo da corrida;
  • Idem ao anterior, lançando um pouco mais alto, deixa pingar uma vez no chão, passar por baixo e pegar novamente;
  • Idem ao anterior, tentando passar por baixo da bola três vezes sem que a mesma encoste-se ao corpo;
  • Passar a bola em volta da cintura, do pescoço e das pernas unidas (direita e esquerda);
  • Pernas afastadas lateralmente, executar o movimento de oito por entre as pernas;
  • Idem ao anterior, deixando a bola por entre as pernas e trocando a posição das mãos sem que a mesma caia no chão.
  • Idem ao anterior, colocar a bola atrás da nuca com as duas mãos;inclinar o tronco à frente e deixar a bola rolar pela coluna e pegá-la novamente atrás da cintura;lançar a bola por entre as pernas para frente e pegá-la novamente com as duas mãos.

OBJETIVO: desenvolver os gestos deste fundamento (lançar, rolar, pegar, passar de uma mão para outra)
0 Comments