PLANO DE AULA FUTSAL - CHUTE E PASSE

PLANO DE AULA


TEMA: FUTSAL – (Fundamentos - Chute e Passe)


SÉRIE: 8º ano /TURMA  801.


DURAÇÃO: 50 Minutos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ensinar os Fundamentos básicos do Futsal, o Chute e o Passe.
Adquirir maior controle do próprio corpo;
Desenvolver maior percepção de lateralidade e espacialidade;
.

CONTEÚDOS:
O Futsal como Atividade esportiva para as aulas de Educação Física.

AQUECIMENTO.

BOBINHO

Treinando e aprendendo o Fundamento Passe.

Os alunos formam um círculo, a uma distância de 3 a 4 metros um do outro. No centro do círculo fica o bobinho. Os alunos têm que realizar passe entre eles sem que o bobinho toque na bola. O jogador que realiza um passe errado, deixando o bobinho tocar na bola passa a ser o bobinho.

PARTE PRINCIPAL.
Treinando e aprendendo o Fundamento Chute  de Ataque.
Em duas colunas no meio da quadra, as bolas são arremessadas rasteiras do centro em direção aos tiros de canto de uma metade da quadra. Os alunos têm que correr pela lateral e   
Chutar a bola no goleiro após ultrapassarem driblando por entre três cones dispostos a 5 metros de distância um do outro. Após chutar de um lado, o aluno passa para o final da fila do outro lado para executar o chute com o outro pé.



Treinando e aprendendo o Fundamento Chute de Defesa.
Formar uma só fileira de alunos no meio da quadra junto a lateral de frente para seu campo defensivo. O professor se posiciona no círculo central com várias bolas de futsal, e a 8 metros do centro em direção ao canto defensivo são colocados dois cones distantes 2 metros um do outro de forma que o professor jogue a bola rasteira entre os cones em direção ao canto oposto da lateral onde estão os alunos. Ao jogar a bola, o aluno deve correr em direção a esse canto e após a bola ultrapassar os cones é que deve chutar visando o goleiro ofensivo, isto é, o goleiro da outra metade da quadra. Variação – Trocar de lado.


VOLTA À CALMA:
CHOQUINHO
O professor escolhe alguém entre os participantes e aperta levemente e simultaneamente as suas mãos. Explica que todos deverão passar os estímulos à frente, até que cheguem ao último do seu grupo. Quando isto acontecer, este último deverá levantar sua mão assinalando que o "choquinho" chegou até ele.


MATERIAL UTILIZADO:
Quadra de Esportes, 10 bolas, 2 redes, 8 cones.

AVALIAÇÃO:
Observação individual do desenvolvimento da criança, investigação, reflexão e relatório.

BIBLIOGRAFIA:
Disponível em:
http://pt.scribd.com/doc/3850998/fundamentosdofutsal

http://www.efdeportes.com/efd163/fundamentos-tecnicos-a-base-do-futsal.htm
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