EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola Municipal
Professor (a):
Aula de Educação Física
Turma: 4º e 5º Ano
1. Conteúdos: Eixo Ritmo e expresssividade
Professor (a):
Aula de Educação Física
Turma: 4º e 5º Ano
1. Conteúdos: Eixo Ritmo e expresssividade
2. Objetivos:
a -
Auxiliar no processo de compreensão
do que é o tempo musical
b-
Explorar as possibilidades de musicalização corporal
c- Favorecer situações que vivenciem a imitação, criação e
recriação de ritmos
d
- desenvolver a criatividade,
a sensibilidade e a integração dos alunos
3. Procedimentos
Metodológicos (parte inicial, principal, final): nesta parte você descreve
passo a passo as atividades que irá desenvolver.
Parte
Inicial:
Utilizando a música Tum Pá do
grupo Barbatuques, a professora escreveu no quadro utiizando somente as
iniciais, a música proposta. Os alunos deviam acompanhar olhando no quadro e
transformar em som o que haviam lido.
Tum –
Bater o pé no chão
Pá
- Bater palma
T P
T T P
T T P P
T T P
Parte
Principal:
Explicar sobre as notas:
Semibreve, mínima, semínima e colcheia; seu tempo e como é sua representação em
uma partitura musical. Sobre como é possível “ler” música e que sua leitura é
universal, independentemente da língua que o país fale, ele vai ler a partitura
da mesma forma que os outros.
Parte
Final:
Desafio musical, propor que as
crianças tentem “ler” uma partitura, utilizando o tempo das notas musicais,
para bater palmas em conjunto. Depois a professora irá bater palma para
exemplificar como seria e as crianças devem dizer o nome da música. Música
utilizada na aula: Atirei o pau no gato.
4. Recursos: quais os
materiais que irá precisar, qual o espaço que irá utilizar.
Materiais
Necessários: O corpo de cada um e cópias de uma partitura de música
Espaço:
: Deve ser um local onde seja possível fazer barulho, sem atrapalhar as demais
turmas. Como as salas de aula tem uma boa acústica, a atividade foi realizada
com a maioria das turmas dentro de sua própria sala de aula, ou no pátio da
escola.
5. Avaliação: após a
aplicação das atividades você avalia o desenvolvimento da aula e pontua
situações que você terá que trabalhar com cada turminha. Isto facilita para que
depois você preencha a parte de avaliação no livro de frequência.
0 Comments