PLANO DE AULA BASQUETEBOL - DRIBLE

DRIBLE


ATIVIDADES LÚDICAS

1)      Mãe da rua com bola: alunos dispostos nas linhas laterais do voleibol cada um com uma bola de qualquer tamanho e tipo (caso o nº de bolas não for suficientes, executar em duplas);alguns alunos deverão ficar no meio da quadra que serão “as mães da rua” (pegadores);ao sinal do professor todos deverão trocar de lado driblando sem deixar que os pegadores toquem em qualquer parte do corpo.caso algum aluno seja tocado ,ele passará ser a mãe da rua.

·        OBS: O professor poderá mudar os movimentos e o comando, assim como a quantidade de mães da rua.
·        OBJETIVO: experimentar o drible alto para frente.

2)      Nunca três: em duplas dispostos pelo espaço e sentados um atrás do outro sendo o primeiro com uma bola; uma dupla ficará em pé com duas bolas (começa-se com uma dupla e gradativamente vai aumentando conforme a turma), onde um será pegador e o outro fugitivo. Para conseguir se livrar o fugitivo terá que escolher uma dupla e sentar-se atrás dela, caracterizando três pessoas neste grupo (o que não pode);assim o primeiro deste grupo terá que levantar e passará a pegar quem estava pegando ,ou seja, o pegador passará a ser o fugitivo.Toda esta dinâmica será executada com o drible.
·        OBS: Caso o grupo tenha dificuldade em assimilar a brincadeira, desenvolver sem o drible e ou sem bola.
·        OBJETIVO: experimentar o drible em velocidade e em vários planos

3)      Pega-pega na bola: em duplas com uma bola espalhados pelo espaço da quadra de basquetebol; ao comando do professor as duplas deverão driblar pelo espaço tentando “roubar” o maior número possível de bolas e lançando as mesmas para fora da quadra. Ao mesmo tempo a dupla tentará proteger a sua bola podendo passar driblando de um para o outro. Vence as duplas que conseguirem permanecer dentro da quadra driblando.
  • OBJETIVO: experimentar o drible alto e baixo.

  • Jogo dos cones: (exemplo da aula prática para turmas com mais de 50 alunos). Cones grandes em pé espalhados pela quadra (cesta); duas equipes com número menor de cestas e utilização de três bolas ao mesmo tempo. Começa-se o jogo tirando par e ímpar; a equipe que estiver com a posse da bola, tentará colocá-la em contato com a parte superior de um dos cones espalhados pelo espaço, utilizando primeiramente o drible e o passe quando este parar de driblar. A outra equipe se movimentará de forma a impedir que isso ocorra, marcando o atacante, tentando roubar a bola ou se colocando na frente dos cones. Se a equipe atacante conseguir colocar a bola em algum cone, esta marcará 1 ponto e o jogo será reiniciado pela equipe adversária que pegará a bola de cima do cone,tentando colocar em outro cone que não seja este.

  • OBJETIVO: experimentar o drible em velocidade, de proteção e com mudança de direção. Desenvolver as capacidades táticas do jogo de basquete como desmarque, deslocamento, situações de ataque e defesa.

SEQUENCIA PEDAGÓGICA

POSIÇÃO INICIAL: grupos de quatro pessoas com dois tipos de bolas e dispostos nas duas linhas laterais da quadra (dois de cada lado com uma bola). Os alunos deverão executar o movimento de um lado para o outro trocando de grupo.
ORIENTAÇÃO: não olhar para bola, não deixar o drible passar da linha da cintura, não bater na bola ou conduzir.

  • Vai driblando com a mão direita e volta com a esquerda;
  • No lugar drible baixo; ao comando driblar até o meio da quadra (um de frente para o outro protegendo a bola); ao comando, dribla e troca de lado;
  • Driblar até o meio da quadra, sentar com as pernas estendidas, levantar e continuar driblando até o outro lado;
  • Idem ao exercício nº 2 voltando de costas (sem trocar o lado);
  • Driblar até o meio da quadra, três apoios, executar um giro de 360º driblando,levanta e continuar driblando até o outro lado;
  • Idem ao exercício nº 2 executando a mudança de direção com comando;
  • Idem ao exercício nº 3,deitando e encostando a cabeça no solo;
  • Idem ao exercício nº 2 executando o drible com giro com comando;
  • Idem ao exercício anterior, executando de forma livre e sem comando os dribles com mudança de direção ou com giro.


Este comentário foi removido por um administrador do blog. - Hapus

Para qual faixa etária essas atividades?