PLANO DE AULA RITMO E EXPRESSIVIDADE PARTE 2


EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola Municipal
Professor (a):
Aula de Educação Física
Turma:
4º e 5º Ano

1. Conteúdos: Eixo Ritmo  e
expresssividade
2. Objetivos:
a - Auxiliar  no processo de compreensão do que é o tempo musical
b- Explorar as possibilidades de musicalização corporal
c- Favorecer situações que vivenciem a imitação, criação e recriação de ritmos
d - desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos
3. Procedimentos Metodológicos (parte inicial, principal, final): nesta parte você descreve passo a passo as atividades que irá desenvolver.
Parte Inicial:
                Utilizando a música Tum Pá do grupo Barbatuques, a professora escreveu no quadro utiizando somente as iniciais, a música proposta. Os alunos deviam acompanhar olhando no quadro e transformar em som o que haviam lido.
Tum – Bater o pé no chão
Pá -  Bater palma
T              P
T              T              P
T              T              P             P
T              T              P

Parte Principal:
                Explicar sobre as notas: Semibreve, mínima, semínima e colcheia; seu tempo e como é sua representação em uma partitura musical. Sobre como é possível “ler” música e que sua leitura é universal, independentemente da língua que o país fale, ele vai ler a partitura da mesma forma que os outros.
Parte Final:
                Desafio musical, propor que as crianças tentem “ler” uma partitura, utilizando o tempo das notas musicais, para bater palmas em conjunto. Depois a professora irá bater palma para exemplificar como seria e as crianças devem dizer o nome da música. Música utilizada na aula: Atirei o pau no gato.
4. Recursos: quais os materiais que irá precisar, qual o espaço que irá utilizar.
Materiais Necessários: O corpo de cada um e cópias de uma partitura de música
Espaço: : Deve ser um local onde seja possível fazer barulho, sem atrapalhar as demais turmas. Como as salas de aula tem uma boa acústica, a atividade foi realizada com a maioria das turmas dentro de sua própria sala de aula, ou no pátio da escola.
5. Avaliação: após a aplicação das atividades você avalia o desenvolvimento da aula e pontua situações que você terá que trabalhar com cada turminha. Isto facilita para que depois você preencha a parte de avaliação no livro de frequência.

0 Comments