PLANO DE AULA YOGA

PLANO DE AULA

TEMA DA AULA: YOGA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

TURMAS: 401 e 402/SÉRIE: 4º ano-3ª série                 DURAÇÃO: 50 minutos.

CONTEÚDO
YOGA: Trabalhar a Yoga em forma de aula de maneira lúdica, onde cada criança, poderá participar das atividades propostas de acordo com sua vontade, orientados por um professor especializado no assunto.

 OBJETIVO GERAL
-O Yoga é uma filosofia de autoconhecimento. Na criança, o elemento primordial para a prática do Yoga deverá ser o prazer em se descobrir. E o Objetivo Geral deste Trabalho será fornecer à criança ferramentas para exercer este prazer.

         OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Manter o foco da aula na educação respiratória, preparatórios para os ásanas e a realização dos mesmos. Entre os pontos que são trabalhados destacamos:
- Aumento da capacidade e coordenação respiratória.
- Domínio e compreensão do corpo.
- Força, flexibilidade e equilíbrio.
- Capacidade de concentração na prática do Yoga.
- Capacidade de relaxamento dentro da aula.
- Interesse pelo silêncio e meditação.

 PROCEDIMENTOS DE ENSINO


Devido as crianças, talvez todas, nunca terem praticado Yoga, será usado para esta aula, o Método Parcial de Ensino, através de uma lenta sequência na construção de exercícios que priorizarão o domínio dos fundamentos da yoga, e, a sua técnica.




DESENVOLVIMENTO
- 1º. Começaremos de maneira bem suave usando alguns princípios do Acro Yoga, já que, todas ou quase todas as crianças são iniciantes e, o método será suave e para iniciantes em todos os outros movimentos.
- Para iniciar, trabalharemos um exercício para aprimorar o equilíbrio corporal. Todos deverão formar duplas. Após estarem formadas as duplas, seus componentes deverão ficar um de costa para o outro. Ao comando do instrutor, deverão curvar-se e com o auxílio das duas mãos ir leventando uma das pernas. Permanecendo com ela dobrada e segura pelas mãos por cinco segundos. Depois farão o mesmo com a outra perna de maneira que ao final entre um exercício e outro tenham feito trinta segundos de Atividade. Devido todos serem iniciantes, as duplas deverão fazer esse exercício com cada membro apoiado nas costas do outro para que não percam o equilíbrio.

                         

- 2º.O próximo movimento à ser trabalhado com as crianças, é o Vinyasa. Colocando-se uma esteira ou colchonete no chão, a criança deverá deitar-se de bruços sobre ele. Ao sinal do instrutor, deverá levantar o tronco apoiado sobre os braços inspirando o ar e virando a cabeça para cima. Deverá ficar assim por cinco segundo prendendo o ar nos pulmões. Ao ser orientado a voltar a posição inicial, deverá fazer isto soltando lentamente o ar dos pulmões. Esta sequência pode ser feita de cinco a dez vezes em se tratanto de crianças ou principiantes.

                         

3º.  Agora, trabalharemos usando o Hatha yoga ou Hahayoga. A maneira será o Tapas ou tapa, que  pode ser traduzido como “esforço sobre si próprio”. É um movimento em que o lema é: esforçar-se sem forçar, para se evitar lesões.
- O Tapas, no Hatha yoga será trabalhado com cada aluno sentando-se sobre seu colchonete ou esteira. Após sentar, deverão cruzar as pernas e tentar colocar o calcanhar direito sobre a parte interna superior da coxa esquerda e da mesma forma o calcanhar direito sobre a parte interna da coxa direita, até onde os membros permitirem. Deverão estender os braços em posição anatômica, de modo que seus antebraços e pulsos fiquem apoiados sobre os joelhos. Isto deverá ser feito com o tronco completamente ereto e as crianças serão orientadas à ficar nesta posição, concentradas e em total silêncio por no máximo dez segundos.

                          


4º.  O quarto exercício da série será trabalhado com o karma yoga. Cada aluno deverá ajoelhar-se, sentar-se sobre as pernas com os calcanhares voltados para trás esticar os braços para cima com as mãos abertas e, lentamente ir se abaixando para frente até seu peito tocar os joelhos e suas mãos com os braços esticados, o chão. Isto deverá ser feito em uma sequência de cinco à dez vezes e a cada vez que as palmas das mãos tocarem o chão, antes de iniciarem o movimento de volta deverão ficar por no mínimo cinco segundo imóveis nesta posição.

                           

- 5º. Para finalizar, ensinaremos as crianças o que de principal é trabalhado no Kundalini Yoga, orientando as crianças a sentarem no chão,  cruzarem as pernas e unindo as mãos à altura do peito, permanecerem nesta posição em total silêncio por exatos 20 segundos. Depois, ir desfazendo vagarosamente cada movimento, de cada posição e relaxando devagar

 

                



                                        RECURSOS DE ENSINO
Sala de Dança ou Quadra Esportiva, 40 esteiras ou colchonetes, Fichas de Avaliação Individual de acordo com o número de alunos de cada turma.


                                            AVALIAÇÃO
Será feita a Avaliação Formativa. Verificar  durante e após a aula se os objetivos foram atingidos, parcialmente ou completamente. Será anotado em cada Ficha Individualmente o progresso alcançado por cada aluno e verificar a possibilidade de aperfeiçoamento deste processo.



       BIBLIOGRAFIA
http://www.yogalotus.com.br/oqueeyoga.htm


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