PLANO DE AULA - Danças Regionais Populares.

PLANO DE AULA

TEMA: Danças Regionais Populares.


SÉRIE: 5º ano – TURMA: 501 – TURNO: Tarde


DURAÇÃO: 40 Minutos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Despertar no aluno o interesse pelas Danças Regionais.
* Conhecer a histórica do Samba.
* Ensinar os movimentos e passos básicos do Samba.
          
CONTEÚDOS:
Samba

METODOLOGIA USADA:
Descoberta Orientada

AQUECIMENTO: (cinco minutos)
Trotar
A brincadeira começa com o primeiro comando do (a) professor (a)“Movimentando”! Então todos começam balançando as pernas, simulando chutarsem sair do lugarAo novo sinal de comando; “andando”!, os alunos deverão aumentar o passo sem correr ou sair do lugar e ao último comando; “trotando”!,Toda a turma irá aumentar a velocidade bem superior à normal, trotando, sem sair do lugar. A brincadeira acaba quando o (a) professor (a disser: “descansar”!
Objetivo: Aquecimento da musculatura e descontração da turma






PARTE PRINCIPAL (30 minutos)
Teórica
              Um Vídeo contando a história do Samba e os instrumentos requeridos para sua execução. Um segundo vídeo explicando como executar os movimentos básicos do Samba.
Prática
1ª parte: Após todos terem assistido o vídeo com a explicação de como se executar os movimentos básicos do Samba, o (a) professor (a) formará duas filas. Meninos de um lado, meninas de outro. Ele (a) reproduzirá os passos assistidos no vídeo, podendo acrescentar alguma inovação, chamará o primeiro par de cada fila e o casal, um de frente para o outro deverá executar os movimentos feitos pelo (a) professor (a). Depois, será a vez do segundo casal e após eles, um casal após outro sucessivamente, até que todos estejam formados em colunas uma de frente para outra, executando os passos praticados pelo (a) professor (a).
2ª parte: Os alunos deverão formar um círculo. O (a) professor (a) repetirá toda a metodologia da primeira parte da aula, exceto numa coisa: Agora, os alunos já um pouco mais avançados no ensino, começam reproduzindo os passos executados pelo (a) professor (a) sem desmancharem o círculo. Ao comando de: “à vontade por cinco minutos”, deverão sambar de maneira livre durante cinco minutos até a música acabar.


VOLTA À CALMA (cinco minutos)
A própria Dança
A aula termina quando a música chegar ao fim.


MATERIAL UTILIZADO:
Um Local com espaço suficiente para a execução deste tipo de aula, um Aparelho de Som, um CD com a música da Dança, Data Show e CD/DVD com Vídeo sobre o tema.


BIBLIOGRAFIA:
       * Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=2qxsxedxi5a.  
              http://www.youtube.com/results?Search_query=batucad+de+samba+de+carnaval&sm=3.
http://www.youtube.com/watch?v=Ywiwqioabie.
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