DRIBLE
ATIVIDADES LÚDICAS
1)
Mãe da rua com
bola: alunos dispostos nas linhas laterais do voleibol cada um com uma bola
de qualquer tamanho e tipo (caso o nº de bolas não for suficientes, executar em
duplas);alguns alunos deverão ficar no meio da quadra que serão “as mães da rua”
(pegadores);ao sinal do professor todos deverão trocar de lado driblando sem
deixar que os pegadores toquem em qualquer parte do corpo.caso algum aluno seja
tocado ,ele passará ser a mãe da rua.
·
OBS:
O professor poderá mudar os movimentos e o comando, assim como a quantidade de
mães da rua.
·
OBJETIVO:
experimentar o drible alto para frente.
2)
Nunca três: em
duplas dispostos pelo espaço e sentados um atrás do outro sendo o primeiro com
uma bola; uma dupla ficará em pé com duas bolas (começa-se com uma dupla e
gradativamente vai aumentando conforme a turma), onde um será pegador e o outro
fugitivo. Para conseguir se livrar o fugitivo terá que escolher uma dupla e
sentar-se atrás dela, caracterizando três pessoas neste grupo (o que não
pode);assim o primeiro deste grupo terá que levantar e passará a pegar quem
estava pegando ,ou seja, o pegador passará a ser o fugitivo.Toda esta dinâmica
será executada com o drible.
·
OBS:
Caso o grupo tenha dificuldade em assimilar a brincadeira, desenvolver sem o
drible e ou sem bola.
·
OBJETIVO:
experimentar o drible em velocidade e em vários planos
3)
Pega-pega na
bola: em duplas com uma bola espalhados pelo espaço da quadra de
basquetebol; ao comando do professor as duplas deverão driblar pelo espaço
tentando “roubar” o maior número possível de bolas e lançando as mesmas para
fora da quadra. Ao mesmo tempo a dupla tentará proteger a sua bola podendo
passar driblando de um para o outro. Vence as duplas que conseguirem permanecer
dentro da quadra driblando.
- OBJETIVO: experimentar o drible
alto e baixo.
- Jogo dos cones: (exemplo da aula
prática para turmas com mais de 50 alunos). Cones grandes em pé espalhados
pela quadra (cesta); duas equipes com número menor de cestas e utilização
de três bolas ao mesmo tempo. Começa-se o jogo tirando par e ímpar; a
equipe que estiver com a posse da bola, tentará colocá-la em contato com a
parte superior de um dos cones espalhados pelo espaço, utilizando
primeiramente o drible e o passe quando este parar de driblar. A outra
equipe se movimentará de forma a impedir que isso ocorra, marcando o
atacante, tentando roubar a bola ou se colocando na frente dos cones. Se a
equipe atacante conseguir colocar a bola em algum cone, esta marcará 1
ponto e o jogo será reiniciado pela equipe adversária que pegará a bola de
cima do cone,tentando colocar em outro cone que não seja este.
- OBJETIVO: experimentar o drible em
velocidade, de proteção e com mudança de direção. Desenvolver as
capacidades táticas do jogo de basquete como desmarque, deslocamento,
situações de ataque e defesa.
SEQUENCIA PEDAGÓGICA
POSIÇÃO INICIAL: grupos de quatro
pessoas com dois tipos de bolas e dispostos nas duas linhas laterais da quadra
(dois de cada lado com uma bola). Os alunos deverão executar o movimento de um
lado para o outro trocando de grupo.
ORIENTAÇÃO: não olhar para bola, não
deixar o drible passar da linha da cintura, não bater na bola ou conduzir.
- Vai driblando com a mão direita e volta com a
esquerda;
- No lugar drible baixo; ao comando driblar até o
meio da quadra (um de frente para o outro protegendo a bola); ao comando,
dribla e troca de lado;
- Driblar até o meio da quadra, sentar com as pernas
estendidas, levantar e continuar driblando até o outro lado;
- Idem ao exercício nº 2 voltando de costas (sem
trocar o lado);
- Driblar até o meio da quadra, três apoios, executar
um giro de 360º driblando,levanta e continuar driblando até o outro lado;
- Idem ao exercício nº 2 executando a mudança de
direção com comando;
- Idem ao exercício nº 3,deitando e encostando a
cabeça no solo;
- Idem ao exercício nº 2 executando o drible com giro
com comando;
- Idem ao exercício anterior, executando de forma
livre e sem comando os dribles com mudança de direção ou com giro.
Para qual faixa etária essas atividades?