PLANO DE AULA
TEMA DA AULA: YOGA NO ENSINO FUNDAMENTAL
I
TURMAS: 401 e 402/SÉRIE: 4º ano-3ª série DURAÇÃO: 50 minutos.
CONTEÚDO
YOGA: Trabalhar a Yoga em forma de aula de maneira
lúdica, onde cada criança, poderá participar das atividades propostas de acordo
com sua vontade, orientados por um professor especializado no assunto.
OBJETIVO GERAL
-O Yoga é uma filosofia de
autoconhecimento. Na criança, o elemento primordial para a prática do Yoga deverá
ser o prazer em se descobrir. E o Objetivo Geral deste Trabalho será fornecer à
criança ferramentas para exercer este prazer.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Manter o foco da aula na
educação respiratória, preparatórios para os ásanas e a realização dos mesmos.
Entre os pontos que são trabalhados destacamos:
- Aumento da capacidade e coordenação
respiratória.
- Domínio e
compreensão do corpo.
- Força,
flexibilidade e equilíbrio.
- Capacidade de
concentração na prática do Yoga.
- Capacidade de
relaxamento dentro da aula.
- Interesse pelo
silêncio e meditação.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Devido as crianças,
talvez todas, nunca terem praticado Yoga, será usado para esta aula, o Método Parcial de Ensino, através
de uma lenta sequência na construção de exercícios que priorizarão o domínio
dos fundamentos da yoga, e, a sua técnica.
DESENVOLVIMENTO
- 1º. Começaremos
de maneira bem suave usando alguns princípios do Acro Yoga, já que, todas ou quase todas as crianças são iniciantes
e, o método será suave e para iniciantes em todos os outros movimentos.
- Para iniciar, trabalharemos um exercício para
aprimorar o equilíbrio corporal. Todos deverão formar duplas. Após estarem
formadas as duplas, seus componentes deverão ficar um de costa para o outro. Ao
comando do instrutor, deverão curvar-se e com o auxílio das duas mãos ir
leventando uma das pernas. Permanecendo com ela dobrada e segura pelas mãos por
cinco segundos. Depois farão o mesmo com a outra perna de maneira que ao final
entre um exercício e outro tenham feito trinta segundos de Atividade. Devido
todos serem iniciantes, as duplas deverão fazer esse exercício com cada membro
apoiado nas costas do outro para que não percam o equilíbrio.
- 2º.O próximo movimento à ser trabalhado com as crianças, é o Vinyasa. Colocando-se uma esteira ou
colchonete no chão, a criança deverá deitar-se de bruços sobre ele. Ao sinal do
instrutor, deverá levantar o tronco apoiado sobre os braços inspirando o ar e
virando a cabeça para cima. Deverá ficar assim por cinco segundo prendendo o ar
nos pulmões. Ao ser orientado a voltar a posição inicial, deverá fazer isto
soltando lentamente o ar dos pulmões. Esta sequência pode ser feita de cinco a
dez vezes em se tratanto de crianças ou principiantes.
3º. Agora, trabalharemos usando
o Hatha yoga ou Haṭhayoga. A maneira será o Tapas ou tapaḥ, que pode ser traduzido como “esforço sobre si
próprio”. É um movimento em que o lema é: esforçar-se sem forçar, para se evitar lesões.
- O Tapas,
no Hatha yoga será trabalhado com cada aluno sentando-se sobre seu colchonete
ou esteira. Após sentar, deverão cruzar as pernas e tentar colocar o calcanhar
direito sobre a parte interna superior da coxa esquerda e da mesma forma o
calcanhar direito sobre a parte interna da coxa direita, até onde os membros
permitirem. Deverão estender os braços em posição anatômica, de modo que seus
antebraços e pulsos fiquem apoiados sobre os joelhos. Isto deverá ser feito com
o tronco completamente ereto e as crianças serão orientadas à ficar nesta
posição, concentradas e em total silêncio por no máximo dez segundos.
4º. O quarto exercício da série será trabalhado com o karma yoga. Cada aluno deverá
ajoelhar-se, sentar-se sobre as pernas com os calcanhares voltados para trás
esticar os braços para cima com as mãos abertas e, lentamente ir se abaixando
para frente até seu peito tocar os joelhos e suas mãos com os braços esticados,
o chão. Isto deverá ser feito em uma sequência de cinco à dez vezes e a cada
vez que as palmas das mãos tocarem o chão, antes de iniciarem o movimento de
volta deverão ficar por no mínimo cinco segundo imóveis nesta posição.
- 5º. Para finalizar, ensinaremos as crianças o que de
principal é trabalhado no Kundalini Yoga, orientando as crianças a sentarem
no chão, cruzarem as pernas e unindo as
mãos à altura do peito, permanecerem nesta posição em total silêncio por exatos
20 segundos. Depois, ir desfazendo vagarosamente cada movimento, de cada
posição e relaxando devagar
RECURSOS
DE ENSINO
Sala de Dança ou Quadra Esportiva, 40 esteiras ou
colchonetes, Fichas de Avaliação Individual de acordo com o número de alunos de
cada turma.
AVALIAÇÃO
Será feita a Avaliação Formativa. Verificar durante e após a aula se os objetivos foram
atingidos, parcialmente ou completamente. Será anotado em cada Ficha
Individualmente o progresso alcançado por cada aluno e verificar a
possibilidade de aperfeiçoamento deste processo.
BIBLIOGRAFIA
http://www.yogalotus.com.br/oqueeyoga.htm
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perfeito